Menu

Irã se ergue e desafia ameaças dos Estados Unidos

Após novas sanções dos EUA, Irã reafirma apoio à diplomacia, mas rejeita ameaças e pressões vindas de Washington O Ministério das Relações Exteriores do Irã afirmou nesta sexta-feira (2) que, apesar de permanecer comprometido com a via diplomática, o país não tolerará as abordagens de ameaça e pressão dos Estados Unidos. A declaração foi uma […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Trump ordena corte nas importações de petróleo iraniano e reacende tensão com Teerã, que promete resistência.
Irã diz que não tolerará ameaças e pressões dos EUA / WANA / Reuters

Após novas sanções dos EUA, Irã reafirma apoio à diplomacia, mas rejeita ameaças e pressões vindas de Washington


O Ministério das Relações Exteriores do Irã afirmou nesta sexta-feira (2) que, apesar de permanecer comprometido com a via diplomática, o país não tolerará as abordagens de ameaça e pressão dos Estados Unidos.

A declaração foi uma resposta a uma publicação do presidente norte-americano, Donald Trump, na plataforma Truth Social, na quinta-feira, ordenando a interrupção imediata de todas as compras de petróleo ou produtos petroquímicos iranianos. O ministério também reagiu às novas sanções impostas pelos EUA esta semana contra indivíduos e entidades do Irã e de outros países.

“Enquanto reafirma seu compromisso com a diplomacia e sua disposição para continuar as negociações (indiretas mediadas por Omã com os EUA), a República Islâmica do Irã não aceitará, em nenhuma circunstância, abordagens baseadas em ameaças e pressão”, disse o ministério.

Teerã condenou veementemente a continuidade das sanções “ilegais” e da pressão dos EUA contra o Irã e seus parceiros comerciais, classificando-as como mais uma prova de que a nação iraniana tem motivos para desconfiar da seriedade norte-americana no caminho diplomático.

O ministério destacou que, durante as recentes negociações com os EUA, os representantes iranianos apresentaram as “posições e demandas legítimas” do país, baseadas no direito internacional, incluindo o uso pacífico da energia nuclear e o fim das sanções “cruéis”. O objetivo, segundo o comunicado, é alcançar um acordo “justo, lógico e sustentável”.

Irã e EUA realizaram a primeira e a terceira rodadas de negociações indiretas em Mascate (Omã), nos dias 12 e 26 de abril, e a segunda em Roma (Itália), no dia 19. A quarta rodada, prevista para sábado em Roma, foi adiada sem nova data definida devido a “razões logísticas”, segundo Omã.

Com informações de Xinhua*

, , , , , , , , , , , ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes