Menu

Como as sanções turcas contra Israel afetarão o comércio bilateral

Impulsionada pela pressão interna, a Turquia está perdendo um importante mercado em Israel. Mas os resultados provavelmente não serão catastróficos para nenhum dos países A decisão da Turquia de suspender a exportação de 54 produtos para Israel em resposta à sua guerra em Gaza não deverá ter resultados de longo alcance, uma vez que as […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Reuters/Mati Milstein/ NurPhoto

Impulsionada pela pressão interna, a Turquia está perdendo um importante mercado em Israel. Mas os resultados provavelmente não serão catastróficos para nenhum dos países

A decisão da Turquia de suspender a exportação de 54 produtos para Israel em resposta à sua guerra em Gaza não deverá ter resultados de longo alcance, uma vez que as economias de ambos os países são de natureza complementar e não centrais uma para a outra.

O Ministério do Comércio turco anunciou no início desta semana que Ancara continuaria a implementar as restrições enquanto Israel negar o fluxo ininterrupto de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, citando decisões do Conselho de Segurança da ONU e um julgamento preliminar do Tribunal Internacional de Justiça (CIJ) contra a conduta de Israel no enclave costeiro.

As restrições à exportação abrangem itens como fios de alumínio, aço, cimento, materiais de construção, granito, produtos químicos, pesticidas, óleos de motor, combustível de aviação e tijolos.

Antes da guerra, os laços turco-israelenses eram mais estáveis ​​do que há anos. Após anos de tensões sobre a Palestina, os dois normalizaram as relações em 2022.

No entanto, embora a Turquia e Israel tenham discutido ao longo da última década, e até tenham deixado de cooperar entre si, o comércio nunca foi interrompido. Na verdade, floresceu com o tempo.

O público turco ficou indignado com as ações de Israel em Gaza, onde mais de 33 mil palestinos foram mortos em seis meses.

Listas de navios que transportam mercadorias para Israel circularam nas redes sociais à medida que o ataque israelense crescia. As pessoas também destacaram empresas próximas ao governo turco que continuaram as relações comerciais com Israel durante a guerra.

Embora não haja provas que sustentem as alegações de que a Turquia vendeu armas a Israel, a controvérsia foi alimentada por uma pequena quantidade de equipamento de caça ou peças de equipamento de caça encontrada entre as exportações. Foram amplamente classificados pelo Instituto de Estatística Turco (TUIK) como “armamento”.

Em resposta a esta pressão interna e aos sérios reveses do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), no poder, nas eleições locais do mês passado, o governo decidiu agir contra Israel.

Os laços também foram cortados do lado israelense. Em outubro, várias cadeias de supermercados israelitas suspenderam as importações provenientes da Turquia em resposta à posição crítica de Ancara relativa à guerra em Gaza.

A empresa alimentar israelita Strauss alterou em dezembro a embalagem de um dos seus produtos mais conhecidos, o café Elite Turkish, acrescentando uma bandeira israelita e slogans patrióticos.

Um mercado importante

Mas será o comércio entre os dois países vital? Muitos dizem que não, mas Israel continua a ser um importante mercado de exportação para Ancara.

As exportações da Turquia para Israel valeram 5,4 bilhões de dólares em 2023, ou 2,1% do total das suas exportações, segundo dados oficiais.

Embora o comércio bilateral tenha diminuído 33 por cento desde o ataque liderado pelo Hamas, em 7 de outubro, continuou, e as exportações para Israel aumentaram todos os meses em 2024 até agora.

Ambos os países têm um acordo de comércio livre em vigor desde 1996 e não existem tarifas sobre determinados produtos desde 2000, o que permitiu grandes aumentos no comércio bilateral, favorecendo em grande parte a Turquia.

De 2009 a 2023, o comércio entre os dois países quase triplicou. No final desse período, a Turquia tornou-se o quinto maior fornecedor de bens importados para Israel, enquanto Israel era classificado como o décimo maior mercado de exportação da Turquia, com base em dados do Gabinete Central de Estatísticas.

A Turquia exportou aço, produtos da indústria automotiva, produtos químicos, roupas e vestuários prontos, eletricidade e eletrônicos, cimento, vidro, cerâmica e produtos de solo, móveis, papel e silvicultura para Israel, de acordo com um relatório publicado pela Assembleia de Exportadores da Turquia cobrindo o período entre 2011 e 2020.

“As economias são complementares, mas não interligadas”, disse Gallia Lindenstrauss, investigadora sênior do Instituto de Estudos de Segurança Nacional (INSS), ao Middle East Eye.

“A Turquia também pode encontrar substitutos para o que importa de Israel e, de qualquer forma, do comércio bilateral, três quartos são exportações turcas para Israel e apenas um quarto são exportações israelitas para a Turquia.”

O comércio com Israel tem sido tradicionalmente altamente vantajoso para a Turquia, que registou um excedente comercial de 3,9 bilhões de dólares no ano passado.

Israel serve como um mercado significativo para o aço turco, comprando 726 mil toneladas no ano passado. Este número representa mais de 20% do total das exportações de aço da Turquia. Espera-se que a proibição afete significativamente estas exportações.

Em termos de dependência das importações, Israel depende fortemente do cimento turco, com as importações da Turquia representando 29 por cento do total das importações de cimento de Israel no ano passado. Além disso, as importações turcas representam cerca de 11% do total de produtos de plástico e borracha de Israel e cerca de 10% em têxteis.

Fontes familiarizadas com a indústria da construção disseram ao meio de comunicação israelense Mako que se espera que as novas restrições aumentem os preços dos apartamentos e dos aluguéis no país, caso sejam implementadas.

“Em termos de repercussões a longo prazo, o fato de a Turquia suspender os materiais de construção quando estes são necessários para reparar casas danificadas no sul e no norte de Israel devido a foguetes e outros danos provavelmente prejudicará as relações também no futuro”, disse Lindenstrauss.

“Além disso, embora houvesse pontos de interrogação relativamente a um possível gasoduto entre Israel e a Turquia, estas restrições à exportação em tempos de guerra serão um grande sinal de alerta para não prosseguirmos com a ideia do gasoduto.”

Impacto na Palestina

A decisão da Turquia de restringir as exportações para Israel provavelmente também terá impacto na Palestina.

“Israel tem controle total sobre as passagens de fronteira à medida que as importações palestinas chegam aos portos marítimos de Haifa ou Ashdod, e as mercadorias são então transportadas para os territórios palestinos por meio de caminhões”, disse Rashad Yousef, diretor de políticas e planejamento do Ministério Palestino de Economia Nacional, à Anadolu.

Yousef acrescentou que o volume do comércio palestino-turco em 2022 ultrapassou os 900 milhões de dólares, representando um aumento de 12 por cento em relação a 2021.

Disse ainda que as principais exportações turcas para a Palestina são ferro, madeira, óleo vegetal, tabaco, produtos alimentares e artigos da indústria do plástico.

“Se excluirmos Israel, a Turquia é a maior fonte de bens e produtos no mercado palestino”, disse Yousef.

No entanto, existem formas de continuar a negociar com Israel, reencaminhando o comércio através de países terceiros, como provou a guerra na Ucrânia, na sequência das sanções ocidentais à Rússia.

Os importadores israelitas estão ponderando trazer produtos turcos através dos portos eslovenos de Koper ou Ljubljana, de acordo com um relatório israelita.

“Mas, ainda assim, foram as relações econômicas que mantiveram as relações mesmo em tempos de crise política, por isso é lamentável que tenhamos chegado a este ponto”, acrescenta Lindenstrauss.

“E apesar de ter sido um passo doloroso, não vejo que isso por si só mude a política de Israel – as pressões da Casa Branca são muito mais significativas.”

Publicado originalmente pelo Middle East Eye em 11/04/2024 – 16h01

Por Ragip Soyluem – Ancara

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes