Oscar uniu o país em torno das quadras, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nesta sexta-feira (17), em sua rede social, mensagem de pesar pela morte de Oscar Schmidt, ídolo do basquete brasileiro, que faleceu em Santana de Parnaíba (SP).

Lula disse que o ex-jogador foi um “exemplo de obstinação, talento e de amor à camisa da Seleção” e “uniu o país em torno das quadras, com arremessos inesquecíveis e liderança indiscutível”.

“Sua dedicação elevou o nome do país e fez dele inspiração para gerações de atletas e amantes do esporte. Neste momento de pesar, deixo minha solidariedade à família, aos amigos e à legião de fãs que ele conquistou no esporte”, afirmou o presidente.

Na seleção principal de basquete do Brasil, Oscar, conhecido como Mão Santa, foi campeão sul-americano, ganhou medalha de bronze no Mundial de 1978, e conquistou o ouro no Pan-Americano de 1987.

Em 1979, venceu a Copa William Jones, o mundial interclubes. No ano seguinte, disputou sua primeira Olimpíada, em Moscou. Ele participou de outras quatro edições dos Jogos Olímpicos — Los Angeles (1984), Seul (1988), Barcelona (1992) e Atlanta (1996) — totalizando cinco participação olímpicas consecutivas, sendo o maior cestinha da história dos Jogos com 1.093 pontos.

Oscar Schmidt, um dos maiores nomes da história do basquete mundial, faleceu nesta sexta-feira (17), em Santana de Parnaíba (SP), na Grande São Paulo. De acordo com a prefeitura, ele passou mal em sua residência e foi encaminhado ao Hospital e Maternidade Municipal Santa Ana (HMSA), já em parada cardiorrespiratória, chegando à unidade sem vida.

Ele enfrentou um tumor cerebral por cerca de 15 anos. Em 2022, declarou-se curado da doença, interrompendo tratamentos ativos.

Ao longo de sua carreira, marcou 49.973 pontos no total (clube e seleção), sendo 7.693 pela seleção brasileira em 326 partidas.

Fonte: Agência Brasil.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.