Menu

Ligação de Lula e Biden tem meio ambiente e ‘trabalho decente’ como pautas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma conversa telefônica, nesta quarta-feira (11), com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. A ligação durou aproximadamente 30 minutos. Após a ligação, o presidente brasileiro compartilhou em uma plataforma de mídia social que os tópicos abordados incluíram o enfrentamento das mudanças climáticas, a Cúpula da […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Ricardo Stuckert / Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma conversa telefônica, nesta quarta-feira (11), com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. A ligação durou aproximadamente 30 minutos.

Após a ligação, o presidente brasileiro compartilhou em uma plataforma de mídia social que os tópicos abordados incluíram o enfrentamento das mudanças climáticas, a Cúpula da Amazônia e a conservação ambiental. Além disso, Lula também afirmou ter discutido com Biden sobre uma iniciativa conjunta do Brasil e dos Estados Unidos para promover o trabalho digno, que será lançada em breve.

Conforme informações do Palácio do Planalto, Lula expressou sua solidariedade às vítimas dos incêndios no Havaí, juntamente com suas famílias. Os incêndios foram descritos como os piores na história dos EUA, de acordo com Biden.

Em relação ao meio ambiente, o governo brasileiro divulgou um comunicado destacando que Lula ressaltou a necessidade de abordar de maneira significativa o debate sobre as mudanças climáticas. Ele detalhou as discussões ocorridas durante a Cúpula da Amazônia, realizada recentemente em Belém.

De acordo com o Planalto, Biden concordou plenamente com as preocupações levantadas por Lula e reconheceu a responsabilidade dos países desenvolvidos, bem como a importância de apoiar as nações em desenvolvimento para enfrentar os efeitos da crise climática. O governo dos EUA enfatizou a importância de construir uma sólida parceria, especialmente considerando o papel destacado do Brasil nessas questões.

Os dois líderes, que já haviam se reunido em fevereiro deste ano, planejam se encontrar novamente em setembro. Lula tem a intenção de participar da abertura da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York. Historicamente, é responsabilidade do representante do Brasil iniciar os debates entre os chefes de Estado e de governo.

Durante essa ocasião, Lula e Biden também consideram realizar uma reunião de trabalho separada. Ambos pretendem discutir um plano voltado para promover o “trabalho digno”. Esse tema foi debatido entre os dois presidentes durante a ligação telefônica ocorrida nesta quarta-feira.

“Os dois líderes também trataram da iniciativa conjunta para o avanço do trabalho decente na economia do século XXI, a ser proposto por EUA e Brasil, com a participação de representantes dos movimentos sindicais e da OIT, por ocasião da próxima Assembleia Geral das Nações Unidas”, declarou o Planalto. O “trabalho decente” dito pelo Planalto integra a lista de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecida pela ONU em 2015.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), essa noção abrange diversos indicadores, incluindo oportunidades de emprego, remuneração, carga horária e a eliminação de práticas de trabalho análogo à escravidão.

Em seu encontro realizado em fevereiro deste ano na Casa Branca, Washington, Lula e Biden defenderam a democracia e destacaram a relevância de uma parceria bilateral para enfrentar as mudanças climáticas.

Conforme ressaltado pelo Planalto, durante a conversa desta quarta-feira, o petista renovou o convite ao presidente Biden para visitar o Brasil no próximo ano, possivelmente em uma região da Amazônia.

A ‘parceria’ entre os presidente na ONU

Em julho, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, estendeu um convite ao presidente Lula para participar conjuntamente de um evento voltado para a “promoção do trabalho digno”. Essa iniciativa faz parte do cronograma da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), prevista para o mês de setembro. A expectativa é de que esse compromisso ocorra logo após a inauguração do encontro principal.

“O presidente [Joe] Biden convidou o presidente Lula para, no marco da Assembleia Geral da ONU, lançar uma iniciativa global de defesa do trabalho decente”, afirmou. Após a realização da cerimônia de inauguração da Comissão de Combate às Desigualdades do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável, conhecido como “Conselhão”, o ministro proferiu essa afirmação.

O conceito de “trabalho decente” figura entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pela ONU em 2015. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), esse conceito abarca uma gama de indicadores, incluindo oportunidades de emprego, remuneração, carga horária de trabalho e a prevenção de práticas equiparadas ao trabalho escravo.

“O Brasil tem a tradição de abrir a Assembleia Geral da ONU e Biden convidou para fazer um evento logo após, adicional, que lança um compromisso global para uma agenda do trabalho decente”, declarou Padilha.

Segundo informações do Palácio do Planalto, a ação está sendo implementada pelas administrações seguindo as diretrizes estabelecidas pelos chefes de Estado.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

William

16/08/2023 - 20h44

Pronto… problema resolvido !! Kkkkkkk

O mundo é dos imbecis como Biden e Lula, tenho absoluta certeza disso.


Leia mais

Recentes

Recentes