Menu

G20 convida União Africana ao bloco: “Fortalecerá voz do Sul Global”

Neste sábado (9), o G20 ganhou mais um participante: a União Africana tornou-se membro permanente do grupo de países mais ricos e poderosos do mundo. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, durante a cúpula do bloco em Nova Délhi. “É uma honra receber a União Africana como membro permanente da família […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Lula, Narendra Modi e Azali Assoumani - Foto: Ricardo Stuckert

Neste sábado (9), o G20 ganhou mais um participante: a União Africana tornou-se membro permanente do grupo de países mais ricos e poderosos do mundo. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, durante a cúpula do bloco em Nova Délhi.

“É uma honra receber a União Africana como membro permanente da família do G20. Isto fortalecerá o G20 e também fortalecerá a voz do Sul Global”, escreveu Modi nas redes sociais.

A União Africana, criada em 2022, é composta por 55 Estados-membros e, agora, tem o mesmo status que a União Europeia, com membros de pleno direito.Antes, o bloco representado pelo presidente Azali Assoumani era considerado uma “organização internacional convidada”.

A proposta foi feita em junho, porém foi consolidada na reunião na tarde deste sábado, quando Modi convidou o grupo a se juntar à mesa dos líderes do G20 durante seu discurso de abertura da cúpula.

Na ocasião, o líder questionou os chefes dos governos presentes a respeito da inclusão da União Africana no grupo e, após o consentimento de todos, Modi comemorou a aprovação da proposta.

Ainda no final de agosto, durante agenda presidencial do chefe do Executivo brasileiro na África, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia prometido a inclusão de uma representação conjunta dos africanos no grupo.

Anteriormente, o G20 era composto por 19 países e a União Europeia e apenas esses membros representam cerca de 85% do PIB global, mais de 75% do comércio global e dois terços da população mundial.

O G20 também pretende discutir outras questões entre si, como aumentar os empréstimos às nações em desenvolvimento no âmbito das instituições multilaterais, a reforma da dívida internacional, as regulamentações sobre criptomoedas e o impacto da geopolítica na segurança alimentar e energética.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes