Menu

Bolsonaristas não conseguem emplacar nomes de peso na CPMI do INSS

Pedro Venceslau, no CNN Arena, fez uma análise da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), afirmando que a oposição sofreu uma derrota significativa ao não emplacar nomes bolsonaristas significantes em sua formação. Para presidir a Comissão, o escolhido foi o senador Omar Aziz (PSD-AM), considerado um aliado do presidente […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Presidente Davi Alcolumbre comunicou a instalação da CPMI na semana passada. Foto: Marcos Oliveira/Agencia Senado

Pedro Venceslau, no CNN Arena, fez uma análise da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), afirmando que a oposição sofreu uma derrota significativa ao não emplacar nomes bolsonaristas significantes em sua formação.

Para presidir a Comissão, o escolhido foi o senador Omar Aziz (PSD-AM), considerado um aliado do presidente Lula (PT). Para a relatoria, o designado foi o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO), que já votou em pautas do mesmo lado que bolsonaristas, mas é identificado como uma personalidade pouco radical.

A CPMI, composta por 30 parlamentares, igualmente divididos entre 15 senadores e 15 deputados, terá fortes nomes governistas, como Renan Calheiros (MDB-AL), que já teve atuação de peso na CPMI da Covid, e Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da comissão que investigou os atos golpistas de 8 de janeiro.

Já a oposição bolsonarista decidiu escalar nomes conhecidos mais pelo radicalismo ideológico do que pela capacidade de investigação: Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro de Bolsonaro e um dos artífices de sua blindagem política; Damares Alves (Republicanos-DF), que se notabilizou por pautas moralistas e polêmicas; Tereza Cristina (PP-MS), fiel representante do agronegócio alinhado ao bolsonarismo; e Rogério Marinho (PL-RN), ex-ministro do governo Bolsonaro. Para Venceslau, o grupo já deixou claro que pretende usar a CPMI como palanque político, tentando forçar uma narrativa de corrupção contra o governo atual.

, , , , ,
Apoie o Cafezinho

Lucas Allabi

Jornalista em formação pela PUC-SP e apaixonado pelo Sul Global. Escreve principalmente sobre política e economia. Instagram: @lu.allab

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes