Menu

Transporte público gratuito derruba uso de carros em 27% em Montpellier

0 Comentários🗣️🔥 Ilustração editorial sobre Transporte público gratuito derruba uso de carros em 27% em Montpellier. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro) A metrópole de Montpellier, no sul da França, adotou o transporte público gratuito desde dezembro de 2022 e já registra uma queda de 27% no uso de carros, conforme relatou a vice-presidente de Transporte […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ilustração editorial sobre Transporte público gratuito derruba uso de carros em 27% em Montpellier. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro)

A metrópole de Montpellier, no sul da França, adotou o transporte público gratuito desde dezembro de 2022 e já registra uma queda de 27% no uso de carros, conforme relatou a vice-presidente de Transporte e Mobilidade da cidade, Julie Frêche.

A medida atendeu demandas sociais e ambientais intensificadas por marchas climáticas juvenis e protestos dos coletes amarelos. O prefeito Michaël Delafosse implementou a gratuidade dentro de um conceito de ambientalismo positivo, que evita penalizar a população.

A gratuidade abrange os 31 municípios da região metropolitana de Montpellier Méditerranée. O financiamento vem do imposto Versement Mobilité, cobrado de empresas com 11 ou mais funcionários.

A arrecadação desse tributo saltou de 90 milhões para 124 milhões de euros anuais, impulsionada pela atratividade econômica da região. As autoridades também expandiram a rede com a extensão da linha 1 do bonde e a inauguração da linha 5, que atende cerca de 100 mil moradores.

A oferta de serviços cresceu com um adicional de 1 milhão de quilômetros percorridos anualmente pelos veículos da rede. Essas mudanças geraram um crescimento de 39% no número de passageiros.

Ao mesmo tempo, o uso de bicicletas dobrou e o deslocamento a pé aumentou 67%. Frêche afirmou que o transporte público gratuito complementa outras formas de mobilidade sustentável em vez de competir com elas.

As autoridades reforçaram a segurança com a criação de uma força policial dedicada ao transporte e o aumento no número de fiscais. O orçamento anual da operação atinge 138 milhões de euros, sendo que o custo líquido da gratuidade representa apenas 5% do orçamento metropolitano.

A iniciativa melhorou significativamente a qualidade de vida dos moradores e transformou a percepção sobre a cidade. Montpellier serve hoje como exemplo de integração entre inclusão social e sustentabilidade ambiental.

Frêche destacou a importância de oferecer alternativas viáveis e acessíveis sem adotar uma abordagem punitiva em relação aos automóveis. Os resultados detalhados podem ser conferidos no portal da metrópole Montpellier Méditerranée.

Com informações de RAILWAYGAZETTE.


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes