A melhor pesquisa de todas

16.06.2026 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Reunião com a Primeira-Ministra do Japão, Sanae Takaichi, em Évian-les-Bains - França. Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, consolidou seu avanço rumo à disputa presidencial de 2026 ao registrar 41.8% das intenções de voto no cenário estimulado de primeiro turno, abrindo uma vantagem expressiva sobre a concorrência direta. Os números detalhados do levantamento foram divulgados pelo portal oficial da Confederação Nacional do Transporte após a coleta presencial realizada pela tradicional pesquisa CNT/MDA com 2.002 eleitores sob o número de registro BR-04256/2026 no Tribunal Superior Eleitoral. A pesquisa custou R$ 230.038,00.

Na segunda colocação das preferências eleitorais, o senador da República, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), registrou queda ao oscilar para 28.2% das intenções de voto e demonstrar perda de tração política entre os eleitores de centro. O favoritismo do atual mandatário petista foi confirmado no levantamento de voto espontâneo, no qual o presidente lidera com 34.6% das citações contra 19.8% do parlamentar fluminense, indicando um recall consolidado da gestão federal.

O estudo estatístico simulou ainda um eventual confronto de segundo turno direto entre os dois postulantes, apontando que o presidente Lula venceria a disputa por 49.3% contra 36.8% do adversário, consolidando uma diferença superior a doze pontos percentuais. Essa tendência de crescimento se alinha à melhora da aprovação pessoal do chefe de Estado, que alcançou 48.8% nesta rodada, enquanto a avaliação positiva da administração federal ficou com 35.3% contra 34.3% de rejeição.

No campo estratégico de segurança pública e relações exteriores, a pesquisa revelou uma profunda preocupação da opinião pública brasileira com a interferência do governo dos Estados Unidos no território nacional. Um total de 61.7% dos entrevistados declarou que uma intervenção estrangeira na repressão a facções locais prejudicaria gravemente a soberania nacional sobre riquezas estratégicas como a Amazônia e os minerais raros.

A forte resistência popular a investidas militares norte-americanas fica ainda mais evidente na oposição majoritária à atuação direta de tropas estrangeiras nas operações policiais do país. Embora setores da direita tentem legitimar a presença de forças externas sob o pretexto de combater o crime organizado, 41.5% do eleitorado se posicionou totalmente contra qualquer ação coordenada com Washington nas grandes metrópoles.

A insatisfação com a segurança pública nacional atinge 45.9% da população, indicando que a sociedade cobra medidas enérgicas do governo federal, mas rejeita ceder a soberania jurídica e territorial para potências estrangeiras. O atual cenário favorece a polarização em torno de Lula, enquanto a oposição liderada pelo ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, demonstra dificuldades para furar o teto eleitoral de sua base ideológica.

O levantamento da Confederação Nacional do Transporte foi realizado presencialmente em pontos de fluxo e domicílios de diversas regiões do país. Este artigo contou com informações coletadas diretamente a partir do relatório oficial da pesquisa.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.