Menu

Trump quer ímãs da China e ameaça o país com tarifas de 200%

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (25) que a China precisa fornecer mais ímãs ao seu país ou ele terá de “cobrar uma tarifa de 200% ou algo parecido” aos produtos chineses.  Em abril desse ano, a China incluiu diversos minérios de terras raras, como os ímãs, na lista de restrições de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Presidente dos EUA, Donald Trump, durante visita ao Kennedy Center, em Washington. Foto: REUTERS/Kevin Lamarque

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (25) que a China precisa fornecer mais ímãs ao seu país ou ele terá de “cobrar uma tarifa de 200% ou algo parecido” aos produtos chineses. 

Em abril desse ano, a China incluiu diversos minérios de terras raras, como os ímãs, na lista de restrições de exportação em retaliação ao aumento das tarifas pelos EUA. As matérias-primas provenientes dessas reservas são essenciais na produção de smartphones, carros elétricos e chips de última geração.

A fala de Trump vem em contramão das últimas medidas adotadas por ambos os países para amenizar a guerra tarifária. Em 11 de agosto, o Ministério do Comércio da China anunciou a prorrogação da suspensão de tarifas adicionais sobre produtos dos EUA por 90 dias. A medida foi adotada após Trump também assinar uma ordem executiva que estendeu a trégua tarifária com Pequim.

Devido ao acordo, as tarifas dos EUA sobre importações chinesas caíram de 145% para 30%, enquanto as taxas da China sobre produtos americanos foram reduzidas de 125% para 10%.

Uma nova onda de aumentos nas tarifas pode agravar ainda mais a crise interna nos EUA, além de chacoalhar o já acuado mercado internacional. Diversos aliados de Trump veem criticando sistematicamente a política tarifária do presidente, e os impactos das medidas estão sendo sentidos nos preços para o consumidor médio estadunidense.

, , , ,
Apoie o Cafezinho

Lucas Allabi

Jornalista em formação pela PUC-SP e apaixonado pelo Sul Global. Escreve principalmente sobre política e economia. Instagram: @lu.allab

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes