Menu

Lula anuncia grupo de trabalho com EUA para reduzir tarifas sobre exportações brasileiras

0 Comentários🗣️🔥 Ilustração editorial sobre Lula anuncia grupo de trabalho com EUA para reduzir tarifas sobre exportações brasileiras. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro) Lula anunciou a criação de um grupo de trabalho conjunto entre o Brasil e os Estados Unidos para debater a redução de tarifas sobre produtos brasileiros exportados ao mercado norte-americano. O anúncio […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ilustração editorial sobre Lula anuncia grupo de trabalho com EUA para reduzir tarifas sobre exportações brasileiras. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro)

Lula anunciou a criação de um grupo de trabalho conjunto entre o Brasil e os Estados Unidos para debater a redução de tarifas sobre produtos brasileiros exportados ao mercado norte-americano.

O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa na Embaixada do Brasil em Washington. Ocorreu logo após o encontro entre Lula e o presidente Donald Trump.

A iniciativa estabelece prazo de 30 dias para registro de avanços nas negociações bilaterais. Lula demonstrou otimismo quanto à capacidade das equipes técnicas de encontrar soluções para os entraves comerciais.

Setores como aço, alumínio, autopeças e cobre são diretamente impactados pelas tarifas americanas. Essas barreiras chegam a 25% no caso do aço e do alumínio, conforme dados oficiais.

Lula também destacou a aprovação de projeto de lei na Câmara dos Deputados sobre minerais críticos. O Brasil figura entre os maiores detentores mundiais de terras raras, recurso estratégico para a indústria tecnológica global.

Empresas de diversos países foram convidadas a formar parcerias na área de mineração. Estados Unidos, China, Alemanha, Japão e França integram a lista de nações convidadas para a exploração e o processamento desses minerais.

A maioria dos produtos brasileiros ainda encontra dificuldades significativas para entrar no mercado norte-americano. Apesar de isenções pontuais, as barreiras tarifárias permanecem elevadas para a maior parte das exportações.

A criação do grupo de trabalho surge como ação concreta para fortalecer o comércio bilateral. Segundo a Reuters, a competitividade das empresas brasileiras tende a melhorar com a revisão das tarifas.

Lula reforçou a importância estratégica dos minerais críticos para o futuro da indústria global. O Brasil busca posicionar-se como fornecedor confiável em cadeias de suprimentos tecnológicas internacionais.

O potencial brasileiro como detentor de reservas relevantes de terras raras foi enfatizado durante o evento. Diversos setores globais dependem desses materiais para manter sua produção em larga escala.

O encontro entre os líderes demonstra disposição para dialogar sobre temas centrais da agenda econômica bilateral. A formação do grupo pode abrir caminho para acordos mais amplos no campo do comércio.

Com informações de Carta Capital.


Leia também: Lula agradece Trump e espera “zerar celeuma” com os EUA


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


, ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes