Menu

Cientistas descobrem que terremoto arrebentou a placa oceânica na costa da Espanha

Em abril de 2010, um terremoto de magnitude 6,3 na escala Richter sacudiu a região abaixo de Granada, Espanha, gerando ondas sísmicas brutais registradas por estações de monitoramento tanto na Espanha quanto no Marrocos. Pesquisadores identificaram que o fenômeno foi provocado por um grande segmento da crosta oceânica que afundou no manto terrestre, realizando uma […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Em abril de 2010, um terremoto de magnitude 6,3 na escala Richter sacudiu a região abaixo de Granada, Espanha, gerando ondas sísmicas brutais registradas por estações de monitoramento tanto na Espanha quanto no Marrocos.

Pesquisadores identificaram que o fenômeno foi provocado por um grande segmento da crosta oceânica que afundou no manto terrestre, realizando uma completa inversão durante o processo.

O estudo foi publicado pela Seismic Record, e conduzido por Daoyuan Sun, da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, e Meghan S. Miller, da Universidade Nacional Australiana, aponta que a rápida subducção de uma placa oceânica ao manto e sua subsequente inversão resultaram em um reposicionamento da água antes situada na superfície da placa.

Este evento fornece novas perspectivas sobre a complexa estrutura tectônica da região do Mediterrâneo ocidental, especialmente no ponto de convergência entre África e Eurásia.

A pesquisa foca na região Rif-Betic-Alboran, destacando-se pela formação de um arco composto pelas cadeias montanhosas Béticas, na Espanha, e Rif, no Marrocos, além da bacia do Mar de Alboran, a leste do Estreito de Gibraltar.

Acredita-se que os resultados do estudo contribuam para o entendimento dos processos por trás de raros terremotos profundos que ocorrem abaixo da região, em profundidades superiores a 600 quilômetros.

Análises indicam que a duração prolongada das ondas coda e uma fase adicional de ondas P, detectadas após o terremoto, estão relacionadas com uma camada de baixa velocidade na base da placa de Alboran.

De acordo com os pesquisadores, essa camada sugere a passagem das ondas sísmicas por material em estado líquido ou fundido, geralmente associado à presença de água transportada pela placa ao manto.

Os achados também apontam para a presença de silicatos de magnésio hidratados na região, elementos que, ao desidratarem, tornam-se frágeis e capazes de induzir terremotos em profundidades extremas.

Essa descoberta não só fornece dados sobre a velocidade de subducção da placa na área, mas também indica uma quantidade considerável de água transportada para a zona de transição do manto, sugerindo uma placa relativamente fria.

Com informações da IFLScience

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes