Menu

STF suspende julgamento sobre direito ao silêncio em abordagem policial

0 Comentários🗣️🔥 Nesta quarta-feira (15 de abril de 2026), durante sessão no Supremo Tribunal Federal (STF), a Corte adiou o julgamento que definirá se suspeitos da prática de crimes devem ser obrigatoriamente informados sobre o direito ao silêncio ao serem abordados pela polícia. A análise do caso foi interrompida por um pedido de vista do […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Nesta quarta-feira (15 de abril de 2026), durante sessão no Supremo Tribunal Federal (STF), a Corte adiou o julgamento que definirá se suspeitos da prática de crimes devem ser obrigatoriamente informados sobre o direito ao silêncio ao serem abordados pela polícia.

A análise do caso foi interrompida por um pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes. No momento, não há data prevista para a retomada do julgamento. A Corte deve decidir sobre a aplicação do direito constitucional à não autoincriminação durante a inquirição informal de um suspeito no decorrer de uma ocorrência policial.

O julgamento teve início em outubro do ano passado, quando o relator do caso, ministro Edson Fachin, entendeu que o direito constitucional ao silêncio deve ser estendido às abordagens policiais para evitar confissões informais obtidas por agentes. Em seguida, os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Nunes Marques votaram acompanhando a tese do relator.

Na sessão de hoje, o ministro André Mendonça apresentou divergência. Para o magistrado, embora o direito ao silêncio seja uma garantia assegurada constitucionalmente a qualquer cidadão em qualquer contexto, a polícia não teria a obrigatoriedade de alertar expressamente sobre a existência desse direito durante a abordagem.

“A pessoa tem direito ao silêncio, esse direito é assegurado constitucionalmente a qualquer cidadão, em qualquer contexto. Outra coisa é a obrigatoriedade da autoridade policial fazer a expressa consignação da existência desse direito”, afirmou o ministro durante o julgamento.

Ao justificar o pedido de vista, Alexandre de Moraes ressaltou que a decisão da Corte terá impacto significativo na segurança pública e pode levar à anulação de investigações. “Aparentemente é uma mudança banal, mas pode levar a centenas de nulidades e de [soltura de] criminosos nas ruas”, declarou o ministro.

Fonte: Agência Brasil

, ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes