Menu

Argentina: 2 milhões nas ruas contra Milei e a ditadura militar

O feriado nacional do Dia Nacional da Memória por Verdade e Justiça é quando são lembradas as vítimas da última ditadura militar na Argentina, que usurpou o governo democrático entre 24 de março de 1976 e dezembro de 1983. Durante a ditadura milhares de pessoas foram sequestradas, torturadas e assassinadas. O saldo do genocídio cometido […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Multidão saiu as ruas de Buenos Aires por Memoria, Verdade e Justiça. Foto reprodução
Multidão saiu as ruas de Buenos Aires por Memoria, Verdade e Justiça. Foto reprodução

O feriado nacional do Dia Nacional da Memória por Verdade e Justiça é quando são lembradas as vítimas da última ditadura militar na Argentina, que usurpou o governo democrático entre 24 de março de 1976 e dezembro de 1983. Durante a ditadura milhares de pessoas foram sequestradas, torturadas e assassinadas.

O saldo do genocídio cometido pelos militares é de mais de 30 mil desaparecidos, 15 mil executados nas ruas e 2 milhões que tiveram que se exilar. lutadoras pela democracia tiveram seus filhos sequestrados e foram em seguida assassinadas. Até hoje suas avós buscam pelos netos desaparecidos.

Bruno Falci, de Buenos Aires, para O Cafezinho

A manifestação ocorre todos os anos em todo o país. Em Buenos Aires aconteceu na Plaza de Mayo, em frente à Casa Rosada, sede do governo, foi enorme, e uma das maiores dos 40 anos de democracia. No momento em que um governo negacionista e admirador dos crimes cometidos pelos militares argentinos se encontra no poder.

No quadro da chegada à Casa Rosada de um governo negacionista, organizações de direitos humanos, a CGT e os dois centros da CTA, movimentos sociais, grupos políticos e estudantes mobilizaram-se em praças de todo o país para comemorar o Dia da Memória, da Verdade e da Justiça. O epicentro foi na Plaza de Mayo. 48 anos depois do golpe de Estado, foi uma das maiores marchas dos 40 anos que se passaram desde a restauração da democracia.

O objetivo desta comemoração é construir coletivamente um dia de reflexão e análise crítica da história recente. Nas escolas, propõe-se como um dia para que as crianças e os jovens, em conjunto com os gestores, os professores e todos os membros da comunidade educativa e local, compreendam a dimensão das graves consequências económicas, sociais e políticas da última ditadura militar e sejam ativamente empenhadas em defender a vigência dos direitos e garantias estabelecidos pela Constituição Nacional e pelo regime político democrático.

Logo cedo, pela manhã, uma grande marcha saiu da ESMA (Escola Superior de Mecânica da Armada), patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e marcharam por quilômetros até o centro da capital onde uma multidão de mais de 1 milhão de pessoas estavam protestando contra o governo negacionista histórico.

Em 24 de março de 1976, os comandantes das três armas, Jorge Rafael Videla, Emilio Massera e Orlando Agosti (Junta Militar), através de um golpe de estado cívico-militar derrubaram o governo constitucional de María Estela Martínez de Perón, que assumiu a presidência após a morte do General Juan Domingo Perón, em 1º de julho de 1974.

Este golpe de Estado deu início a mais atroz ditadura que devastou o país durante mais de sete anos e que resultou na perseguição e desaparecimento de 30.000 pessoas, entre eles, mais de 600 Trabalhadores da Educação.

A Junta Militar realizou uma ação repressiva que coordenou ações com as demais ditaduras que interromperam os processos democráticos nos países sul-americanos através do Plano Condor. Além disso, contou com o apoio dos principais meios de comunicação privados, de grupos influentes do poder civil e económico, do Governo dos Estados Unidos e da passividade da comunidade internacional. Socialmente, caracterizou-se pelo aumento da pobreza, que atingiu um terço da população, quando nas décadas anteriores não ultrapassava os 10%.

Há mobilizações massivas em todo o país contra a posição do governo de extrema direita de Javier Milei sobre a ditadura civil-militar. A concentração em Buenos Aires, na Plaza de Mayo, em frente à Casa Rosada, sede do governo uma das maiores dos 40 anos de democracia. Organizações de direitos humanos divulgaram um documento.

A porta voz das avós da Plaza de Mayo, Estela de Carlotto, foi a primeira a discursar e mostrou-se “muito entusiasmada” com o número de pessoas que aderiram à mobilização

Ela esclareceu que o projeto do Governo de alteração da Lei de Segurança Interna – incluindo as tarefas policiais das Forças Armadas – “é contrário aos direitos humanos de todos”.

“Uma coisa é estar com governos que nos valorizam, que nos amam, que nos entendem e nos respeitam, e outra agora com um governo um pouco estranho que veremos como acaba. A mobilidade dos jovens é incrível, a vontade das pessoas de colaborar, de se expressar, de sentir o momento que vivemos tão difícil e preocupante”, disse em diálogo com o canal C5N.

“Continuamos procurando nossos netos não importa quem caia. Porque quem roubou e deixou passar um crime é criminoso. Não somos inimigos de ninguém, simplesmente quem não entende o povo não tem condições de governar, por isso estamos um pouco preocupados com o nosso país”, acrescentou a presidente das Abuelas.

O ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, foi o segundo orador do evento central na Plaza de Mayo. “Rejeitamos o negacionismo e a apologia do terrorismo de Estado”, exclamou.

No final do seu discurso, garantiu que “a dívida é com o povo e não com o FMI. Pátria sim, colónia não”, e pediu para investigar o empréstimo multimilionário contraído por Mauricio Macri durante a sua gestão presidencial.

El nobel de la Paz” destaco: “Ese dinero nunca llegó al pueblo. Volvemos a denunciar la fuga de capitales del país. La deuda es con el pueblo y no con el FMI. Patria sí, colonia no”,

Por fim, também abordou a questão das Malvinas e observou que “o desprezo deste governo pela soberania é sistemático”. “As Malvinas são argentinas! Continuaremos a exigir o direito do povo à integração nacional, defendendo a nossa soberania contra a ocupação britânica e a base militar da OTAN”, concluiu.

“Vemos com preocupação o retorno de figuras representativas do mundo militar à vida política e aos cargos de gestão”, exclamou Pérez Esquivel no palco central montado na Plaza de Mayo. “Especialmente grave é que a liderança política das Forças Armadas é exercida hoje, em posições-chave, por militares reformados. Este avanço militar merece maior conhecimento e atenção pública”, adicionou.

Taty Almeida, integrante da Linha Fundadora Mães da Praça de Maio, foi a terceira a falar: “Temos 30 mil motivos para defender o Pátria!”

Neste contexto, pediu que “defendamos os direitos humanos, a construção democrática e a Constituição Nacional”, e garantiu que “Milei pede poderes absolutos para destruir o país e obrigar os governadores a assinarem a aprovação da Lei Omnibus antes do Pacto em Córdoba em 25 de maio”. “É uma extorsão e uma traição ao país. O governo quer arrastar o país para uma ditadura de mercado”, frisou.

 Apelou ainda à defesa da educação e da saúde pública e “denunciamos o seu esvaziamento, bem como de todas as organizações científicas e culturais”.

“Reafirmamos o nosso compromisso com os direitos humanos que nos afetam diariamente: alimentação, saúde, educação, habitação, cultura e trabalho. valores fundamentais dos direitos humanos, da solidariedade e da proteção coletiva”, disse Almeida.

“Continuaremos cuidando da democracia na Argentina e em toda a Pátria Grande, sempre, porque quando o fazemos estamos prestando homenagem à memória daqueles que lutaram por uma Pátria livre, justa e solidária; porque quando o fazemos exigimos que sejam eliminadas as práticas do discurso de ódio e do negacionismo”, continuou.

E encerrou: “Queremos um povo feliz e para isso tem que haver pão, paz, trabalho e liberdade”.

Almeida lançou também fortes críticas à violência política que aumentou desde a chegada de Javier Milei ao poder, apoiada no discurso de ódio, e apelou à libertação dos presos políticos, incluindo Milagro Sala.

“Este governo implementou um protocolo repressivo que visa impedir o exercício do legítimo direito ao protesto social. Tal como fizeram no governo de Mauricio Macri e Patricia Bullrich, a perseguição e difamação de opositores políticos e sociais volta a ser uma prática diária. ”, afirmou o representante dsa Madres de Plaza de Mayo.

E acrescentou: “As dezenas de pessoas detidas em todo o país são uma expressão de intimidação como política de Estado. Repudiamos a perseguição em Jujuy à população que luta pelos seus direitos e em particular a que foi desencadeada contra Roque Villegas, Lucía González e Nahuel Morandini e exigimos sua demissão imediata.”

“Este governo implementou um protocolo repressivo que visa impedir o exercício do legítimo direito ao protesto social. Tal como fizeram no governo de Mauricio Macri e Patricia Bullrich, a perseguição e difamação de opositores políticos e sociais volta a ser uma prática diária. ”, afirmou o representante da Madre de Plaza de Mayo.

E acrescentou: “As dezenas de pessoas detidas em todo o país são uma expressão de intimidação como política de Estado. Repudiamos a perseguição em Jujuy à população que luta pelos seus direitos e em particular a que foi desencadeada contra Roque Villegas, Lucía González e Nahuel Morandini e exigimos sua demissão imediata.”

Ele também lembrou o recente episódio de violência que teve como vítima um membro do Grupo H.I.J.O.S.: “Nos solidarizamos com ela e exigimos que as autoridades competentes investiguem e punam os responsáveis. no campo dos direitos humanos ao longo de quarenta anos de democracia. Os mais básicos deles: a vida, a integridade, a liberdade de expressão são ameaçadas e violadas.” “Nunca mais o ódio, nunca mais a violência política!”, sublinhou.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes