Menu

Venezuela fecha espaço aéreo para voos da Argentina por tempo indeterminado

A relação entre Argentina e Venezuela enfrenta uma crise diplomática crescente, marcada pelo recente fechamento do espaço aéreo venezuelano para voos provenientes da Argentina. O governo venezuelano tomou essa decisão em retaliação à apreensão de um Boeing 747 da Emtrasur, subsidiária da Conviasa, pela Argentina a pedido dos Estados Unidos, acusando a aeronave de ter […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
REPRODUÇÃO

A relação entre Argentina e Venezuela enfrenta uma crise diplomática crescente, marcada pelo recente fechamento do espaço aéreo venezuelano para voos provenientes da Argentina.

O governo venezuelano tomou essa decisão em retaliação à apreensão de um Boeing 747 da Emtrasur, subsidiária da Conviasa, pela Argentina a pedido dos Estados Unidos, acusando a aeronave de ter conexões com a Guarda Revolucionária do Irã.

O incidente, que ocorreu em junho de 2022 em Córdoba, Argentina, com a aeronave transportando peças automotivas do México, intensificou as tensões bilaterais.

Os EUA afirmam que o avião, adquirido pela Emtrasur da iraniana Mahan Air (sob sanções americanas), era utilizado em operações de apoio às Forças Quds.

Após a detenção e posterior liberação da tripulação, composta por venezuelanos e iranianos, uma decisão judicial argentina em fevereiro determinou a entrega da aeronave aos EUA, considerando a violação das normativas norte-americanas de controle de exportações.

Esta ação exacerbou o descontentamento do presidente venezuelano Nicolás Maduro, especialmente após o desmantelamento do avião pelas autoridades dos EUA.

Em resposta, Maduro ordenou o fechamento do espaço aéreo venezuelano a aviões argentinos, exigindo compensação pelos danos causados. A medida afeta significativamente operações aéreas argentinas, incluindo rotas importantes para os EUA e a República Dominicana.

O governo do presidente argentino Javier Milei, que ascendeu ao poder em dezembro de 2023 e tem criticado Maduro, anunciou que responderá às ações venezuelanas com medidas diplomáticas. O porta-voz de Milei, Manuel Adorni, enfatizou que a Argentina não tolerará extorsão e reforçou o compromisso do país contra o terrorismo.

As declarações do ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, acusando o governo argentino de práticas “neonazistas” e de submissão imperial, adicionam combustível à já tensa relação entre as duas nações sul-americanas. Até o momento, a Boeing não emitiu comentários sobre o caso.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes