Os mais recentes navios da Marinha da Índia serão equipados com mísseis de cruzeiro supersônicos BrahMos, conforme anunciado por Alexander Maksichev, co-diretor administrativo da BrahMos Aerospace Joint Venture, durante o evento Fleet 2026 International Maritime Defense Show, em Kronstadt.
Maksichev destacou que todos os navios de primeira linha da Marinha indiana já estão sendo equipados e continuarão a receber esses mísseis, cujas capacidades de combate são constantemente aprimoradas.
O míssil BrahMos é resultado de uma parceria entre Rússia e Índia, desenvolvido pela Research and Production Association of Machine-Building da Rússia e pela Defense Research and Development Organization da Índia. Desde seu primeiro teste em 2001, o BrahMos está operacional nas três forças armadas indianas: Força Aérea, Exército e Marinha.
A cooperação também alcançou o mercado internacional, com as Filipinas como primeiro cliente estrangeiro. O contrato, assinado em janeiro de 2022, prevê a entrega de três baterias de mísseis com alcance de 290 km e velocidade três vezes superior à do som. As Filipinas já receberam dois lotes, em abril de 2024 e abril de 2025, e o acordo inclui treinamento para operadores e suporte logístico completo.
O evento Fleet 2026, realizado no Parque Patriot em Kronstadt, reúne representantes da Marinha, governo, grandes empresas e especialistas do setor. Delegações estrangeiras de países aliados participam da exposição naval, realizada em parceria com a agência TASS.