Menu

China rebate acusações americanas de “excesso de capacidade” de sua indústria

As autoridades chinesas atacaram nos últimos dias as acusações dos EUA e da Europa de “excesso de capacidade” na indústria de veículos elétricos (VE) da China, enquanto os especialistas chineses acreditam que jogar a carta do “excesso de capacidade” mostra a insegurança do Ocidente em relação à vantagem competitiva da China. Acrescentaram que esta é […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
VCG

As autoridades chinesas atacaram nos últimos dias as acusações dos EUA e da Europa de “excesso de capacidade” na indústria de veículos elétricos (VE) da China, enquanto os especialistas chineses acreditam que jogar a carta do “excesso de capacidade” mostra a insegurança do Ocidente em relação à vantagem competitiva da China. Acrescentaram que esta é também outra forma de redução de riscos por parte da China, o que apenas impedirá o progresso rumo à sua transformação verde e de baixo carbono, disseram os especialistas.

O ministro do Comércio chinês, Wang Wentao, atacou no domingo as acusações ocidentais de “excesso de capacidade” na indústria de veículos elétricos da China, dizendo que a vantagem da China se baseia na inovação, não em subsídios, de acordo com o Ministério do Comércio da China (MOFCOM).

O vice-ministro das Finanças chinês, Liao Min, também abordou na segunda-feira as acusações dos EUA de “excesso de capacidade” da China nas indústrias emergentes, enfatizando a importância dos ajustes de mercado. No entanto, as medidas de protecionismo comercial não são a solução, disse ele.

As observações constituem a resposta à recente campanha publicitária dos EUA e da Europa, alegando que a China tem “excesso de capacidade” em algumas indústrias, como a dos veículos elétricos, à medida que tentam restringir o acesso da China ao mercado e proteger as suas próprias indústrias através de medidas protecionistas.

Hype de excesso de capacidade infundado

Wang fez as observações durante uma mesa redonda em Paris no domingo com representantes de mais de 10 empresas chinesas, incluindo BYD e CATL, durante uma viagem à Europa.

Wang rejeitou as acusações dos EUA e da Europa de “excesso de capacidade” como sendo categoricamente infundadas. O rápido desenvolvimento da indústria chinesa de VE foi alcançado graças à inovação vigorosa das empresas chinesas, à eficiência da cadeia de abastecimento do país e à concorrência no mercado livre, e não aos subsídios. Ele também disse que a China apoiará as empresas chinesas de veículos elétricos na defesa dos seus direitos e interesses.

Liao disse que a China atribui grande importância às suas questões de capacidade.

A “sobrecapacidade” é o resultado dos mecanismos de mercado em jogo. É um problema comum nas economias de mercado, incluindo os EUA, e deve ser abordado pelos princípios de mercado, disse Liao.

A China opõe-se fortemente à extensão excessiva dos conceitos de segurança por parte das economias desenvolvidas e às crescentes medidas protecionistas nos setores de energia verde, o que só prejudicará os seus próprios interesses e infringirá os direitos das empresas chinesas, disse Liao.

Os comentários foram feitos depois que os EUA e a Europa levantaram preocupações sobre a “excesso de capacidade” industrial na China e colocaram obstáculos às exportações chinesas de VE.

A UE lançou uma investigação em outubro de 2023 para determinar se deveria impor tarifas adicionais às importações de VEs da China sobre os chamados subsídios. Seguiu-se o lançamento pela UE de um processo especial de registo aduaneiro para veículos elétricos chineses em março.

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, também levantou no domingo preocupações sobre o impacto da “excesso de capacidade” industrial chinesa na economia dos EUA. “A China é agora demasiado grande para que o resto do mundo possa absorver esta enorme capacidade. As medidas tomadas pela RPC hoje podem alterar os preços mundiais”, disse ela na segunda-feira, depois de encerrar quatro dias de conversações com autoridades chinesas.

Funcionários do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) disseram na segunda-feira que a pressão por restrições comerciais aos VE da China sem provas suficientes não só viola as regras comerciais da OMC, mas também perturba a cadeia de abastecimento global, prejudicando os interesses dos consumidores globais.

Isto não conduz ao desenvolvimento da indústria automóvel global e também irá dificultar o seu próprio processo de transformação de eletrificação, disse o MIIT.

Especialistas chineses afirmaram que o exagero de “excesso de capacidade” e as restrições aos VE chineses mostram uma mentalidade protecionista que visa salvaguardar as próprias indústrias dos EUA e da UE.

A chamada sobrecapacidade dos VEs da China é um reflexo da intervenção da UE nos produtos da China e mostra uma atitude protecionista comercial, disse Cui Hongjian, professor da Academia de Governança Regional e Global da Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim, ao Global Times na segunda-feira.

“O excesso de capacidade não é uma desculpa adequada para a proteção comercial, e a definição do chamado excesso de capacidade é muito subjetiva e carece de dados de mercado”, acrescentou Cui.

A produção de veículos de nova energia da China não registra um excedente de capacidade, e uma razão para isso é que o fornecimento de veículos elétricos da China satisfaz em grande parte a sua própria procura interna, disse Wu Shuocheng, um veterano analista automóvel, ao Global Times na segunda-feira.

Além disso, o rápido ritmo de desenvolvimento da indústria de veículos elétricos da China garante que haja uma procura constante de novos modelos e tecnologias, levando à eliminação progressiva de produtos antigos, e este ambiente de mercado dinâmico evita a ocorrência de excesso de capacidade, disse Wu.

De acordo com dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis, em 2023, a produção e vendas de veículos de nova energia (NEVs) na China totalizaram 9,587 milhões e 9,495 milhões de unidades, respectivamente.

O protecionismo impede o mercado livre e a transição verde

Na mesa redonda, Wang enfatizou que o desenvolvimento da indústria chinesa de veículos elétricos deu uma contribuição significativa aos esforços globais para enfrentar as alterações climáticas e a transição para um mundo verde e de baixo carbono.

Ele também apelou às empresas chinesas de veículos elétricos para continuarem a ser inovadoras, aprofundarem a cooperação com empresas locais e contribuírem para uma transformação verde global.

Em 2023, a produção e as vendas de VEs na China atingiram novos máximos, ajudando as exportações de automóveis da China a superar as do Japão e tornando a China o maior exportador de automóveis do mundo.

Os VEs, juntamente com as baterias de lítio e as células solares, são conhecidos como os novos “três itens principais”. Tornaram-se cada vez mais importantes no comércio externo da China e também contribuem para as necessidades globais de transformação energética.

Wu observou que o recente aumento nas exportações chinesas de veículos elétricos se baseia em design avançado e tecnologia de fabricação, vantagens significativas na eficiência de fabricação e no nível de inteligência que colocam os players estrangeiros pelo menos uma geração atrás.

A UE não deve distorcer o crescimento da China nas exportações de novas energias, apoiadas pelo investimento contínuo e pela inovação, como “excesso de capacidade”. Seguindo esta lógica, muitos dos produtos vantajosos da UE também seriam considerados excesso de capacidade, disseram os especialistas.

De acordo com Ducker Carlisle, uma empresa global de consultoria e assessoria em fusões e aquisições, os fabricantes chineses detêm 8,2% do mercado europeu de carros elétricos, vendendo 86.000 carros elétricos a bateria.

Em comparação, os fabricantes de automóveis europeus têm uma presença notável no mercado chinês de veículos ligeiros, representando cerca de 20 por cento da cota de mercado.

Os especialistas afirmam que a exclusão de produtos estrangeiros não só destruirá a reputação de mercado livre da UE, mas também prejudicará os seus objetivos de carbono.

Até 2050, o bloco pretende ser climaticamente neutro, uma economia com emissões líquidas zero de gases com efeito de estufa.

“As ações contraditórias de encorajar a transição verde e ao mesmo tempo criar barreiras através do protecionismo comercial mancharão a imagem da UE”, disse Cui.

Dado que a UE necessita grandemente de produtos mais rentáveis ​​e de alta qualidade para a sua transformação verde, a procura só aumentará a longo prazo.

A entrada de VE provenientes da China e de outros países pode estimular em grande medida a inovação da UE e ajudar a reduzir os custos através da concorrência no mercado, enquanto a proteção comercial enfraquecerá a inovação das empresas da UE, acrescentou Cui.

Publicado originalmente pelo Global Times em 08/04/2024

Por Qi Xijia

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes