Lula anuncia reenvio de indicação de Jorge Messias ao STF após derrota no Senado

Ilustração editorial sobre Lula anuncia reenvio de indicação de Jorge Messias ao STF após derrota no Senado. (Ilustração: Cafezinho / Wan 2.6)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que insistirá na indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal.

Lula fez a declaração em evento em Laranjeiras, Sergipe, classificando a rejeição anterior como uma questão política, não técnica.

Fiquei triste quando rejeitaram, porque não foi por incompetência jurídica ou porque tem ficha suja. Ele é um homem íntegro, mas foi derrotado por política, afirmou o presidente. E o que vai acontecer? Vou mandar o Messias outra vez.

A rejeição de Messias pelo Senado em abril representou um revés para o Palácio do Planalto. Nos bastidores, Lula sinalizou a aliados o desejo de reapresentar o nome do AGU, considerando a derrota injusta.

Um obstáculo regimental impede que indicações rejeitadas sejam reapreciadas no mesmo ano legislativo. A regra, estabelecida pela Mesa do Senado, poderia barrar nova votação sobre Messias em 2026.

Aliados do governo avaliam que a superação desse entrave é possível, pois trata-se de norma infralegal. A manobra dependeria da disposição do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, em pautar novamente a indicação.

A insistência de Lula em Messias reflete confiança no perfil técnico e na lealdade política do advogado-geral. Messias atuou como advogado da campanha de Lula em 2018 e como subchefe de Assuntos Jurídicos da Presidência.

A decisão de reenviar o nome também simboliza enfrentamento político. O governo busca consolidar sua base no Legislativo e evitar enfraquecimento na autoridade presidencial sobre indicações ao STF.

A negociação com Alcolumbre será decisiva nos próximos meses. O desfecho terá implicações diretas na composição do Supremo e no equilíbrio entre os poderes da República.

Leia mais sobre o assunto na Carta Capital.


Leia também: Lula desafia Senado e reenvia indicação de Jorge Messias ao STF


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.