Menu

Blinken se reúne com príncipe saudita para discutir crise no Oriente Médio

O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, chegou a Riad, capital da Arábia Saudita, em mais uma visita à região do Oriente Médio. Durante seu encontro com o Príncipe Herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, as discussões se prolongaram por aproximadamente duas horas. O porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, afirmou que Blinken […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
POOL/REUTERS

O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, chegou a Riad, capital da Arábia Saudita, em mais uma visita à região do Oriente Médio.

Durante seu encontro com o Príncipe Herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, as discussões se prolongaram por aproximadamente duas horas.

O porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, afirmou que Blinken e o Príncipe Herdeiro saudita abordaram a coordenação regional para buscar uma solução “duradoura” para a crise.

Em comunicado, Miller afirmou: “O Secretário enfatizou a importância de atender às necessidades humanitárias em Gaza e de evitar uma maior escalada do conflito.”

Ao retornar ao hotel, Antony Blinken não respondeu às perguntas dos repórteres presentes.

A oferta de cessar-fogo, entregue ao Hamas na semana passada por mediadores do Catar e do Egito, aguarda uma resposta do movimento de resistência, que busca garantias adicionais de que a guerra de quatro meses terá um fim.

Um alto funcionário dos EUA, durante o voo para a capital saudita, declarou: “É impossível dizer se conseguiremos avançar ou quando isso ocorrerá. A bola agora está no campo do Hamas.”

Além disso, a visita de Blinken tem o objetivo de buscar apoio para os planos dos Estados Unidos após um eventual cessar-fogo, incluindo a reconstrução e administração de Gaza, bem como a perspectiva de um Estado palestino, apesar da rejeição atual por parte de Israel.

Washington também procura evitar uma nova escalada em outras partes do Oriente Médio após recentes ataques aéreos dos EUA contra grupos armados pró-Irã na região.

Matthew Miller também destacou que Blinken e o Príncipe Herdeiro saudita discutiram a urgência de reduzir as tensões regionais.

Enquanto isso, o Ministro da Defesa britânico, Grant Shapps, afirmou que os ataques aéreos diminuíram a capacidade dos Houthis do Iêmen de atacar navios no Mar Vermelho, embora a ameaça ainda não tenha sido totalmente eliminada.

Em relação a Israel, há a ameaça de um novo ataque terrestre a Rafah, cidade na fronteira sul de Gaza, onde a maioria dos 2,3 milhões de habitantes agora vive, a maioria em tendas improvisadas.

O Primeiro-Ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou durante uma visita às tropas que as forças israelenses continuam empenhadas em alcançar a “vitória total,” enquanto um alto funcionário do Hamas, Sami Abu Zuhri, considerou tais afirmações como parte do jogo político.

A proposta de cessar-fogo, conforme descrita por fontes próximas às negociações, prevê uma trégua de pelo menos 40 dias, seguida por fases posteriores de entrega de reféns e corpos de soldados. Até o momento, a única trégua durou uma semana em novembro.

Com informações da Reuters

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes