Irã afirma que segurança regional não depende mais dos EUA após guerra de 40 dias

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyyed Abbas Araghchi, e o ministro das Relações Exteriores da Malásia, Mohamad Hasan. (Foto: en.mehrnews.com)

O ministro das Relações Exteriores da República Islâmica do Irã, Seyyed Abbas Araghchi, reuniu-se com o chanceler da Malásia, Mohamad Hasan, durante a Cúpula dos Ministros das Relações Exteriores do BRICS em Nova Délhi.

Araghchi destacou que a guerra de 40 dias marcou um ponto de inflexão na segurança da Ásia Ocidental. Ele afirmou que a região não pode mais depender dos Estados Unidos ou de Israel para garantir sua estabilidade.

O ministro iraniano ressaltou que os países da região reconheceram a interdependência de sua segurança. Araghchi enfatizou que o conflito não foi um evento isolado, mas sim um marco para a arquitetura de segurança regional.

Durante o encontro, Araghchi agradeceu ao governo malaio pelo apoio durante a guerra imposta ao Irã. Ele mencionou a condenação da Malásia ao assassinato de crianças em Minab como exemplo de solidariedade.

Araghchi abordou as mudanças no Estreito de Ormuz após o conflito. Ele lembrou que, antes da agressão dos EUA e Israel, o Irã e Omã ofereciam serviços gratuitos de segurança e navegação aos navios em trânsito.

O ministro responsabilizou Washington e Tel Aviv pela interrupção no Estreito de Ormuz. Ele afirmou que novos mecanismos de segurança regional serão necessários devido à agressão ilegal sofrida pelo Irã.

O chanceler malaio reafirmou as relações positivas entre Malásia e Irã. Mohamad Hasan destacou a oposição de seu país ao uso da força nas relações internacionais e defendeu a ampliação do diálogo diplomático.

Ambos os países concordaram em fortalecer a cooperação bilateral. A reunião foi noticiada pelo portal Mehr News.


Leia também: Lavrov acusa EUA e Israel de atacarem o Irã para impedir reconciliação de Teerã com países árabes


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.