Menu

Operação fecha ferros-velhos e mira roubo de cabos em cidade do Rio

Ação conjunta da Prefeitura e da Polícia Civil apreende cabos e equipamentos públicos, identifica furto de energia e reforça combate à receptação em Maricá A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Energias Renováveis e Iluminação Pública, participou na manhã desta terça-feira (20/01) de uma ação conjunta com a Polícia Civil para combater o […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ação integrada tem como objetivo reduzir prejuízos aos cofres públicos e manter iluminação para não impactar a população
Prefeitura de Maricá e Polícia Civil fecham dois ferros-velhos em operação contra furtos de cabos elétricos e dano ao patrimônio público / Reprodução

Ação conjunta da Prefeitura e da Polícia Civil apreende cabos e equipamentos públicos, identifica furto de energia e reforça combate à receptação em Maricá


A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Energias Renováveis e Iluminação Pública, participou na manhã desta terça-feira (20/01) de uma ação conjunta com a Polícia Civil para combater o roubo de cabos e materiais elétricos públicos no município. A operação ocorreu em dois ferros-velhos no bairro de Inoã, onde foram apreendidos diversos itens furtados, como cabos, refletores, luminárias de alumínio, carcaças de reator, quadros de energia e postes, além da constatação de furto de energia em um dos estabelecimentos.

Em um dos ferros-velhos, uma pessoa foi autuada por furto de energia e também está sendo investigada por portar equipamento patrimoniado da Cedae. Segundo a Polícia Civil, há investigações em andamento e uma operação contínua voltada ao combate ao furto de patrimônios públicos no município.

Um levantamento feito pela Secretaria de Energias Renováveis e Iluminação Pública mostrou que os materiais apreendidos são semelhantes aos utilizados na iluminação pública da cidade. O impacto financeiro causado por esses furtos foi estimado em cerca de R$ 1 milhão apenas em 2025. As ocorrências atingem bairros como Araçatiba, Bambuí, Boqueirão, Itaipuaçu e Inoã, além de pontos estratégicos como a RJ-106, calçadões e áreas com postes decorativos. No ano passado, aproximadamente 20 mil metros de cabos foram roubados.

“Mesmo diante desses crimes, a Prefeitura não deixa a população ser prejudicada. Essa operação mostra que o poder público está atuando de forma firme e integrada. Além de repor o material furtado, estamos trabalhando para reprimir a receptação e desarticular quem lucra com o furto do patrimônio público”, afirmou a secretária de Energias Renováveis e Iluminação Pública, Verônica Costa.

Segundo a Polícia Civil, entre o fim de 2025 e o início de 2026, são agora seis ferros-velhos fechados na cidade em decorrência dessas ações de fiscalização. A população é orientada a denunciar casos de furto ou vandalismo pelos canais: Polícia Militar (190), Disque Denúncia (2253-1157), Secretaria de Iluminação (21 99649-5256 / WhatsApp 21 99673-7511) ou pelo Instagram @iluminacaomarica.

, , , ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes