Rússia e Belarus realizam exercícios conjuntos com forças nucleares estratégicas

Bandeira da Rússia tremula sob o céu azul. (Foto: en.mehrnews.com)

A Rússia iniciou exercícios militares envolvendo suas forças nucleares estratégicas, com a participação de mais de 64 mil militares e cerca de 7.800 equipamentos.

Os treinamentos incluem mais de 200 lançadores de mísseis, 140 aeronaves, 73 navios de superfície e 13 submarinos. As operações abrangem a Força de Mísseis Estratégicos, frotas do Norte e do Pacífico, além de comandos de aviação de longo alcance e distritos militares.

O objetivo é aprimorar o controle e comando das tropas durante medidas de dissuasão nuclear. Os exercícios também avaliam a prontidão dos centros de comando e a interoperabilidade entre as unidades envolvidas.

A atividade inclui lançamentos de teste de mísseis balísticos e de cruzeiro em campos de prática russos. Unidades das forças nucleares russas e bielorrussas treinam conjuntamente o uso de armas nucleares táticas.

O Ministério da Defesa da Belarus confirmou a participação em exercícios focados no suporte logístico e na entrega de munições nucleares. As manobras fazem parte do treinamento do Estado da União Rússia-Belarus e não visam ameaçar terceiros países.

Leia mais na reportagem do Mehr News.


Leia também: Lukashenko critica acusações e defende armas nucleares em Belarus como medida defensiva


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.