Menu

Brasil terá safra recorde: 327,6 milhões de toneladas, 11,9% a mais que em 2024

Safra histórica confirma a força do Brasil no agronegócio, com aumento de área plantada e produção recorde de soja, milho e arroz em todo o país O Brasil, um dos maiores produtores de alimentos do mundo, terá uma safra recorde este ano, estimada em 327,6 milhões de toneladas, representando um aumento de 11,9% em relação […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Safra histórica confirma a força do Brasil no agronegócio, com aumento de área plantada e produção recorde de soja, milho e arroz em todo o país.
Com alta em quase todas as principais culturas, a agricultura brasileira atinge um marco histórico e reforça seu peso nas exportações globais / Agência Brasil

Safra histórica confirma a força do Brasil no agronegócio, com aumento de área plantada e produção recorde de soja, milho e arroz em todo o país


O Brasil, um dos maiores produtores de alimentos do mundo, terá uma safra recorde este ano, estimada em 327,6 milhões de toneladas, representando um aumento de 11,9% em relação a 2024, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (10).

A área colhida no Brasil neste ano é de 81 milhões de hectares, o que representa um aumento de 2,5% em relação à área colhida em 2024 (1,9 milhão de toneladas a mais).

As três principais culturas colhidas no Brasil (arroz, milho e soja) juntas representam 92,6% da produção estimada e 87,7% da área a ser colhida.

Em comparação ao ano anterior, observou-se um aumento de 4,4% na área plantada com algodão herbáceo (cru); arroz em casca com 10,5%; soja com 2,9%; e milho com 2,6% (redução de 1,8% na primeira safra e aumento de 3,9% na segunda). O sorgo também aumentou 1,9%, enquanto o feijão e o trigo diminuíram 1,4% e 8,0%, respectivamente.

Em termos de produção total, são projetados aumentos de 2,3% para o algodão em bruto; 12,3% para arroz em casca; 7,7% para feijões; 13,3% para soja; 11,0% para o milho (aumento de 11,4% na primeira safra e de 10,9% na segunda); 3,8% para sorgo; e 8,1% para o trigo.

A estimativa de produção de soja é de 164,3 milhões de toneladas.

Para o milho, a produção foi estimada em 127,3 milhões de toneladas, distribuídas entre 25,5 milhões de toneladas na primeira safra e 101,8 milhões de toneladas na segunda. A produção estimada de arroz em casca é de 11,9 milhões de toneladas; trigo de 8,1 milhões; a colheita de algodão em bruto de 9,1 milhões; e sorgo de 4,1 milhões de toneladas.

Em termos de participação regional, a produção está distribuída da seguinte forma: Centro-Oeste (50,5%), Sul (25,9%), Sudeste (9,0%), Nordeste (8,7%) e Norte (5,9%).

Com informações de Agências de Notícias*

, , , ,
Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é jornalista, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes