O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram por telefone nesta segunda-feira (6) e discutiram o impacto da tarifa de 50% imposta pelo governo americano sobre produtos brasileiros, em especial o café. Segundo apurou a BBC News Brasil, Trump admitiu que os EUA estão “sentindo falta” do café do Brasil, maior fornecedor do produto ao mercado americano.
Desde a adoção da tarifa, o preço do café nos Estados Unidos subiu 3,6% em agosto — a maior alta mensal em 14 anos — e acumula inflação de 20,9% em um ano. A medida reduziu em quase metade o volume exportado pelo Brasil aos EUA em setembro e derrubou em 31,5% o valor total das vendas, para US$ 113,8 milhões.
Durante a ligação, Lula pediu a retirada da tarifa e a revisão das sanções impostas a autoridades brasileiras. A conversa, descrita como “amistosa” pelo Palácio do Planalto, durou cerca de 30 minutos. Ambos afirmaram ter interesse em um encontro presencial “em breve”.
Trump comentou em tom leve que “pelo menos a ONU serviu para alguma coisa”, ao lembrar o breve contato entre os dois em Nova York no mês passado. Nas redes sociais, o republicano afirmou ter tido “uma ótima conversa” com Lula e disse que os países “se darão muito bem juntos”.


Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!