Menu

China reforça papel nas negociações entre Irã e EUA com visita de Araghchi a Pequim

10 Comentários🗣️🔥 Ilustração editorial sobre China reforça papel nas negociações entre Irã e EUA com visita de Araghchi a Pequim. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro) A visita do ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, à China evidencia o crescente protagonismo de Pequim nas tratativas entre Teerã e Washington. Embora as negociações tenham contado […]

10 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ilustração editorial sobre China reforça papel nas negociações entre Irã e EUA com visita de Araghchi a Pequim. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro)

A visita do ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, à China evidencia o crescente protagonismo de Pequim nas tratativas entre Teerã e Washington. Embora as negociações tenham contado com Omã como mediador tradicional, a diplomacia chinesa tem ampliado seu envolvimento, mantendo diálogos frequentes com representantes dos países do Golfo Pérsico.

Segundo o professor Ding Long, do Instituto de Estudos sobre o Oriente Médio da Universidade de Estudos Internacionais de Xangai, a China busca persuadir o Irã a adotar uma postura mais realista e ativa nas próximas etapas das conversações. Araghchi, por sua vez, parece interessado em manter a diplomacia chinesa informada sobre o andamento do diálogo com os Estados Unidos e sobre os recentes desdobramentos no estratégico estreito de Ormuz.

Teerã também espera que Pequim pressione a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos a evitar novas ações de retaliação, especialmente diante do aumento recente das tensões entre Abu Dhabi e o governo iraniano. A relevância da China nesse tabuleiro é amplificada pelo impacto que o conflito exerce sobre o fornecimento global de energia, os preços do petróleo e as cadeias industriais e de suprimento, tema que tem despertado forte interesse da opinião pública chinesa.

Após passagem de Araghchi por Moscou, o Irã busca demonstrar aos Estados Unidos que não se encontra isolado no plano internacional. Para a China, maior importadora de petróleo bruto do mundo, atuar como interlocutora qualificada nesse cenário é estratégico, pois qualquer escalada militar no Golfo afetaria diretamente sua segurança energética.

O movimento ocorre em um momento de intensa atividade diplomática entre Pequim e os principais atores do Oriente Médio, conforme detalhou o portal da RFI em sua cobertura sobre a passagem de Araghchi pela capital chinesa. O analista Ding Long avalia que a postura iraniana de manter Pequim informada sobre cada passo das negociações reflete o reconhecimento de que, sem o aval chinês, qualquer arquitetura de segurança duradoura no Golfo Pérsico tende a ser frágil.

A diplomacia iraniana enfrenta o desafio de equilibrar pressões internas por uma resposta dura aos Estados Unidos com a necessidade de evitar um isolamento econômico ainda maior. Nesse contexto, o triângulo formado por Teerã, Moscou e Pequim ganha contornos de eixo estratégico, oferecendo ao Irã profundidade política e econômica diante das sanções ocidentais.

Para Pequim, o engajamento direto com o Irã também representa uma oportunidade de consolidar sua imagem como mediador alternativo aos Estados Unidos no Oriente Médio, especialmente após a retomada das relações diplomáticas entre Riad e Teerã, costurada com auxílio chinês. A visita de Araghchi reforça assim a ambição de Pequim de moldar uma nova ordem regional, na qual a estabilidade do Golfo deixe de depender exclusivamente da arquitetura de segurança liderada por Washington.


Leia também: Irã apresenta proposta de paz aos EUA e cobra resposta de Washington


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ricardo Almeida

06/05/2026

Rick, seu comentário é um clássico exemplo de como o “liberalismo de buteco” ignora que o Estado chinês existe justamente para financiar sua própria política externa — sem depender de impostos de cidadão nenhum. Enquanto isso, Renato tem razão no diagnóstico, mas falta lembrar que o “capitalismo de Estado” chinês é tão imperialista quanto o americano, só que mais pragmático. No fim, o que importa é que a China está surfando na crise de hegemonia dos EUA, não fazendo caridade.

Rick Ancap

06/05/2026

Renato Professor, para de lacrar com Lênin e vai arrumar um trampo de verdade que pague seus próprios impostos ao invés de viver de bolsa.

    João Batista

    06/05/2026

    Rick, irmão, Jesus chamou gente simples como pescadores e cobradores de impostos — não mandou ninguém julgar o trabalho alheio. Enquanto você critica a bolsa do outro, tem gente passando fome e a China tentando evitar mais uma guerra no Oriente Médio.

Tonho Patriota

06/05/2026

ESSA CHINA QUERENDO SE METER EM TUDO É COMUNISMO PURO! FAZ O L!

    Renato Professor

    06/05/2026

    Tonho, “comunismo puro” é quando um Estado burguês com capitalismo de Estado amplia sua influência geopolítica mediando conflitos entre potências imperialistas? Você precisa urgentemente ler O Estado e a Revolução, do Lênin, antes de repetir jargão de gabinete.

Eduardo Nogueira

06/05/2026

China querendo pagar de paz mundial enquanto o Ocidente se desmancha. Bia, para de engolir discurso de regime autoritário, Irã enforca gay e oprime mulher, isso que é valor “ocidental” que tu defende?

    Mariana Oliveira

    06/05/2026

    Eduardo, seu comentário levanta um ponto que merece ser aprofundado, mas acho que você está misturando alvos. Ninguém aqui está defendendo o regime iraniano — e a Bia Carioca, pelo que li, também não fez isso. Ela criticou a hipocrisia dos “valores ocidentais” como justificativa para intervenções históricas, o que é bem diferente de aplaudir teocracia. O problema é que, quando se aponta violações de direitos humanos no Irã, a conversa frequentemente para por aí, como se a denúncia seletiva fosse suficiente para limpar a barra do Ocidente. Kimberlé Crenshaw, ao formular a interseccionalidade, nos ensina que opressões não podem ser hierarquizadas de forma descontextualizada: a misoginia e a LGBTfobia do regime iraniano são reais e brutais, mas usá-las como escudo para ignorar o papel dos EUA e seus aliados na desestabilização da região é um truque retórico velho.

    Você menciona que o Irã enforca gays e oprime mulheres. Isso é fato. Mas a pergunta que fica é: desde quando a política externa estadunidense se pautou pela defesa consistente desses grupos? Os EUA são aliados da Arábia Saudita, onde execuções de LGBTQIA+ também ocorrem e mulheres vivem sob tutela masculina. Apoiaram golpes no Irã em 1953, no Chile em 1973, e sustentam regimes autoritários quando convém. bell hooks, em “O feminismo é para todo mundo”, lembra que a luta contra a opressão não pode ser seletiva nem servir a projetos imperialistas. Se a preocupação com mulheres e gays iranianos fosse genuína e estrutural, a pressão seria igualmente aplicada a todos os parceiros geopolíticos, não apenas aos adversários.

    A China, por sua vez, não está bancando a “paz mundial” por altruísmo, claro. Age por interesse estratégico — quer estabilidade energética e rotas comerciais. Mas o método dela, até agora, tem sido sentar à mesa com todas as partes, sem pré-condições moralizantes. Enquanto isso, a abordagem ocidental, com sanções unilaterais e ameaças de bombardeio, aprofunda o sofrimento justamente das populações mais vulneráveis, incluindo as mulheres e dissidentes que você diz defender. Sanções econômicas não derrubam regimes autoritários; elas encarecem comida e remédio, e quem paga a conta são sempre os mesmos: pobres, mulheres, minorias. Se você quer de fato combater a opressão no Irã, talvez valha a pena questionar por que as ferramentas usadas pelo Ocidente historicamente fortalecem o discurso nacionalista do regime em vez de enfraquecê-lo.

    Mariana Alves

    06/05/2026

    Eduardo, você toca num ponto que merece ser destrinchado com cuidado, porque há uma confusão conceitual que atravessa seu comentário e que, se não for desfeita, inviabiliza qualquer análise minimamente materialista da geopolítica. Você acusa a China de “querer pagar de paz mundial” enquanto o Ocidente “se desmancha”, e emenda uma crítica ao Irã com base em violações de direitos humanos — como se esses dois planos (a mediação chinesa e o caráter do regime iraniano) fossem a mesma coisa. Não são. A China não está no papel de mediadora porque defende os valores republicanos ou os direitos humanos no sentido iluminista. Ela está lá porque o sistema interestatal capitalista, em sua fase de crise hegemônica, exige novos arranjos para evitar que a competição interimperialista escale para uma guerra de grandes proporções. A China age como um capitalista de Estado que precisa garantir fluxos de energia e rotas comerciais estáveis — e o Irã é um nó central nessa logística. Não há virtude moral aí, há cálculo de classe e de acumulação.

    Agora, sobre o Irã: você está certo ao apontar que se trata de um regime teocrático reacionário, que executa homossexuais, oprime mulheres e sufoca a classe trabalhadora com uma ditadura clerical. Mas daí a concluir que a China não deveria negociar com ele, ou que a Bia Carioca estaria “engolindo discurso de regime autoritário” por criticar a hipocrisia ocidental, há um salto lógico que só beneficia a narrativa do imperialismo estadunidense. Os EUA sentam à mesa com a Arábia Saudita — uma monarquia absoluta que decapita dissidentes, bombardeia crianças no Iêmen e financia o wahhabismo exportador de intolerância — e ninguém diz que estão “defendendo valores ocidentais”. Por que o Irã seria o limite moral? Porque o regime iraniano é um adversário geopolítico dos EUA, não porque é mais ou menos bárbaro que os aliados de Washington. A seletividade moral é o motor da propaganda imperialista: condena-se o inimigo com a mesma ferramenta que se absolve o aliado.

    O que você chama de “valores ocidentais” é, na prática, um discurso de legitimação para a intervenção. Não há valor ocidental algum na destruição da Líbia, no apoio ao golpe no Chile ou no bloqueio a Cuba. O Ocidente liberal se desmancha não porque a China está crescendo, mas porque o capitalismo financeirizado gerou desigualdades insustentáveis, porque a democracia burguesa se revelou uma fachada para a captura corporativa do Estado, porque a OTAN expandiu a guerra até as fronteiras da Rússia — e agora colhe a instabilidade. A China não precisa nos dar lições de democracia para ser um ator racional no tabuleiro. Ela é um regime autoritário capitalista que negocia com outro regime autoritário capitalista (o Irã) para preservar seus interesses de classe. O problema não é a China sentar com o Irã; o problema é acreditarmos que o Ocidente tem alguma superioridade moral para criticar essa mesa. Enquanto a esquerda e a direita disputarem quem condena mais o Irã, o verdadeiro jogo — a reconfiguração da divisão internacional do trabalho e a guerra interimperialista — segue sem nós.

Roberto Lima

06/05/2026

Mais um capítulo dessa novela onde a China aparece como a grande mediadora, enquanto os EUA perdem espaço no tabuleiro global. O que me preocupa é ver o Irã, um regime que claramente não compartilha dos nossos valores ocidentais, sendo tratado como interlocutor legítimo. Parece que o mundo está virando de ponta-cabeça.

    Bia Carioca

    06/05/2026

    Roberto, “valores ocidentais” é a mesma desculpa que usam pra intervir no Oriente Médio há décadas. A China senta pra conversar com quem for preciso pra evitar mais uma guerra, enquanto os EUA só sabem bombardear e impor sanções.


Leia mais

Recentes

Recentes