EUA anunciam novas Sanções contra o Irã após ataques contra Israel

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, anunciou nesta terça-feira, 16, que o governo norte-americano planeja impor novas sanções ao Irã em resposta aos recentes ataques do país contra Israel.

A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa antes das Reuniões da Primavera de 2024 do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial.

Yellen disse esperar que as sanções sejam implementadas nos próximos dias, embora não tenha especificado quais setores do Irã seriam afetados.

A possibilidade de incluir restrições adicionais aos embarques de petróleo iraniano não foi descartada, o que poderia ter um impacto significativo no mercado global de energia, dada a posição do Irã como o quarto maior exportador de petróleo.

As tensões entre EUA e Irã têm sido uma constante, agravadas após a retirada dos EUA de um acordo nuclear em 2019 durante a presidência de Donald Trump.

O acordo, estabelecido em 2015 sob a administração de Barack Obama, visava limitar o programa nuclear iraniano.

A nova rodada de sanções surge em um contexto de escalada de violência, onde o Irã respondeu a um ataque israelense à sua embaixada na Síria com lançamentos de armas aéreas contra Israel, sendo estas interceptadas quase em sua totalidade.

Janet Yellen destacou a importância das ferramentas econômicas como resposta às atividades iranianas e reforçou que qualquer decisão sobre novas sanções exigirá um consenso dentro da administração de Joe Biden, incluindo contribuições do Departamento de Estado e uma iniciativa diplomática liderada pelo presidente.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.