Menu

ONU diz que escassez de alimentos em Gaza atinge níveis críticos e alerta global

A escassez de alimentos em partes da Faixa de Gaza atingiu um estágio crítico, alertou o sistema de monitoramento global da fome na segunda-feira. O IPC, apoiado pela ONU, afirmou que a fome é iminente se não houver um cessar-fogo imediato e um aumento de alimentos nas áreas isoladas pelos combates. A Classificação Integrada da […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Agência Wafa

A escassez de alimentos em partes da Faixa de Gaza atingiu um estágio crítico, alertou o sistema de monitoramento global da fome na segunda-feira. O IPC, apoiado pela ONU, afirmou que a fome é iminente se não houver um cessar-fogo imediato e um aumento de alimentos nas áreas isoladas pelos combates.

A Classificação Integrada da Fase de Segurança Alimentar (IPC) declarou formalmente a fome, destacando que dois dos três critérios já foram cumpridos: a escassez geral de alimentos e a prevalência da desnutrição. Embora não haja dados completos sobre as taxas de mortalidade, a IPC acredita que as áreas afetadas enfrentam uma perspectiva de morte em massa devido à fome iminente.

“Para evitar a fome, são necessárias ações imediatas, incluindo um cessar-fogo político, aumento do acesso humanitário e comercial e proteção dos civis”, afirmou a IPC.

Cerca de 1,1 milhão de habitantes de Gaza estão enfrentando uma escassez “catastrófica” de alimentos, com aproximadamente 300.000 pessoas em áreas com risco iminente de fome. A situação gerou fortes críticas a Israel por parte de aliados ocidentais.

O chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, declarou: “Em Gaza, não estamos mais à beira da fome, estamos em um estado de fome que afeta milhares de pessoas”. O ministro israelense das Relações Exteriores, Israel Katz, defendeu o direito de autodefesa de Israel contra os ataques do Hamas.

Com informações da Reuters

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes