Hong Kong captou HK$27,6 bilhões (US$3,5 bilhões) por meio de uma emissão de títulos verdes e de infraestrutura destinados a financiar a Northern Metropolis e projetos de transformação de baixo carbono.
Segundo a Autoridade Monetária de Hong Kong, a oferta atraiu investidores de mais de 30 mercados da Ásia, Europa, Oriente Médio e Américas, sinalizando a confiança de investidores institucionais globais no desenvolvimento de Hong Kong.
Os pedidos totalizaram cerca de HK$239 bilhões, 8,6 vezes o tamanho da oferta.
Segundo o secretário de Finanças Paul Chan Mo-po, a emissão levanta capital para projetos-chave de infraestrutura, incluindo a Northern Metropolis, facilitando assim a conclusão antecipada de projetos para o bem da economia e do sustento da população.
Chan afirmou ainda que os títulos verdes do governo apoiam projetos de transformação de baixo carbono e consolidam o desenvolvimento de Hong Kong como centro de finanças verdes e sustentáveis.
A operação compreendeu cinco tranches em quatro moedas: HK$3 bilhões em títulos de infraestrutura de 30 anos a 3,95 por cento; duas tranches em renminbi de 6 bilhões de yuans cada – uma de 20 anos a 2,6 por cento e outra de 30 anos a 2,7 por cento; US$500 milhões em tranche de infraestrutura de cinco anos a 4,052 por cento; e 750 milhões de euros em tranche verde de oito anos a 3,119 por cento.
Os títulos foram precificados após roadshow virtual em 6 de maio e devem ser liquidados em 14 de maio, com listagens na bolsa de valores de Hong Kong e na Bolsa de Valores de Londres.
Segundo Chan, o governo continuou a emitir títulos de longo prazo em dólares de Hong Kong e renminbi para fomentar o desenvolvimento dos mercados de renda fixa e câmbio. A emissão de títulos em renminbi enriquecerá ainda mais a oferta de produtos offshore em renminbi, melhorará a curva de rendimento offshore em renminbi e promoverá a internacionalização do renminbi.
Fonte: SCMP