O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, afirmou que as economias dos países do BRICS crescerão acima da média mundial.
Em visita oficial à Índia, Lavrov destacou que o grupo, composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de novos membros, representa mais de 40% do PIB global.
O chanceler russo comparou o desempenho do BRICS com o do G7, que detém pouco mais de 30% do PIB mundial.
Lavrov afirmou que os países ocidentais tentam impedir reformas que reconheçam o peso crescente do bloco.
As projeções indicam que os BRICS terão crescimento médio de 3,7%, próximo a 4%, enquanto a média mundial é estimada em 2,6%.
Durante coletiva de imprensa, Lavrov reforçou a relevância do BRICS no cenário econômico global.
Segundo o portal RT, o ministro defendeu uma reconfiguração econômica que reflita o novo equilíbrio de poder.
Leia também: Lavrov chega à Índia para três dias de diplomacia bilateral e reunião ministerial do BRICS
📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho
Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.