Governo Lula lança programa de crédito de R$ 30 bilhões para motoristas

O presidente Lula sorri e gesticula durante pronunciamento, com a bandeira do Brasil ao fundo. (Foto: metropoles.com)

O governo federal, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está prestes a oficializar um novo programa de crédito destinado a taxistas e motoristas de aplicativos. Com um montante de até R$ 30 bilhões, o objetivo é facilitar a aquisição de veículos novos, oferecendo taxas de juros mais baixas. Esta iniciativa surge em um momento estratégico, visando aumentar a popularidade de Lula em um ano eleitoral, conforme relatado pelo Metrópoles.

O programa estabelece critérios específicos para participação, incluindo a exigência de que motoristas de aplicativos tenham cadastro ativo há pelo menos 12 meses e tenham realizado um mínimo de 100 corridas no período. Taxistas registrados e em atividade também são elegíveis para o crédito. Os veículos a serem adquiridos devem ser novos, com valor máximo de R$ 150 mil, e atender a critérios de sustentabilidade, como serem flex, híbridos flex, elétricos ou movidos exclusivamente a etanol.

Além disso, apenas carros fabricados por montadoras habilitadas no Programa Mover do governo federal serão elegíveis. A medida provisória que destina os recursos será assinada por Lula em São Paulo, marcando um passo significativo na política de incentivo à renovação da frota de veículos no Brasil.

O processo para acessar o programa inclui o cadastro na plataforma oficial gov.br/movebrasil, seguido pela autorização do uso de dados para análise de elegibilidade. A confirmação da participação deve ocorrer em até cinco dias após o cadastro. A partir de 19 de junho, motoristas habilitados poderão escolher veículos de até R$ 150 mil e procurar instituições financeiras credenciadas para solicitar o financiamento.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, no terceiro trimestre de 2024, o Brasil contava com mais de 1,9 milhão de trabalhadores de aplicativo, dos quais cerca de 964 mil atuavam no transporte de passageiros. Recentemente, o Metrópoles destacou que o governo mobilizou R$ 68,52 bilhões em recursos para medidas em benefício da população, reforçando sua estratégia de aumentar a popularidade através de políticas públicas eficazes.


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.