Menu

A ameaça de guerra com Israel paira sobre o Irã enquanto um ataque retaliatório se aproxima

Há muita especulação sobre como será a resposta do Irã ao ataque israelita ao seu consulado. O rial já está sofrendo e os rumores de ataques nucleares estão crescendo Uma nuvem paira sobre o Irã há 11 dias. O bombardeio israelita ao consulado do Irã em Damasco, que matou um general e seis outros oficiais, […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Reuters/Morteza Nikoubazl/NurPhoto

Há muita especulação sobre como será a resposta do Irã ao ataque israelita ao seu consulado. O rial já está sofrendo e os rumores de ataques nucleares estão crescendo

Uma nuvem paira sobre o Irã há 11 dias.

O bombardeio israelita ao consulado do Irã em Damasco, que matou um general e seis outros oficiais, fez com que os iranianos temessem que a guerra de Gaza pudesse estar chegando às suas costas.

Num discurso para assinalar o Eid al-Fitr, o Líder Supremo, Aiatolá Ali Khamenei, sublinhou que as embaixadas e os consulados são considerados territórios soberanos. Um ataque contra eles equivale a um ataque ao próprio Irã, declarou ele.

“O regime sionista cometeu um erro grave e deve ser punido – e será punido”, disse ele.

Embora algumas autoridades iranianas tenham partilhado esses sentimentos, não houve mais nenhuma confirmação de que a retaliação esteja planejada ou de como seria.

A TV estatal iraniana, controlada por pessoas nomeadas por Khamenei, continuou entretanto a transmitir a programação normal.

As notícias sobre as tensões entre Israel e o Irã devido à guerra de Gaza mal chegam aos ecrãs das pessoas. Em vez disso, os boletins meteorológicos e as celebrações do Eid estão sendo priorizados.

As coisas não poderiam ser mais diferentes na mídia online iraniana. Aí o foco está quase exclusivamente na guerra de Gaza e nas suas consequências, apoiando-se em grande parte nas reportagens dos meios de comunicação ocidentais que especulam sobre o que Teerã poderá fazer.

Os países ocidentais disseram aos seus cidadãos da região para estarem em alerta máximo. Israel indicou que contra-atacará se o Irã atacar.

E ainda não está claro se a resposta virá diretamente do Irã, ou de um dos seus aliados regionais, como o movimento Houthi do Iêmen, o Hezbollah do Líbano, ou dos paramilitares iraquianos, todos os quais têm como alvo Israel durante os últimos seis meses de guerra.

Alguns relatam que uma resposta poderá ser vista nos próximos dois dias. Outros dizem que nada foi decidido.

Confrontado com este ataque de especulação, a ansiedade espalhou-se pelo público iraniano, que teme que uma guerra total seja desencadeada com Israel, e talvez até com os Estados Unidos.

Masoud Golchin, um corretor do mercado de ações, disse ao Middle East Eye que sabe muito bem o caos que a guerra pode trazer. Como todos os iranianos com quem o MEE falou, o seu nome foi alterado por razões de segurança.

“Como iraniano de 39 anos, testemunhamos a experiência de oito anos de guerra que o Iraque nos impôs quando éramos crianças. Depois da guerra, percebemos que muitos dos reveses do país se deviam à guerra, por isso estou muito estressado”, disse ele.

“A disciplina do país será perturbada, as repressões aumentarão, o que significa que todas as ações e oposição às políticas da República Islâmica serão rotuladas como causadas por Israel”.

Nahid, um contador de 45 anos, teme que a já difícil situação econômica do Irã se agrave ainda mais. As severas sanções dos EUA agravaram as questões econômicas. Oficialmente, a inflação é de 40 por cento, embora seja ainda mais elevada em muitos bens essenciais.

Desde o ataque israelita a Damasco, em 1 de abril, o rial iraniano subiu de 610.000 em relação ao dólar para 660.000 no mercado negro.

“Como mãe de dois filhos, estou seriamente preocupada com a guerra. Receio que ocorra fome e que os preços subam ao ponto de não poder comprar pão”, disse Nahid.

“Em tempos de guerra, quando falta unidade, bandidos oportunistas aproveitam o caos para saquear.”

‘Miséria em todas as frentes’

Existem, no entanto, alguns críticos do establishment dominante que pensam que poderá haver oportunidades em tempos de crise.

Mehran Razavian, motorista de táxi de 35 anos, é um deles.

“Para ser honesto, se isso levar a República Islâmica a ser forçada a fazer algumas mudanças positivas, eu acolheria com satisfação a guerra”, disse ele ao MEE.

“A situação é terrível. A República Islâmica não é adequada para o nosso país, e eu gostaria de vê-la enfraquecida para que não oprima mais o nosso povo. No entanto, não sou a favor de Israel, pois vi o que é que fez às crianças em Gaza e não quero uma guerra em grande escala, pois isso nos mergulharia numa situação semelhante à do Sudão.”

No entanto, a maioria dos opositores ao sistema afirma que qualquer conflito seria desastroso para o país.

“Eu não me alegraria com uma guerra, pois ela traria miséria em todas as frentes, especialmente em termos econômicos e de segurança”, disse um jornalista político de um jornal diário de tendência reformista.

“Embora a insatisfação com a República Islâmica seja elevada e alguns possam ver a guerra como uma solução, a democracia não pode ser estabelecida através da guerra.”

Na verdade, embora muitos iranianos possam odiar o governo, acreditam que enfrentar Israel é o curso de ação correto.

A opinião pública no Irã é, na melhor das hipóteses, anti-israelense, e os iranianos têm ficado consternados com a destruição de Gaza e com o assassinato de mais de 33 mil palestinos.

Hossein Dehbashi, um renomado documentarista histórico que critica a República Islâmica, alertou no X que “não retaliar a cada golpe apenas encoraja o oponente a atacar com mais força”.

“Os predadores seguem aqueles que fogem. Às vezes, a paz exige permanecer firme e lutar”, postou.

Como sempre acontece quando se trata de questões do Irã, de Israel e de conflitos, a ameaça nuclear tornou-se parte da conversa.

Acredita-se que Israel possui armas nucleares e o programa de desenvolvimento nuclear do Irã tem atraído o escrutínio e a pressão do Ocidente – embora este insista que as suas atividades são orientadas para a energia e não para o armamento.

Estima -se que o Irã tenha urânio enriquecido suficiente para fabricar armas nucleares numa questão de semanas. Khamenei já emitiu uma fatwa contra o desenvolvimento de tais armas.

“A proibição da produção de bombas nucleares pode mudar”, sugeriu o clérigo conservador Mahdi Ghonche no X.

Publicado originalmente pelo Middle East Eye em 12/04/2024 – 12h06

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes