A metrópole de Montpellier, no sul da França, adotou o transporte público gratuito desde dezembro de 2022 e já registra uma queda de 27% no uso de carros, conforme relatou a vice-presidente de Transporte e Mobilidade da cidade, Julie Frêche.
A medida atendeu demandas sociais e ambientais intensificadas por marchas climáticas juvenis e protestos dos coletes amarelos. O prefeito Michaël Delafosse implementou a gratuidade dentro de um conceito de ambientalismo positivo, que evita penalizar a população.
A gratuidade abrange os 31 municípios da região metropolitana de Montpellier Méditerranée. O financiamento vem do imposto Versement Mobilité, cobrado de empresas com 11 ou mais funcionários.
A arrecadação desse tributo saltou de 90 milhões para 124 milhões de euros anuais, impulsionada pela atratividade econômica da região. As autoridades também expandiram a rede com a extensão da linha 1 do bonde e a inauguração da linha 5, que atende cerca de 100 mil moradores.
A oferta de serviços cresceu com um adicional de 1 milhão de quilômetros percorridos anualmente pelos veículos da rede. Essas mudanças geraram um crescimento de 39% no número de passageiros.
Ao mesmo tempo, o uso de bicicletas dobrou e o deslocamento a pé aumentou 67%. Frêche afirmou que o transporte público gratuito complementa outras formas de mobilidade sustentável em vez de competir com elas.
As autoridades reforçaram a segurança com a criação de uma força policial dedicada ao transporte e o aumento no número de fiscais. O orçamento anual da operação atinge 138 milhões de euros, sendo que o custo líquido da gratuidade representa apenas 5% do orçamento metropolitano.
A iniciativa melhorou significativamente a qualidade de vida dos moradores e transformou a percepção sobre a cidade. Montpellier serve hoje como exemplo de integração entre inclusão social e sustentabilidade ambiental.
Frêche destacou a importância de oferecer alternativas viáveis e acessíveis sem adotar uma abordagem punitiva em relação aos automóveis. Os resultados detalhados podem ser conferidos no portal da metrópole Montpellier Méditerranée.
Com informações de RAILWAYGAZETTE.
📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho
Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.
if(!email) { responses.innerHTML = "Por favor, insira um e-mail válido."; return; }
button.innerText = "Enviando..."; button.style.opacity = "0.7"; button.disabled = true; responses.innerHTML = "";
// Transforma a action nativa em endpoint JSONP e anexa os dados var formAction = this.action.replace('/post?', '/post-json?'); var formData = new FormData(this); var url = formAction;
for (var pair of formData.entries()) { url += "&" + encodeURIComponent(pair[0]) + "=" + encodeURIComponent(pair[1]); }
var script = document.createElement('script'); var callbackName = 'mailchimpCallback' + new Date().getTime(); window[callbackName] = function(data) { button.innerText = "ASSINAR"; button.style.opacity = "1"; button.disabled = false;
if (data.result === 'success') { responses.innerHTML = "✅ Inscrição confirmada com sucesso! Bem-vindo(a) ao O Cafezinho."; document.getElementById('mce-EMAIL-ajax').value = ''; } else { var msg = data.msg || ""; if(msg.includes('is already subscribed')) { msg = "⚠️ Este e-mail já está assinado na nossa newsletter."; } else if(msg.includes('too many')) { msg = "⚠️ Muitas tentativas. Tente novamente mais tarde."; } else if(msg.includes('domain')) { msg = "⚠️ O domínio do e-mail é inválido."; } else { msg = "⚠️ Erro: " + msg; } msg = msg.replace(/^[0-9]+\s-\s/, ''); responses.innerHTML = "" + msg + ""; } delete window[callbackName]; document.body.removeChild(script); };
url = url + '&c=' + callbackName; script.src = url; document.body.appendChild(script); });