Menu

Chefe do Pentágono escancara união do governo Trump com evangélicos reacionários

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, republicou na última quinta-feira (7) um vídeo na rede social X em que pastores cristãos afirmam que mulheres não devem ter o direito de votar. Doug Wilson, o pastor principal do vídeo, já declarou que apoiaria a revogação da 19ª Emenda da Constituição — a mesma […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
O secretário da Defesa dos EUA, Pete Hegseth. Foto: REUTERS/Jonathan Ernst

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, republicou na última quinta-feira (7) um vídeo na rede social X em que pastores cristãos afirmam que mulheres não devem ter o direito de votar.

https://twitter.com/canonpress/status/1953553752721649806

Doug Wilson, o pastor principal do vídeo, já declarou que apoiaria a revogação da 19ª Emenda da Constituição — a mesma que garante às mulheres o direito de votar —, embora tente minimizar o tema dizendo que não é prioridade. Defende ainda a proibição total do aborto e a criminalização da homossexualidade. Dentro de sua igreja, mulheres são impedidas de ocupar cargos de liderança, sob a justificativa de que “a Bíblia diz que isso não deve acontecer”.

O discurso também é replicado por outros líderes da congregação. O pastor Toby Sumpter, por exemplo, afirma que o voto deveria ser “em família” e sob o comando do homem, reforçando a ideia de submissão feminina. Em um dos trechos, uma fiel chega a declarar que seu marido “é o chefe da casa” e que ela “é submissa a ele”.

O alcance da influência de Wilson ficou evidente no último domingo (3), quando uma filial de sua igreja foi inaugurada em Washington, capital dos EUA, com a presença do apresentador e comentarista político Pete Hegseth, acompanhado da família. O evento marcou mais um passo da aproximação entre religião e Estado, já que Hegseth é aliado de Wilson e figura próxima de integrantes do governo.

Hegseth, que nega acusações de abuso sexual, consumo excessivo de álcool e múltiplas infidelidades conjugais, recebeu de Wilson um “selo de reabilitação espiritual”: segundo o pastor, ele agora “vive como um homem cristão deveria viver”.

A influência religiosa no governo não para por aí. Um Escritório de Fé foi criado recentemente na Casa Branca, e Hegseth passou a promover cultos mensais dentro do próprio Pentágono. O movimento que reforça a crescente presença de uma agenda religiosa ultraconservadora no centro do poder político americano.

, , ,
Apoie o Cafezinho

Lucas Allabi

Jornalista em formação pela PUC-SP e apaixonado pelo Sul Global. Escreve principalmente sobre política e economia. Instagram: @lu.allab

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes