Menu

Lula suspende 3,4 milhões de multas de pedágio eletrônico e concede 200 dias para quitação

40 Comentários🗣️🔥 Veículos passam por praça de pedágio eletrônico em rodovia brasileira. (Foto: diariodocentrodomundo.com.br) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva suspendeu 3,4 milhões de multas geradas pelo sistema de pedágio eletrônico free flow e abriu prazo de 200 dias para que os motoristas regularizem as tarifas devidas sem novas autuações. O ministro dos Transportes, […]

40 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Veículos passam por praça de pedágio eletrônico em rodovia brasileira. (Foto: diariodocentrodomundo.com.br)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva suspendeu 3,4 milhões de multas geradas pelo sistema de pedágio eletrônico free flow e abriu prazo de 200 dias para que os motoristas regularizem as tarifas devidas sem novas autuações.

O ministro dos Transportes, George Santoro, detalhou a decisão e ressaltou o objetivo de dar previsibilidade aos usuários. O foco é corrigir falhas de integração tecnológica entre concessionárias e órgãos de trânsito.

Segundo o Diário do Centro do Mundo, as solicitações de regularização serão feitas diretamente aos departamentos estaduais de trânsito. Será exigido apenas o comprovante de pagamento do pedágio.

O free flow identifica o veículo por sensores, câmeras de leitura de placas ou etiquetas eletrônicas e lança a cobrança de forma automática, dispensando a parada nas praças físicas. A tecnologia foi adotada para dar fluidez ao tráfego e reduzir emissões de gases, mas divergências de cadastro entre bancos de dados geraram problemas para muitos usuários.

Santoro explicou que as concessionárias terão 100 dias para ajustar seus softwares, garantindo que a tarifa apareça simultaneamente no extrato do pedágio e na carteira digital de trânsito. A harmonização de sistemas era uma demanda antiga dos caminhoneiros e de associações de transporte de carga, que reclamavam de cobranças múltiplas por um mesmo trecho percorrido.

Durante o período de transição, o Ministério dos Transportes vai coordenar grupos técnicos com a Secretaria Nacional de Trânsito e com a Agência Nacional de Transportes Terrestres para validar testes de rastreamento em tempo real. A meta é que o usuário enxergue no aplicativo oficial o valor cobrado, a data, a hora e o ponto exato de passagem, reduzindo margem para contestação.

Entidades empresariais, como a Confederação Nacional dos Transportes, avaliaram positivamente o gesto federal. Elas pediram que o diálogo avance sobre a calibragem das tarifas, consideradas elevadas em alguns eixos rodoviários.

A Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias declarou que investirá em novas antenas de leitura e em treinamento de equipes para eliminar erros de cruzamento de dados. A iniciativa também se insere na estratégia de acelerar concessões que preveem o free flow como padrão, sobretudo em corredores que escoam produção agrícola do Centro-Oeste para portos do Sudeste.

O formato reduz o investimento obrigatório em praças físicas, permitindo que a concessionária direcione recursos para duplicação ou manutenção de pontes e viadutos. Apesar da suspensão temporária das multas, o governo reforçou que o não pagamento da tarifa dentro dos 200 dias seguirá gerando débito com a concessionária, podendo ser cobrado judicialmente no futuro.

A diferença crucial é que o infrator não perderá pontos na habilitação nem pagará valor multiplicado por fator punitivo, tornando a regularização financeiramente menos onerosa. Para quem já acumula infrações pelo free flow, a nova resolução suspende a exigência de curso de reciclagem durante o período de trégua, evitando que motoristas profissionais fiquem impedidos de exercer a atividade.

Técnicos do Ministério dos Transportes calculam que cerca de 40% das multas anuladas se concentram em três rodovias que adotaram o modelo ainda em fase piloto. Na avaliação do Palácio do Planalto, a medida reforça a imagem de um governo que ajusta as regras sem abandonar a inovação.

Fontes próximas à Casa Civil apontam que a solução equilibrada evita judicialização em massa e preserva a confiança do investidor estrangeiro em licitações futuras. Alguns estados alertaram para a necessidade de atualizar rapidamente seus próprios sistemas de arrecadação ligados ao registro de veículos.

O Ministério dos Transportes respondeu que disponibilizará linha de crédito com juros subsidiados do BNDES para que os Departamentos de Trânsito estaduais comprem servidores e ampliem largura de banda, garantindo sincronia de dados. Passado o período de carência, a legislação volta a ser aplicada com todo o rigor, inclusive a possibilidade de bloqueio do licenciamento anual para quem ignorar a quitação.

Santoro acrescentou que, após o prazo, não será mais possível alegar desconhecimento, pois a integração sistêmica já deverá estar consolidada. A suspensão das multas ocorre numa conjuntura em que o governo deseja impulsionar a economia sem descuidar da qualidade dos serviços públicos.

Ao apostar no free flow como ferramenta de modernização, Lula renova o compromisso com a logística eficiente e a redução dos custos de transporte. A medida busca conciliar a digitalização dos serviços com o tratamento equitativo aos usuários.


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Fernanda Oliveira

03/05/2026

Gente, ler o Padre Antônio e a Marta falando em “anistia pra irresponsável” me dá uma agonia. 3,4 milhões de multas não é número de caloteiro, é número de falha estrutural! O free flow foi um rolo só, mal sinalizado, mal explicado, e quem mais se ferra é o trabalhador que pega estrada todo dia. 200 dias é o mínimo pra desfazer essa bagunça, e olha que ainda é pouco pra compensar o estresse que esse sistema causou.

Marta Souza

03/05/2026

Mais uma intervenção estatal que trata cidadão como criança irresponsável. 3,4 milhões de multas não é erro do sistema, é calote mesmo — motorista que passa em pedágio sabe que tem que pagar. O governo, em vez de educar e cobrar, premia a inadimplência com 200 dias de anistia. Isso só reforça a cultura do jeitinho brasileiro.

    Maria Aparecida

    03/05/2026

    Marta, com todo respeito, mas chamar de calote 3,4 milhões de registros de um sistema que foi implantado sem campanha educativa e com falhas técnicas é ignorar que o erro maior foi do Estado, não do motorista que já enfrenta pedágio caro e salário apertado. A Bíblia nos ensina em Provérbios 31 que devemos julgar com justiça, e não punir o pobre por uma armadilha que o sistema criou.

Rodrigo Meireles

03/05/2026

Pragmaticamente falando, 3,4 milhões de multas é um número que indica falha de implementação, não só de “calote”. O free flow foi mal implantado, com sinalização confusa e falta de informação. Dar 200 dias para regularizar sem multa é razoável para resolver a bagunça administrativa, mas espero que isso venha acompanhado de um sistema de cobrança mais eficiente, senão vira anistia permanente e o custo sobra pra quem paga em dia.

Padre Antônio Rocha

03/05/2026

Mais uma medida que premia a irresponsabilidade. O cidadão que não paga pedágio está cometendo um ato contra o bem comum, e o governo, em vez de cobrar com rigor, abre 200 dias de anistia. Isso é o retrato de um Estado que trata o erro como se fosse virtude e abandona os princípios da justiça e da ordem. Onde vamos parar com essa cultura de que tudo se resolve com prazos e perdões?

Cíntia Alves

03/05/2026

O João Silva tocou num ponto que a galera mais punitivista ignora: o free flow foi implementado de forma apressada, com falhas de leitura e sinalização confusa. Não tô defendendo calote, mas 200 dias pra regularizar sem multa parece mais sensato do que simplesmente empurrar 3,4 milhões de autuações goela abaixo de motoristas que muitas vezes nem sabiam que deviam.

João Silva

03/05/2026

A Karina aí acha que 3,4 milhões de multas é “calote”, mas esquece que o free flow foi implantado às pressas, sem campanha educativa decente, enquanto a população já enfrenta um custo de vida absurdo. O problema não é o prazo de 200 dias, é um sistema que nasceu falho e joga o peso nas costas de quem já paga pedágio caríssimo. Medida paliativa que não enfrenta a lógica de mercado por trás dessas concessões.

Bia Carioca

03/05/2026

Karina, com todo respeito, mas chamar de “calote” uma medida que dá prazo pra regularizar é forçar a barra. O free flow foi implementado de forma desorganizada, com falhas de leitura de placa e comunicação confusa, e muita gente nem sabia que devia. Suspender as multas e dar 200 dias é o mínimo para corrigir a bagunça que o próprio sistema criou. Se fosse um governo que prioriza transporte público de verdade, a gente nem precisava discutir pedágio caro em rodovia duplicada.

Karina Libertária

03/05/2026

3,4 milhões de multas e o Lula dando calote nos cofres públicos, como sempre. O brasileiro adora uma mamata, não paga pedágio e ainda ganha 200 dias pra quitar a dívida? Ridículo. Quem trabalha e paga tudo em dia que se exploda, né? Lembrando que no free flow americano você paga online em minutos ou toma multa na hora, sem essa frescura de “prazo estendido”. Puro populismo pra agradar a base eleitoral.

Maria Silva

03/05/2026

Gente, pelo amor de Deus, vamos usar o bom senso. O sistema free flow tem falhas técnicas sérias, isso é fato, e muita gente tomou multa sem nem saber. Agora, 200 dias é um prazo mais do que justo pra quem quer pagar o que deve sem ser penalizado. O problema não é a medida em si, é saber se o governo vai aproveitar esse tempo pra corrigir os erros de leitura das placas e dar mais transparência. Se for só uma canetada populista sem arrumar a bagunça, aí sim é preocupante.

Letícia Fernandes

03/05/2026

A leitura dos comentários aqui postados revela um espectro que vai do punitivismo mais rasteiro — esse desejo quase patológico de ver o outro sendo esmagado pela máquina estatal, como se a dor alheia fosse combustível para uma moralidade de fachada — até a percepção, ainda que tímida, de que estamos diante de um problema estrutural que a suspensão das multas, isoladamente, não resolve. O que me parece ausente nessa discussão é a crítica ao próprio fundamento do free flow enquanto tecnologia de extração de valor. Não se trata de um mero “sistema mal feito” que precisa de ajustes técnicos, como sugere o Pedro com sua experiência legítima de motorista de aplicativo. Trata-se de um dispositivo que transforma o deslocamento — uma necessidade básica em um país com mobilidade urbana precária — em dívida, em passivo financeiro, em mais um nó na garganta do trabalhador que precisa se mover para vender sua força de trabalho.

O free flow é a expressão mais acabada da financeirização da infraestrutura rodoviária brasileira. As concessões foram desenhadas não para garantir o direito de ir e vir, mas para assegurar a rentabilidade do capital privado que comprou pedaços do território nacional a preço de banana durante os governos tucanos e, depois, com a continuidade do modelo nos governos petistas. Cada cancela eletrônica é um posto de cobrança que opera como uma máquina de transformar tempo de deslocamento em lucro para acionistas. E quando o sistema falha — e ele falha sistematicamente porque foi projetado para falhar, já que a multa é mais lucrativa que a tarifa paga em dia —, o Estado aparece não para questionar o modelo, mas para “perdoar” dívidas que, em grande parte, foram geradas por erro técnico da própria concessionária. Isso não é generosidade, é gestão de crise.

O Celio Fazendeiro, com sua verve punitivista digna de um feitor de escravos contemporâneo, acha que 200 dias é “piada” e que “devia era prender esses caloteiros”. Há uma tristeza profunda nesse tipo de fala: a incapacidade de enxergar que o motorista que passa no free flow e não paga não é um devedor contumaz, mas sim alguém que, na maioria das vezes, sequer sabe que deve. O sistema de cobrança é opaco, as placas são mal lidas, as notificações chegam em endereços desatualizados. E mesmo quando chegam, o valor da multa é tão superior ao da tarifa que funciona como uma sanção desproporcional, quase um confisco. O que o Celio chama de “responsabilidade” é, na verdade, a defesa de um sistema que criminaliza a pobreza e a informalidade. O motorista de aplicativo, o entregador, o trabalhador que mora na periferia e precisa usar a rodovia para chegar ao centro — esses são os verdadeiros alvos desse mecanismo.

A suspensão das multas, portanto, é uma medida paliativa que não toca na raiz do problema. Ela alivia a pressão imediata sobre 3,4 milhões de famílias, mas não desmonta a lógica perversa que transforma cada quilômetro rodado em potencial dívida. O que deveria estar em debate é a reestatização dessas rodovias, ou, no mínimo, a revisão dos contratos de concessão para que o pedágio deixe de ser uma barreira ao direito de locomoção e passe a ser financiado por um fundo público progressivo, baseado na renda. Enquanto a esquerda brasileira continuar tratando a infraestrutura como um tema menor, técnico, e não como uma questão de classe, estaremos apenas administrando a miséria com medidas como essa — necessárias, mas insuficientes. O Lula suspendeu as multas, mas não suspendeu a lógica que as produz. E enquanto não houver coragem para enfrentar o capital que controla as estradas, o free flow continuará sendo, para o trabalhador, uma máquina de produzir endividamento e desespero.

Pedro

03/05/2026

Pois é, Celio, falou bonito mas errou feio. Trabalho de motorista de app, passo em free flow todo santo dia e já tomei multa que nem sabia que existia porque a placa não leu direito. Não é calote, é sistema mal feito que cobra errado e depois ainda mete juros. 200 dias é o mínimo pra gente ter tempo de conferir cada cobrança sem ser penalizado duas vezes.

Paulo Ribeiro

03/05/2026

A leitura atenta dos comentários aqui publicados revela um espectro ideológico que vai do punitivismo rasteiro do Celio Fazendeiro — que confunde cobrança de pedágio com virtude moral — até a análise mais refinada da Julia Andrade, que percebeu a armadilha colonial embutida no sistema free flow. Mas creio que todos, de certa forma, ainda operam dentro do mesmo paradigma: o de que o problema se resolve no âmbito da gestão estatal ou da moralidade individual. É preciso ir mais fundo.

O que Lula fez ao suspender essas 3,4 milhões de multas não é, como querem os liberais de ocasião, um ato de populismo fiscal. Tampouco se trata, como alguns companheiros mais apressados gostariam, de uma simples medida de alívio para o trabalhador. Trata-se, na verdade, de um reconhecimento tácito — ainda que não formulado teoricamente — de que o Estado brasileiro vem operando como um aparelho ideológico a serviço da acumulação privada, usando a tecnologia não para democratizar o acesso, mas para criar novas formas de endividamento das classes subalternas.

O free flow, meus caros, é a materialização do que Althusser chamaria de “violência simbólica” travestida de eficiência técnica. Você não vê a catraca, não ouve o alerta, não tem o momento de decisão consciente de parar ou não parar. A dívida simplesmente se acumula, silenciosa, como a mais-valia se acumula no processo produtivo. E quando o cidadão descobre, já está devendo centenas de reais em multas que nunca foram efetivamente comunicadas. Isso não é falha de sistema — é característica do sistema. A comunicação precária, a sinalização deficiente, a ausência de notificação em tempo real: tudo isso compõe uma arquitetura de captura.

Dito isso, é preciso saudar a medida como um passo tático, mas alertar que ela não resolve a contradição de fundo. O que Mariátegui chamaria de “problema do território” segue intocado: rodovias concedidas à iniciativa privada que transformam o direito constitucional de ir e vir em mercadoria. A suspensão das multas, por mais bem-vinda que seja, não enfrenta a lógica do pedágio como instrumento de extração de renda. Enquanto não tivermos um debate sério sobre tarifação zero nas rodovias federais, financiamento público dos transportes e controle social das concessões, estaremos apenas administrando a barbárie com pequenos paliativos.

Aos que celebram os 200 dias como uma vitória, pergunto: e depois? O motorista continuará refém de um sistema que cobra sem avisar, que multa sem comunicar, que transforma cada deslocamento em potencial dívida. A esquerda precisa ir além da boa gestão da miséria e ousar pensar a mobilidade como direito fundamental, não como serviço tarifado. Enquanto isso, fiquemos com o respiro de 200 dias — mas sem perder de vista que o horizonte precisa ser outro.

Celio Fazendeiro

03/05/2026

Esse Lula é um irresponsável, só sabe dar canetada populista pra agradar vagabundo. 3,4 milhões de multas? Era pra cobrar tudo e ainda aumentar o valor, esse povo folgado tem que aprender a pagar pedágio igual todo mundo. 200 dias é piada, devia era prender esses caloteiros.

    Mariana Oliveira

    03/05/2026

    Célio, seu comentário reproduz exatamente a lógica punitivista que sustenta sistemas como o free flow: a ideia de que o problema é a suposta “folga” do trabalhador que não paga, e não a estrutura predatória que transforma deslocamento em dívida. Você chama de “vagabundo” e “caloteiro” quem foi multado por um sistema que, como a Julia apontou, falha tecnicamente e ainda criminaliza a pobreza. Kimberlé Crenshaw, ao formular a interseccionalidade, nos ensina que opressões se sobrepõem: aqui, raça, classe e território se cruzam para fazer com que o motorista pobre e periférico seja duplamente punido — primeiro pelo pedágio caro, depois pela multa por erro do sistema. bell hooks, em “Ensinando a Transgredir”, lembra que a punição nunca é neutra: ela sempre recai mais duramente sobre quem já está na margem. Suspender 3,4 milhões de multas não é “populismo”, é reconhecer que o Estado não pode terceirizar a fiscalização para empresas que lucram com o erro alheio.

    Você diz que “devia era prender esses caloteiros”. Mas prender por dívida de pedágio? Isso é um retrocesso medieval. O Brasil já superou a prisão por dívida civil (salvo pensão alimentícia), e por um bom motivo: criminalizar a pobreza não resolve a falta de transporte público de qualidade, não conserta o asfalto esburacado, não diminui o preço abusivo das concessões. O que você chama de “responsabilidade” é, na verdade, a naturalização de um sistema que extrai mais-valia do trabalhador que precisa se deslocar para vender sua força de trabalho — como o Caio e o João já apontaram. O free flow não é um erro técnico isolado; é um dispositivo de hegemonia que transforma o direito de ir e vir em mercadoria, e quem não pode pagar vira “vagabundo” aos olhos de quem acredita que mobilidade é privilégio, não direito.

    A medida de 200 dias para quitação, longe de ser “piada”, é um respiro mínimo para quem vive na corda bamba. Carlos Oliveira acertou ao dizer que o ideal seria cancelar tudo e redesenhar o sistema. Mas enquanto isso não acontece, suspender multas de um sistema quebrado é o mínimo da reparação. O que me preocupa no seu discurso, Célio, é a ausência total de solidariedade de classe. Você fala como se o trabalhador que erra o pagamento do pedágio fosse um aproveitador, e não alguém que, na correria do dia a dia, pode ter passado reto por uma cabine mal sinalizada ou com o sistema fora do ar. Se a gente for punir todo mundo que erra numa estrutura feita para errar, vamos prender o Brasil inteiro. Melhor seria exigir que o Estado regule as concessionárias e garanta que o sistema funcione antes de multar. Mas isso daria menos ibope do que chamar os outros de vagabundo, não é?

João Carvalho

03/05/2026

Adriana, larga mão de ser emocionada, pelo amor de Deus. O sistema free flow é uma piada, cancela que não funciona direito e ainda multa o cidadão por erro técnico. Suspender essas multas é o mínimo, não é favor de político não. Agora, 200 dias pra quitar? Devia era cancelar de vez e mandar arrumar o sistema, que é só mais um jeito de arrancar dinheiro do trabalhador.

    Caio Vieira

    03/05/2026

    Caro João Carvalho, sua observação sobre a falha estrutural do free flow como mecanismo de extração de mais-valia do trabalhador é precisa e ecoa a crítica de Adorno à indústria cultural: o sistema não falha por acaso, ele opera como um dispositivo de hegemonia que transforma o erro técnico em punição, consolidando a lógica do capital punitivo. No entanto, o cancelamento definitivo das multas, embora desejável, esbarra na correlação de forças — o que temos é um respiro tático, uma vitória parcial que, na esteira de Gramsci, deve ser usada para organizar a luta por uma regulação estatal que subordine o lucro ao direito de ir e vir.

    Ana Karine Xavante

    03/05/2026

    João, você tocou num ponto que me faz pensar na dimensão mais profunda desse debate. O free flow não é só uma piada de mal gosto ou um sistema mal calibrado — ele é a materialização de uma lógica colonial que trata o território como mercadoria e o deslocamento como privilégio, não como direito. Nas aldeias onde cresci, no Mato Grosso, a estrada nunca foi um lugar de cobrança, era um espaço de encontro, de troca, de passagem livre entre mundos. O que esse sistema faz é privatizar o próprio chão que pisamos, transformando cada quilômetro em dívida, cada deslocamento em potencial infração. Não é erro técnico, é projeto.

    Você disse que devia cancelar de vez e mandar arrumar o sistema. Concordo que 200 dias é um paliativo que não enfrenta a raiz do problema. Mas a pergunta que fica é: arrumar para quê? Para funcionar melhor na extração? O que precisamos é de uma discussão sobre mobilidade como bem comum, não sobre eficiência na cobrança. Enquanto a esquerda institucional fica nesse jogo de conceder prazos e fazer média com o mercado, as comunidades tradicionais seguem sendo empurradas para margens cada vez mais estreitas de circulação. O sistema free flow é apenas a versão asfaltada de um cerco mais antigo — o que rouba nosso direito de ir e vir sem ter que pagar pedágio para o Estado ou para o capital.

    E olha, não estou fazendo defesa de Lula nem de Bolsonaro aqui. Ambos os governos aprofundaram, em ritmos e retóricas diferentes, a mesma entrega do território à lógica extrativista. Suspender multas é o mínimo, sim, mas é o mínimo dentro de um jogo cujas regras já estão viciadas. O que a gente precisa é de uma radicalidade que vá além da denúncia do mau funcionamento — que questione por que diabos a gente aceita que o chão que nossos avós pisavam livremente hoje seja tarifado como se fosse mercadoria numa prateleira. Enquanto não encararmos isso, vamos continuar discutindo prazos de pagamento enquanto o sistema, em si, segue intacto.

    Carlos Oliveira

    03/05/2026

    João, concordo que o sistema é falho e que o trabalhador sempre se lasca no final. Mas, na prática, 200 dias pra quitar é um respiro pra quem vive na correria e não tem tempo de ficar contestando multa errada. O ideal era cancelar tudo e exigir um sistema que funcione de verdade, sem essa de terceirizar o erro pra empresa de pedágio.

    Julia Andrade

    03/05/2026

    João, você tem razão em apontar que o sistema free flow é falho e que suspender multas por erro técnico é o mínimo — não é favor, é reparação. Mas acho que seu comentário, embora certeiro na crítica ao caráter extrativista do sistema, reproduz um lugar-comum que me incomoda: a ideia de que “cancelar de vez” resolveria o problema, como se o free flow fosse um desvio isolado e não a expressão lógica de um modelo de mobilidade que transforma deslocamento em mercadoria. O debate não é sobre consertar ou extinguir um sistema técnico, mas sobre questionar por que aceitamos que o direito de ir e vir seja mediado por uma empresa privada que lucra com cada passagem — e que, quando falha, transfere o custo do erro para o trabalhador. A suspensão das multas é paliativa, sim, mas ela escancara a fragilidade de um pacto em que o cidadão é sempre o devedor.

    O que me parece mais profundo nessa história é a naturalização da vigilância como condição para a circulação. O free flow não é só uma cancela que não funciona; é um dispositivo que registra cada deslocamento, cada horário, cada rota — e que, combinado com outros sistemas de monitoramento, constrói um perfil de mobilidade que pode ser usado contra você em contextos que vão muito além do pedágio. Quando você defende o cancelamento puro e simples, corre o risco de cair numa armadilha liberal: a de achar que o problema é a má gestão de um sistema que, em si, é aceitável. Não é. O problema é que aceitamos que o Estado terceirize a fiscalização do trânsito para empresas cujo lucro depende da quantidade de multas e passagens — um incentivo perverso que transforma a via pública em zona de extração.

    E, falando em extração, acho que você tocou num ponto central quando chamou o free flow de “jeito de arrancar dinheiro do trabalhador”. Mas precisamos ir além: esse sistema opera dentro de uma lógica racializada e de classe. Quem mora na periferia e depende de rodovias para trabalhar é duplamente penalizado — paga mais pedágio proporcionalmente à renda e ainda enfrenta multas por erros que não cometeu. A suspensão de 3,4 milhões de multas não é só um gesto técnico; é o reconhecimento tácito de que o sistema penaliza justamente quem não tem tempo, recurso ou letramento digital para contestar cada cobrança. Os 200 dias para quitação são um respiro, mas não desmontam a estrutura que transforma o deslocamento em dívida. Enquanto não enfrentarmos essa arquitetura de vigilância e endividamento, estaremos apenas trocando a cor da multa — não abolindo a lógica que a produz.

Adriana Silva

03/05/2026

Faz o L e vai pra Cuba, seu comunista! Isso aí é só pra encher o bolso do Lula e do PT, enquanto o povo paga o pato.

    João Carlos da Silva

    03/05/2026

    Adriana, sua reação emocional desvia do que realmente importa: a medida suspende multas de um sistema falho que penaliza o cidadão por erro técnico, não por infração. Se você lesse Foucault em vez de repetir slogans, entenderia que o problema não é Lula ou PT, mas a lógica punitiva que transforma falha de infraestrutura em receita para o Estado ou para concessionárias.

Rick Ancap

03/05/2026

Helton, cala a boca, tiozão. O Estado criou a multa porque o sistema é uma bosta e você acha que isso é “ordem”. Privatiza tudo e acaba com pedágio estatal, aí sim a gente vê quem paga conta.

    Maura Santos

    03/05/2026

    Rick, privatizar tudo não vai mágicamente fazer as cancelas funcionarem — pergunta pro pessoal de SP que teve apagão nas rodovias na gestão Doria, quando a iniciativa privada já comandava tudo e o sistema simplesmente apagou. O problema não é estatal ou privado, é a falta de regulação séria, e seu discurso de “acabar com pedágio estatal” só ignora que o caos que você critica foi gestado justamente por concessões mal fiscalizadas.

    Renato Professor

    03/05/2026

    Rick, seu discurso privatista ignora que a maioria dos pedágios eletrônicos já é operada por concessionárias privadas — o problema não é “estatal” ou “privado”, é a lógica do lucro que transforma falha técnica em multa. Enquanto você berra por “privatizar tudo”, as empresas já estão aí multando até quem paga, e o Estado só está corrigindo uma distorção do próprio sistema que você defende.

    Lucas Pinto

    03/05/2026

    Rick, seu grito por “privatizar tudo” é tão ingênuo quanto o moralismo do Helton. Você acha que o problema é “estatal” vs “privado”, mas isso é só a superfície ideológica de um sistema que opera pela mesma lógica em ambos os casos: a acumulação de capital. O pedágio eletrônico, seja gerido por estatal ou concessionária privada, é uma tecnologia de captura de renda. Ele não foi criado para “organizar o trânsito”, mas para extrair valor de cada passagem de veículo, transformando o deslocamento em mercadoria. A multa não é um “erro do sistema”, é uma funcionalidade: ela penaliza o usuário que falha em pagar dentro do tempo exato que o algoritmo exige, transformando a falha técnica em lucro. O Estado não é “uma bosta” por acaso; ele é o garantidor desse contrato de exploração, seja com acionistas privados ou com a própria máquina pública.

    Você cai no mesmo fetiche do “cidadão de bem” do Helton, só que pelo avesso. Para ele, o problema é a “malandragem” do pobre que não paga; para você, o problema é o Estado que “atrapalha” o livre mercado. Ambos ignoram que o livre mercado, como diria Marx, é a esfera onde “a liberdade, a igualdade, a propriedade e Bentham reinam” — mas só para quem tem capital. O pobre que dirige um Uno 94 e toma uma multa de R$ 200 por um atraso de 3 segundos na cancela não é “malandro” nem “vítima do Estado”; ele é o elo mais frágil de uma cadeia de exploração que começa na concessão da rodovia e termina no lucro do fundo de investimento. Privatizar tudo não vai acabar com a multa; vai transformar cada cancelha em uma máquina de imprimir dinheiro para acionistas, com o Estado apenas fiscalizando o contrato. Pergunte para o pessoal de São Paulo que viu a CCR cobrar pedágio integral mesmo com as cancelas abertas durante os apagões — a “eficiência privada” é um mito.

    O que você chama de “ordem” é, na verdade, a violência simbólica de um sistema que naturaliza a punição como forma de gestão. Gramsci já mostrava que o consenso não se sustenta só com ideologia; ele precisa de coerção. A multa é a coerção disfarçada de “responsabilidade individual”. Perdoar 3,4 milhões de multas não é “esmola”, como diz o Helton, nem “intervenção estatal ineficiente”, como você diria; é um reconhecimento tático de que o sistema de cobrança é estruturalmente falho e que a punição em massa produz mais exclusão do que arrecadação. Mas isso não resolve o problema de fundo: enquanto a mobilidade for tratada como mercadoria, o pobre vai continuar sendo multado por existir. Seu discurso privatista, no fim das contas, só troca a camisa do Estado pela camisa da concessionária — o trabalhador continua pagando a conta.

Helton Barros

03/05/2026

Mais um “presente” do Lula pra quem não paga as contas em dia, enquanto o cidadão de bem que trabalha e paga tudo certinho continua sendo esfolado por esse governo. Isso não é perdão, é incentivo à malandragem. O Brasil precisa é de ordem, não de esmola com dinheiro suado do contribuinte.

    Ricardo Almeida

    03/05/2026

    Helton, sua dicotomia entre “cidadão de bem” e “malandro” ignora que o sistema de pedágio eletrônico foi desenhado para multar até quem paga, por falhas técnicas ou atrasos de segundos. Perdoar multas não é esmola, é reconhecer que o Estado e as concessionárias criaram uma armadilha burocrática para arrecadar em cima do erro alheio.

Zé Trovãozinho

03/05/2026

Ronaldo Pereira, você tocou no ponto certo. Enquanto isso, o povo aqui pagando pedágio caríssimo e ainda sendo multado por sistema mal explicado. Cadê o governo reduzindo tarifa? Só sabem perdoar multa, mas não baixam o valor do pedágio.

    Laura Silva

    03/05/2026

    Zé Trovãozinho, você levanta uma questão legítima e que toca no cerne do problema estrutural: por que o Estado, ao mesmo tempo que concede um alívio pontual ao trabalhador multado, não enfrenta o custo abusivo do pedágio em si? A resposta exige que a gente recuse o falso dilema entre “perdoar multa” e “reduzir tarifa”. Ambas as pautas são faces da mesma moeda: a financeirização da infraestrutura rodoviária brasileira. Desde os anos 1990, o modelo de concessão de rodovias foi desenhado para garantir lucro certo ao capital privado, com reajustes ancorados em índices de inflação e cláusulas que penalizam o usuário, nunca a concessionária. O pedágio caro não é um acidente de percurso; é a materialidade de um contrato que transfere renda do trabalhador que precisa se deslocar para o acionista que nunca pisa na estrada.

    A suspensão das multas e a dilação do prazo para quitação não são medidas “populistas” ou “irresponsáveis”, como alguns aqui sugeriram. São um reconhecimento tácito de que o sistema de cobrança eletrônica foi implementado de forma predatória, especialmente sobre a classe trabalhadora que não tem acesso a aplicativos bancários sofisticados ou que, na correria do dia a dia, simplesmente não consegue acompanhar prazos de vencimento de débitos que sequer recebeu em casa. O governo Lula, ao fazer isso, está corrigindo uma distorção criada pelo próprio mercado: a transformação de uma infração de trânsito em máquina de multar. Mas, concordo com você, isso é insuficiente. É como colocar um band-aid numa hemorragia.

    Onde está a revisão dos contratos de concessão? Onde está a auditoria dos lucros extraordinários das concessionárias, que durante a pandemia continuaram cobrando tarifa cheia enquanto o transporte coletivo colapsava? Onde está a proposta de tarifa social para trabalhadores de baixa renda, ou a integração do pedágio eletrônico com o sistema de transporte público? A sociologia marxista nos ensina que o Estado burguês, mesmo quando gerido por um governo de coalizão com pretensões progressistas, opera dentro dos limites da acumulação capitalista. A redução da tarifa de pedágio não virá por boa vontade, virá por pressão organizada dos trabalhadores e por uma correlação de forças que obrigue o governo a enfrentar o lobby poderosíssimo das construtoras e concessionárias.

    Portanto, sua cobrança é justa e necessária. Mas ela não pode ser feita de forma isolada, como se o perdão das multas fosse um gesto vazio. Ele é um primeiro passo, uma trégua numa guerra fiscal contra o trabalhador. O próximo passo, e aí a luta é de todos nós, é exigir que o governo use o poder regulatório que tem para renegociar os contratos, reduzir as tarifas e, quem sabe, avançar para um modelo de rodovias públicas, sem pedágio, financiado pelo orçamento geral, como deveria ser num país que se pretende minimamente justo. Enquanto a infraestrutura for tratada como mercadoria e não como direito, estaremos sempre discutindo qual a melhor forma de amenizar o estrago, em vez de evitar que ele aconteça.

    Lucas Andrade

    03/05/2026

    Zé, você toca no nervo exposto do capitalismo de concessão: o Estado socializa o perdão da multa, mas o lucro das concessionárias permanece intocável, como se a tarifa fosse um dado natural e não uma decisão política. Enquanto não enfrentarmos que a própria lógica do pedágio eletrônico é um dispositivo de controle que transforma dirigir em dívida, qualquer alívio será só anestesia.

    Samara Oliveira

    03/05/2026

    Zé, a Bíblia nos ensina a buscar justiça, não só perdão. Perdoar a multa é um ato de misericórdia, mas reduzir a tarifa seria enfrentar o poder econômico que explora o povo. Falta coragem política pra isso, e a gente precisa cobrar.

Silvia Ramos

03/05/2026

João Batista, o senhor falou tudo e ainda citou Tiago 5.4, que é palavra que não volta vazia. Esse governo brinca com o dinheiro alheio enquanto a família trabalhadora honra seus compromissos. Multa não se perdoa, se evita com responsabilidade e temor a Deus.

    Marcos Andrade Niterói

    03/05/2026

    Silvia, respeito sua fé, mas responsabilidade também é cobrar de quem sempre lucra: as concessionárias de pedágio. Enquanto isso, aqui em Niterói a gente vê na prática o que é gestão pública de verdade com Rodrigo Neves — túnel, mobilidade, metrô pra Baía —, não esse discurso de culpar o trabalhador que já paga caro pra se deslocar.

    Lucas Gomes

    03/05/2026

    Silvia, com todo respeito à sua fé, responsabilidade também é questionar por que o Estado transfere bilhões em subsídios para concessionárias enquanto o trabalhador paga o pato. Perdoar multa não é brincadeira, é reconhecer que o sistema de pedágio eletrônico foi desenhado para punir quem já está sufocado pela carestia.

    Ronaldo Pereira

    03/05/2026

    Silvia, com todo respeito à sua fé, a “família trabalhadora” que honra compromissos é a mesma que perdeu o emprego na pandemia e foi multada porque o sistema eletrônico não perdoa nem quem tá desempregado. O governo não tá brincando com dinheiro alheio, tá corrigindo uma armadilha desenhada pra arrancar até o último centavo de quem já vive no aperto.

Luiz Augusto

03/05/2026

Mais um presente eleitoreiro com o dinheiro do contribuinte. Enquanto isso, quem paga pedágio em dia financia o calote alheio. O mercado livre de infraestrutura já mostrou que funciona quando o Estado não interfere com bondades populistas.

    Célia Carmo

    03/05/2026

    Mercado livre é piada, Luiz Augusto, enquanto patrão lucra com pedágio abusivo e trabalhador se fode, #ForaElite!

    Marta

    03/05/2026

    Luiz Augusto, meu filho, você precisa estudar um pouco mais de história econômica antes de sair repetindo esse mantra de que o mercado livre resolve tudo. Quando o Brasil privatizou as rodovias nos anos 90, o discurso era exatamente esse: que a iniciativa privada traria eficiência, tarifas justas e investimentos. O que vimos foi o oposto: pedágios entre os mais caros do mundo, contratos recheados de reajustes abusivos e empresas que priorizam o lucro dos acionistas enquanto o cidadão comum paga a conta. Essa medida do Lula não é presente eleitoreiro, é um alívio necessário para milhões de brasileiros que foram sufocados por um sistema que você chama de eficiente, mas que na prática só serve para transferir renda do trabalhador para os acionistas dessas concessionárias.

    Quanto a essa história de que quem paga em dia financia o calote alheio, deixa eu te contar uma coisa: o problema não é o devedor, é a lógica predatória do sistema. As multas por evasão de pedágio sempre foram uma fonte de arrecadação abusiva, com juros e correções que multiplicam o valor original em poucos meses. O governo está, na verdade, corrigindo uma distorção criada pelo próprio mercado desregulado que você defende. E 200 dias para quitar não é perdão, é prazo razoável para quem vive com salário mínimo ou é motorista de aplicativo não ser levado à falência por uma dívida que muitas vezes nasceu de um erro de leitura de placa ou de um sistema mal calibrado.

    Sabe o que é populismo de verdade, Luiz Augusto? É prometer que o mercado resolve tudo, deixar as empresas cobrarem o que quiserem, e depois culpar o Estado quando a população não consegue pagar. O Lula está fazendo o papel que o Estado sempre deveria ter feito: regular, proteger o consumidor e dar condições para as pessoas se reorganizarem financeiramente. Se para você isso é eleitoreiro, então me diga: o que foi o auxílio emergencial do Bolsonaro em ano de eleição? Ou os perdões de dívidas do Fies durante o governo dele? Ou a redução de impostos sobre combustíveis às vésperas da votação? Mas claro, quando é o Lula, aí é populismo, não é? Menino, pare de repetir discurso pronto e vá ler um pouco de política fiscal comparada.

    João Batista

    03/05/2026

    Irmão Luiz Augusto, o evangelho que você prega é o do deus mercado, não o de Jesus. Quando o rico cobra até o último centavo do pobre e ainda chama de eficiência, isso se chama usura, não livre iniciativa — Tiago 5.4 tem um nome pra isso.


Leia mais

Recentes

Recentes