Menu

Lula estuda opções para substituir Rosa Weber no STF

Ao final de setembro, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, irá se aposentar. Diante deste cenário, Lula disputa uma corrida contra o tempo para indicar um sucessor… ou sucessora? Apoiadores e aliados do presidente da República vem questionando sobre a participação feminina em cargos de importância, como a Corte. Apesar de Lula […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Lula e Rosa Weber, presidente do Supremo. Foto: Ricardo Stuckert

Ao final de setembro, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, irá se aposentar. Diante deste cenário, Lula disputa uma corrida contra o tempo para indicar um sucessor… ou sucessora?

Apoiadores e aliados do presidente da República vem questionando sobre a participação feminina em cargos de importância, como a Corte. Apesar de Lula ter destinado parte da Esplanada dos Ministérios às mulheres e ter conquistado o título de maior participação de políticas no governo, as críticas ainda estão a todo vapor – embora a indicação da advogada Daniela Teixeira ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) tenha amenizado tais falas.

Embora o petista tenha tentado se adequar aos pedidos dos aliados referentes a essa questão, a lista de favoritos para a indicação do STF é composta por homens. Nos últimos dias, Lula sondou autoridades para colher informações e definir, de início, quem poderia ocupar a cadeira de Rosa Weber. 

Desta forma, o STF irá passar de 9 homens para 10. Hoje, a Corte conta apenas com duas mulheres em sua composição e, caso as escolhas de Lula por um homem sejam consolidadas, Cármen Lúcia será a única no tribunal.

Os três nomes na mira do presidente são: Flávio Dino, do Ministério da Justiça, Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e, o principal, o ministro Jorge Messias, advogado-geral da União – que completará em 2 de outubro 75 anos de idade, a idade máxima para permanecer na corte.

Em encontros recentes com os ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, Lula discutiu sobre o processo de troca na Procuradoria-Geral da República (PGR) e a escolha de nomes também para o STJ (Superior Tribunal de Justiça), além de incluir na conversa o tópico STF.

Segundo seus interlocutores, o presidente não deu sinais de preferência sobre nenhum nome e quis ouvir opiniões dos ministros a respeito dos políticos citados.

Na ocasião, Gilmar Mendes elogiou Dino e Dantas e disse os considerar  “extremamente preparados” para a função. Ele ressaltou, também, a atuação de Dino na pasta da Justiça. De acordo com aliados, a atuação dele no ministério tem conferido um capital político dentro do governo e entre o público das redes sociais.

Dino tem ganhado notoriedade no enfrentamento ao bolsonarismo, tendo em vista sua atuação frente às investigações sobre os ataques do 8 de janeiro. Além do apoio de militantes, o fato de Lula ter citado o nome do ministro em conversas com outros políticos têm indicado seu fortalecimento na disputa.

Governistas, no entanto, veem a visibilidade de Dino como um “excesso de exposição” que pode atrair desafetos e um eventual risco de polarização do STF. Além disso, petistas também veem o ministro da Justiça como um potencial adversário nas próximas eleições presidenciais.

Embora Dino tenha recebido reconhecimento, Messias ainda é visto por aliados de Lula como o candidato mais forte para ocupar a cadeira do STF. O presidente da república indicou que dois dos principais critérios para a escolha do sucessor de Rosa serão confiança e lealdade – os mesmos princípios para a definição de Cristiano Zanin para a cadeira de Ricardo Lewandowski.

A trajetória política de Messias é alinhada ao PT, além da sua fidelidade à então presidente Dilma Rousseff durante o processo de impeachment. Apesar de ser evangélico, ele se identifica com pautas progressistas – a descriminalização da maconha, por exemplo, é uma questão de saúde pública na opinião dele.

Como advogado-geral da União, Messias mantém diálogo institucional com ministros de tribunais superiores, mas ainda não tem apoio explícito dos defensores de sua indicação. 

Dantas, por sua vez, tem forte apoio da classe política e de ministros governistas. Seu principal ponto positivo é sua atuação no TCU durante a disputa presidencial. Além disso, Dantas foi um crítico da Lava Jato e teve uma postura combativa contra o ex-procurador Deltan Dallagnol e o ex-juiz Sérgio Moro.

Durante o período de transição do governo até hoje em dia, Lula e o ministro do TCU têm se encontrado em eventos públicos e ao menos três ocasiões privadas – essas ações são vistas como uma tentativa de aproximação entre os dois.

O chefe do Executivo ainda estuda indicar os ministros do STJ, Luis Felipe Salomão e Benedito Gonçalves – que também é ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esses, porém, são considerados mais fracos na disputa, devido ao critério de proximidade com o presidente e por já estarem no STJ.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Sergio Pedro Pisandelli

04/09/2023 - 14h30

“Os três nomes na mira do presidente são: Flávio Dino, do Ministério da Justiça, Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e, o principal, o ministro Jorge Messias, advogado-geral da União – que completará em 2 de outubro 75 anos de idade, a idade máxima para permanecer na corte.

Sergio Pedro Pisandelli

04/09/2023 - 10h53

Os três nomes na mira do presidente são: …e, o principal, o ministro Jorge Messias, advogado-geral da União – que completará em 2 de outubro 75 anos de idade, a idade máxima para permanecer na corte.
Com todo meu respeito ao(s) autor(es) deste texto, imagino que o conceito de revisão passa bastante longe da estrada da redação.
Quem completa 75 anos em 02 de outubro é a eminente Sra. Juíza do STF Rosa Weber, e não o ministro Jorge Messias. Se assim fosse, seria de extremo mal gosto sua nomeação, pois deveria solicitar aposentadoria nas 24 h seguintes…

Paulo

03/09/2023 - 23h07

Eu já escrevi por aqui e torno a fazê-lo: enquanto houver cotas sexuais, raciais, sociais, etárias, de saúde, etc, não poderá haver justiça plena. E isso nos remete à velha e boa meritocracia, jamais superada, em termos teóricos, dentro de uma política de qualificação das instituições…Porém, a pauta esquerdista desconsidera solenemente essa alternativa…É uma briga política, no final das contas, a instituição é o que menos importa…

Jacó

03/09/2023 - 22h31

LULA já tá certo em indicar Flávio Dino por seu notável saber jurídico e por combater os facistas da extrema direito e os bosotarios.

José Antonio

03/09/2023 - 20h26

Tem q ser Bruno Dantas

Ligeiro

03/09/2023 - 10h25

Melhor indicação deve ser uma mulher mesmo. Lula errou com Zanin e deveria compensar desta vez escolhendo alguém em visibilidade por grupos de defesa social.

Salvo engano já li que Dino recusou ser indicado. Sinceramente não gostaria de ver o Flávio Dino como ministro do STF, ao menos agora. a experiência como ministro da Justiça deve ajudar, e se ele tiver um futuro político mais consolidado, torço que ele estabilize nesta linha.

Saulo

03/09/2023 - 09h36

Certamente será um jagunço da facção Vermelha.


Leia mais

Recentes

Recentes