O vice-ministro de Assuntos Jurídicos e Internacionais da Chancelaria iraniana, Kazem Gharibabadi, detalhou a proposta de Teerã a Washington. A iniciativa busca preservar os interesses nacionais do Irã e encerrar a guerra no Oriente Médio.
O plano iraniano inclui o direito ao enriquecimento de urânio para fins pacíficos, o fim da guerra em todas as frentes e o levantamento do bloqueio marítimo imposto pelos EUA. O Irã também exige a liberação de seus ativos, reparação por danos causados pela guerra e a retirada das forças americanas da região.
As negociações são mediadas pelo Paquistão, segundo o porta-voz da Chancelaria iraniana, Esmaeil Baghaei. Ele reforçou que o direito do Irã ao enriquecimento de urânio está garantido pelo Tratado de Não Proliferação Nuclear.
Os Estados Unidos rejeitaram o plano de 14 pontos apresentado pelo Irã. Washington apresentou contrapropostas, incluindo a não compensação por danos e a entrega de 400 quilos de urânio iraniano.
Os EUA condicionaram o fim das hostilidades à conclusão das negociações. A tensão persiste mesmo após uma trégua alcançada em abril, após quase 40 dias de confrontos.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou a resposta iraniana como insuficiente e ameaçou um ataque em grande escala. Líderes regionais intervieram para adiar a escalada militar.
Para mais informações sobre a proposta iraniana, acesse o portal RT.
Leia também: Irã ameaça interromper fornecimento de petróleo em retaliação a ataques dos EUA
📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho
Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.