Menu

Governo Lula nega pedido do PT para concessão de Rádio e TV

O Ministério das Comunicações, parte da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recusou um pedido feito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para a concessão de canais de rádio e televisão. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União em 26 de janeiro, marcando uma posição clara do governo contra a possibilidade de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Ministério das Comunicações, parte da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recusou um pedido feito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para a concessão de canais de rádio e televisão.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União em 26 de janeiro, marcando uma posição clara do governo contra a possibilidade de um partido político operar canais de radiodifusão no país.

O pedido do PT, formalizado em 6 de junho de 2023 por Gleisi Hoffmann, presidente do partido, e Jilmar Tatto, secretário de comunicação, argumentava que ter um canal de comunicação próprio ajudaria a promover uma participação política mais ativa, indo além do ato de votar, e cumpriria um dever constitucional, legal e estatutário.

No entanto, um parecer técnico do Ministério das Comunicações apontou que a legislação vigente não contempla a operação de serviços de radiodifusão por entidades classificadas como partidos políticos.

“A legislação aplicável à espécie não prevê a possibilidade de o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens ser executado por pessoa jurídica de direito privado enquadrada como partido político”, detalha o documento.

Tawfic Awwad, coordenador do Departamento de Inovação, Regulamentação e Fiscalização, ressaltou na nota técnica que não existem precedentes de partidos políticos com outorgas de rádio e TV no Brasil.

Uma eventual aprovação ao PT representaria uma situação única, diferenciando o partido no espectro de comunicação política e partidária do país.

Acesse a decisão clicando aqui.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes