A Mitsui O.S.K. Lines, uma das principais empresas de transporte marítimo do Japão, não pagou pedágio pelo trânsito de três de seus navios pelo estreito de Ormuz em abril. O presidente da companhia, Jotaro Tamura, revelou a informação em entrevista ao jornal Nikkei.
Um dos navios é um metaneiro registrado no Panamá e operado em parceria com uma estatal de Omã. Os outros dois são navios de gás liquefeito de petróleo registrados na Índia e pertencentes a uma empresa afiliada à MOL.
Tamura afirmou que a decisão reflete a convicção da empresa de que a liberdade de navegação deve ser garantida conforme as normas internacionais. A MOL não pretende pagar taxas de trânsito no futuro.
A companhia não detalhou os motivos que permitiram o trânsito sem pagamento. A MOL trabalha com autoridades para assegurar a segurança da navegação, enquanto outros navios vinculados à empresa permanecem no Golfo Pérsico.
O Governo do Irã exige que navios comerciais e petroleiros coordenem previamente sua passagem com as autoridades locais. A República Islâmica desenvolve legislação para formalizar a cobrança de pedágios na rota marítima, exercendo soberania sobre uma das passagens mais estratégicas do planeta.
A postura da MOL representa um desafio à iniciativa iraniana de regulamentar o trânsito pelo estreito. O estreito de Ormuz mantém importância central para o comércio global de energia em meio às crescentes tensões regionais.
Com informações de ACTUALIDAD.
Leia também: Trump pressiona petroleiras dos EUA para aumentarem a produção após tensão com Irã
📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho
Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.
if(!email) { responses.innerHTML = "Por favor, insira um e-mail válido."; return; }
button.innerText = "Enviando..."; button.style.opacity = "0.7"; button.disabled = true; responses.innerHTML = "";
// Transforma a action nativa em endpoint JSONP e anexa os dados var formAction = this.action.replace('/post?', '/post-json?'); var formData = new FormData(this); var url = formAction;
for (var pair of formData.entries()) { url += "&" + encodeURIComponent(pair[0]) + "=" + encodeURIComponent(pair[1]); }
var script = document.createElement('script'); var callbackName = 'mailchimpCallback' + new Date().getTime(); window[callbackName] = function(data) { button.innerText = "ASSINAR"; button.style.opacity = "1"; button.disabled = false;
if (data.result === 'success') { responses.innerHTML = "✅ Inscrição confirmada com sucesso! Bem-vindo(a) ao O Cafezinho."; document.getElementById('mce-EMAIL-ajax').value = ''; } else { var msg = data.msg || ""; if(msg.includes('is already subscribed')) { msg = "⚠️ Este e-mail já está assinado na nossa newsletter."; } else if(msg.includes('too many')) { msg = "⚠️ Muitas tentativas. Tente novamente mais tarde."; } else if(msg.includes('domain')) { msg = "⚠️ O domínio do e-mail é inválido."; } else { msg = "⚠️ Erro: " + msg; } msg = msg.replace(/^[0-9]+\s-\s/, ''); responses.innerHTML = "" + msg + ""; } delete window[callbackName]; document.body.removeChild(script); };
url = url + '&c=' + callbackName; script.src = url; document.body.appendChild(script); });