Trump anunciou nesse mês a taxação de 30% sobre os produtos importados da UE para os EUA e impôs ao bloco o “acesso total e aberto ao mercado dos Estados Unidos sem que nenhuma tarifa seja cobrada”. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, rebateu nesse sábado (12) afirmando que existe a possibilidade da União Europeia adotar “contramedidas proporcionais”.
Em um comunicado, ela declarou: “tomaremos todas as medidas necessárias para salvaguardar os interesses da União Europeia, incluindo a adoção de contramedidas proporcionais, se necessário”.
A nova taxação entrará em vigor no primeiro dia de agosto, e a UE tenta firmar um acordo com os EUA que não seja tão agressivo com sua economia. Trump parece estar relutante, e afirmou recentemente que o bloco teve anos para discutir com a Casa Branca os déficits comerciais estadunidenses na balança comercial, levando-o a tomar essa medida pela falta de uma solução concreta.
Em resposta, Von der Leyen disse que a União Europeia tem priorizado uma solução rápida com os Estados Unidos e vai continuar trabalhando para atingir um consenso até a data estipulada.


Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!