Irã e Índia reforçam cooperação para estabilidade regional no BRICS

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyyed Abbas Araghchi, e seu homólogo indiano em reunião em Nova Delhi. (Foto: en.mehrnews.com)

O ministro das Relações Exteriores da República Islâmica do Irã, Seyyed Abbas Araghchi, reuniu-se com seu homólogo indiano durante o encontro dos ministros das Relações Exteriores do BRICS em Nova Délhi.

A reunião abordou a situação pós-conflito, o cessar-fogo vigente e as negociações de paz em curso, além dos desdobramentos no Estreito de Ormuz.

Araghchi agradeceu à Índia pela organização do evento e destacou a qualidade das consultas bilaterais realizadas.

O chanceler iraniano expressou confiança de que, sob a presidência indiana, o BRICS alcançará maior coordenação entre seus membros.

Araghchi atualizou o ministro indiano sobre os desenvolvimentos recentes após o conflito, incluindo o estado do cessar-fogo e as negociações para encerrar o conflito.

Os dois lados discutiram a segurança marítima no Estreito de Ormuz e a estabilidade regional.

O ministro das Relações Exteriores da Índia reafirmou a amizade histórica entre os dois países e o apoio a soluções diplomáticas para disputas internacionais.

Ambos os lados concordaram em manter consultas contínuas para fortalecer a relação bilateral.

Mais informações podem ser consultadas no portal Mehr News.


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.