Irã apresenta plano de paz aos EUA e exige retirada de tropas da região

Um homem caminha entre as bandeiras dos Estados Unidos e do Irã. (Foto: actualidad.rt.com)

O vice-ministro de Assuntos Jurídicos e Internacionais da Chancelaria iraniana, Kazem Gharibabadi, detalhou a proposta de Teerã a Washington. A iniciativa busca preservar os interesses nacionais do Irã e encerrar a guerra no Oriente Médio.

O plano iraniano inclui o direito ao enriquecimento de urânio para fins pacíficos, o fim da guerra em todas as frentes e o levantamento do bloqueio marítimo imposto pelos EUA. O Irã também exige a liberação de seus ativos, reparação por danos causados pela guerra e a retirada das forças americanas da região.

As negociações são mediadas pelo Paquistão, segundo o porta-voz da Chancelaria iraniana, Esmaeil Baghaei. Ele reforçou que o direito do Irã ao enriquecimento de urânio está garantido pelo Tratado de Não Proliferação Nuclear.

Os Estados Unidos rejeitaram o plano de 14 pontos apresentado pelo Irã. Washington apresentou contrapropostas, incluindo a não compensação por danos e a entrega de 400 quilos de urânio iraniano.

Os EUA condicionaram o fim das hostilidades à conclusão das negociações. A tensão persiste mesmo após uma trégua alcançada em abril, após quase 40 dias de confrontos.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou a resposta iraniana como insuficiente e ameaçou um ataque em grande escala. Líderes regionais intervieram para adiar a escalada militar.

Para mais informações sobre a proposta iraniana, acesse o portal RT.


Leia também: Irã ameaça interromper fornecimento de petróleo em retaliação a ataques dos EUA


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.