O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atribuiu a derrota dos republicanos nas eleições municipais de Nova York à paralisação parcial do governo federal — já em seu 35º dia — e à ausência de sua candidatura nas cédulas. Em publicação feita em sua rede social Truth, Trump afirmou que esses fatores foram decisivos para a vitória do democrata Zohran Mamdani na disputa pela prefeitura da maior cidade do país.
Segundo o presidente, essa análise teria sido corroborada por “institutos de pesquisa”, embora ele não tenha citado nenhuma fonte específica. Com 87% das urnas apuradas, Mamdani liderava com 50,4% dos votos, seguido pelo ex-governador Andrew Cuomo (41,5%) e pelo candidato republicano Curtis Sliwa (7,2%). A eleição também registrou recorde de participação, com cerca de 2 milhões de eleitores indo às urnas.
Além de comentar o resultado, Trump aproveitou para defender mudanças no sistema político e eleitoral norte-americano. Ele reforçou seu apelo pelo fim do filibuster — prática no Senado que permite adiar ou bloquear votações — e defendeu a aprovação de reformas eleitorais, como a exigência de documento oficial com foto para votar e o fim do voto por correspondência.
Em sua postagem, o presidente ainda fez um apelo dramático: “Salvem nossa Suprema Corte da manipulação” e pediu que se evite “a inclusão de dois novos estados no sistema eleitoral”, em clara referência às discussões sobre a possível incorporação de Washington, D.C., e Porto Rico como estados plenos da União.
A vitória de Mamdani é vista como um sinal de fortalecimento da oposição democrata e pode influenciar o cenário político nacional nos próximos meses.


Ewerton Siqueira
05/11/2025 - 10h45
Não foi não Mister Trump! A causa principal é a economia. Vosso governo está levando o povo americano pro buraco. Inflação alta e desemprego. Não basta só combater o desemprego, mas, o povo americano está sendo espremido pelos baixos salários.