Eleito há poucas semanas presidente da Associação de Cidades e Municípios do BRICS+, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, divulgou uma nota de solidariedade ao prefeito de Teerã, capital do Irã, que está sob ataque criminoso de Israel e dos Estados Unidos.
A nota de Quaquá foi assinada em sua qualidade de presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e expressa apoio às populações que vivem em zonas de conflito ao redor do mundo.
Íntegra da nota:
“A ABM expressa sua profunda solidariedade a todas as populações e aos gestores municipais que atuam em zonas de conflito ao redor do mundo, representados aqui pelo prefeito de Teerã, Alireza Zakani, que recentemente esteve conosco na Assembleia Geral da Associação de Cidades e Municípios BRICS+ em Maricá/RJ.
Nossos pensamentos estão com estas comunidades e todos os prefeitos e prefeitas que, em meio a crises humanitárias e guerras, trabalham incansavelmente para proteger suas populações e manter viva a esperança de paz.
Nos somamos ao apelo por soluções diplomáticas que garantam segurança, dignidade e direitos humanos para todos os afetados por estes conflitos, incluindo os prefeitos/as brasileiros que se encontram em missão e permanecem em áreas de tensão.
Acreditamos no poder da cooperação entre cidades como caminho para a construção de um futuro mais pacífico. Seguiremos firmes neste compromisso.”
A Assembleia dos BRICS+ em Maricá
A nota faz referência à recente Assembleia Geral da Associação de Cidades e Municípios BRICS+ realizada em Maricá entre os dias 26 e 28 de maio de 2025, na Arena da Barra. O evento reuniu lideranças municipais de 26 países e serviu como preparativo para a Cúpula dos BRICS no Rio de Janeiro, marcada para 6 e 7 de julho no Museu de Arte Moderna.
Durante a assembleia, Quaquá foi eleito por unanimidade para a presidência da Associação de Cidades e Municípios do BRICS+. Ele já comandava a Associação Brasileira de Municípios (ABM) e agora lidera uma associação vinculada a um bloco que representa 40% da economia mundial e quase metade da população global.
Entre as autoridades presentes no evento, destacaram-se o prefeito do Rio, Eduardo Paes, presidente da Frente Nacional de Prefeitos, e Ilsur Metshin, prefeito de Kazan (Rússia), que presidia a associação desde sua fundação em 2024.
O BRICS, originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, expandiu-se significativamente nos últimos anos. Em 2024, o bloco incorporou seis novos membros: Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Irã e Indonésia. Além disso, em janeiro de 2025, foram anunciados nove países parceiros: Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!