A Mitsui O.S.K. Lines, uma das principais empresas de transporte marítimo do Japão, não pagou pedágio pelo trânsito de três de seus navios pelo estreito de Ormuz em abril. O presidente da companhia, Jotaro Tamura, revelou a informação em entrevista ao jornal Nikkei.
Um dos navios é um metaneiro registrado no Panamá e operado em parceria com uma estatal de Omã. Os outros dois são navios de gás liquefeito de petróleo registrados na Índia e pertencentes a uma empresa afiliada à MOL.
Tamura afirmou que a decisão reflete a convicção da empresa de que a liberdade de navegação deve ser garantida conforme as normas internacionais. A MOL não pretende pagar taxas de trânsito no futuro.
A companhia não detalhou os motivos que permitiram o trânsito sem pagamento. A MOL trabalha com autoridades para assegurar a segurança da navegação, enquanto outros navios vinculados à empresa permanecem no Golfo Pérsico.
O Governo do Irã exige que navios comerciais e petroleiros coordenem previamente sua passagem com as autoridades locais. A República Islâmica desenvolve legislação para formalizar a cobrança de pedágios na rota marítima, exercendo soberania sobre uma das passagens mais estratégicas do planeta.
A postura da MOL representa um desafio à iniciativa iraniana de regulamentar o trânsito pelo estreito. O estreito de Ormuz mantém importância central para o comércio global de energia em meio às crescentes tensões regionais.
Com informações de ACTUALIDAD.
Leia também: Trump pressiona petroleiras dos EUA para aumentarem a produção após tensão com Irã
📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho
Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!