Menu

20 porquês que exigem resposta !

Venício Lima Vinte por quês que exigem resposta (antes que seja tarde) Por que a maioria dos brasileiros acredita que um único partido político é responsável pela corrupção? Por que defendem a volta dos militares? 1. POR QUÊ? Os principais jornais e revistas, as principais emissoras de rádio e de televisão, “contam”, todos, “a mesma […]

26 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Venício Lima

Vinte por quês que exigem resposta (antes que seja tarde)

Por que a maioria dos brasileiros acredita que um único partido político é responsável pela corrupção? Por que defendem a volta dos militares?

1. POR QUÊ?

Os principais jornais e revistas, as principais emissoras de rádio e de televisão, “contam”, todos, “a mesma estória” sobre o que ocorre hoje no Brasil como se houvesse um único supra editor a editar todas as notícias?
2. POR QUÊ?

O Congresso Nacional eleito em 2014, com apoio ostensivo da grande mídia, adotou uma inédita pauta conservadora que ameaça conquistas históricas de direitos humanos fundamentais e desafia o equilíbrio entre os Poderes da Republica?
3. POR QUÊ?

A Justiça brasileira, com o entusiasmado apoio da grande mídia, investiga, prende, processa e condena algumas pessoas, partidos e empresas enquanto outras pessoas, partidos e empresas suspeitas de cometerem os mesmos crimes, são blindados e não são investigados, presos, processados e nem condenados? 
4. POR QUÊ?

A opinião de alguns poucos ministros do Supremo Tribunal Federal sobre questões jurídicas e políticas está sempre presente na grande mídia e a de outros ministros nunca está?
5. POR QUÊ?

Os “experts” econômicos e políticos entrevistados pela grande mídia são sempre os mesmos e suas opiniões são sempre as mesmas e são sempre opiniões de oposição política a alguns governos, independentemente de ser prefeituras, governadoria de estados ou a presidência da Republica?
6. POR QUÊ?

A maioria dos brasileiros acredita que um único partido político é responsável pela corrupção e/ou que apenas um partido político recebeu dinheiro de empreiteiras para financiar campanhas políticas?
7. POR QUÊ?

Ao contrário do que ocorre nas principais democracias do mundo, no Brasil, nada impede que empresas concessionárias do serviço público de rádio e televisão também sejam, nos mesmos mercados, proprietárias de jornais e revistas e produtoras de conteúdo audiovisual, constituindo monopólios e/ou oligopólios de informação e entretenimento?
8. POR QUÊ?

As normas e os princípios da Constituição de 1988 referentes à comunicação social não conseguem ser regulamentados no Congresso Nacional, apesar da legislação básica do setor ser uma lei caduca e desatualizada de 53 anos (1962)?
9. POR QUÊ?

Os nove estados e o Distrito Federal que incluíram nas suas Constituições e na sua Lei Orgânica a criação de conselhos estaduais de comunicação, a exceção da Bahia, não conseguem sequer debater o assunto?
10. POR QUÊ?

O Conselho de Comunicação Social, previsto no artigo 224 da Constituição Federal e regulado por Lei como órgão auxiliar do Congresso Nacional deixou de funcionar desde julho de 2014?
11. POR QUÊ?

Qualquer tentativa de se discutir um novo marco regulatório para a radiodifusão no Brasil é imediatamente interditada sob a acusação de censura e, mais recentemente, até mesmo comparada a propostas de Adolf Hitler?
12. POR QUÊ?

Apesar do potencial democrático da internet, no Brasil, ela está reproduzindo o predomínio das mesmas fontes oligopolistas de informação da grande mídia além de, paulatinamente, as redes sociais virtuais privadas começarem a controlar o acesso a portais e sites, até mesmo daqueles que tem por função “a crítica da mídia”?
13. POR QUÊ?

Chegamos à situação historicamente inédita de intolerância e ódio de brasileiros contra brasileiros pela simples razão de que alguns pensam politicamente diferente de outros, são de diferentes raças ou etnias, praticam diferentes opções sexuais ou frequentam diferentes cultos religiosos?
14. POR QUÊ?

Os que resistem e pensam diferente dos principais colunistas e analistas da grande mídia começam a ter medo de se expressar publicamente temendo represálias, até mesmo violentas, por parte daqueles dos quais discordam?
15. POR QUÊ?

Figuras públicas que ocuparam posições relevantes em funções de Estado estão perdendo seu direito de ir e vir ou de simplesmente frequentar um hospital ou um restaurante temendo hostilidades verbais e até físicas?
16. POR QUÊ?

Brasileiros saem a praça pública e defendem a volta dos militares ao poder ou a destituição de uma presidente legitimamente eleita pela maioria dos eleitores?
17. POR QUÊ?

Ao contrário do que ocorreu em relação à Copa do Mundo de Futebol (2014), agora não há um movimento apoiado pela grande mídia contra a realização das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro?
18. POR QUÊ?

Contrariamente a todas as evidências, ainda há gente acreditando que “o governo controla a mídia” e que jornalistas como Rachel Sheherazade foram “obrigadas a parar de falar mal de Dilma porque senão o governo cortaria as verbas de publicidade às quais o SBT tem o direito de receber”?
19. POR QUÊ?
Não há uma narrativa pública alternativa ao discurso dominante da grande mídia e assiste-se dia a dia à desintegração política de um governo que às vezes dá sinais de autismo e outras de total incapacidade de defesa e reação?
20. POR QUÊ?
Chegamos onde estamos e nos sentimos perplexos diante do poder desmesurado de oligopólios de mídia partidarizados, diante da cumplicidade de jornalistas profissionais enredados numa engrenagem da qual não conseguem (ou não querem) sair e diante da inércia de Poderes da República que deveriam ser os garantidores do processo democrático?

Venício A. Lima é jornalista e sociólogo, professor titular de Ciência Política e Comunicação da UnB (aposentado), pesquisador do Centro de Estudos Republicanos Brasileiros (Cerbras) da UFMG e autor de Cultura do Silêncio e Democracia no Brasil – Ensaios em Defesa da Liberdade de Expressão (1980-2015), Editora Universidade de Brasília, 2015; entre outros livros.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Eliana Infanti

09/07/2015 - 03h44

#Dilma13

Jose Leono

09/07/2015 - 03h09

SOMOS MARIONETES COMANDADAS PELOS GRANDES INTERESSES INTERNACIONAIS… QUE USAM OS MEIOS QUE SÃO DETENTORES NO MUNDO PARA INCUTIR E TRAMAR SEUS OBJETIVOS, DESESTABILIZAR OS PODERES CONSTITUÍDOS, OU PROCURAM DIVIDI-LOS, CONFUNDI-LOS, E ASSIM CRIAR AS CRISES TODAS POSSÍVEIS… PARA OCASIONAR O DESGASTE, JÁ QUE ESSES GRANDES INTERESSES INTERNACIONAIS DAÍ IRÃO VIR TOMAR E SUBJUGAR… MAS TEM MUITA GENTE POR AÍ QUE SE ACHA!!!

Leal Jose Newton

08/07/2015 - 19h08

Em vez de “escrever bosta de matéria”, tenta responder pelo menos um dos porquês ou será que nenhum deles merece resposta?

Marcelo

08/07/2015 - 13h11

Acho que posso responder à última pergunta. Porque acreditamos (ou muita gente acreditou) nesses 12 anos que seria possível manter um permanente “acordo” com o que há de pior no Brasil. Porque evitamos o tempo todo um atrito, uma fricção que seria necessário para poder continuar um projeto político. A hora chegou, pena que não por nossa iniciativa, mas a hora de romper esse pacto chegou e o governo deve agir com muita assertividade e muita audácia, se quisermos sair vitoriosos dessa batalha. Fortalecer as esquerdas, cortar as linhas de suprimentos dos golpistas (verbas de publicidade, financiamentos para obras e outras), partir para a confrontação / discussão pública. lançar logo a discussão sobre a regulamentação econômica da mídia (e levá-los ás cordas, numa posição defensiva). A causa foi a acomodação, o remédio será a ação audaciosa.

Renato Talarico

08/07/2015 - 14h51

COM DEMOCRACIA QUEREMOS MONARQUIA !! https://www.facebook.com/Brasil.Monarquia?fref=ts

Gustavo Horta

08/07/2015 - 09h36

Eles, entre tantos outros desta mídia cretina, canalha e covarde, plantaram e a colheita vem forte. Nem depende de chuvas.
Hipocrisia e mato nascem em todo canto. Não precisa cultivar.
Cretinos e canalhas nascem sem pais e sem país.
Covardes abundam neste meio de hipócritas.
Uma orgia, uma suruba, um bacanal onde os ânus são sempre e unicamente os nossos. Não se engane não.
Um dia a casa cai. Ah!, um dia cai sim.

Francilene Sena

07/07/2015 - 20h50

Os Porquês

Eme Gómez

07/07/2015 - 17h23

Por que o único partido que aparelhou as instituições públicas que nunca funcionaram em governos anteriores, ou funcionavam precariamente — a PF não tinha verba para realizar operações… sór servia pra prender mula em aeroportos; o seu Diretor-Geral era Fialiado ao PSDB; o MPF era uma vergonha… só o PGR Brindeiro engavetou/arquivou 459 inquéritos (ver Google.com) —, por que o partido que age republicamente, em absoluto respeito ao Estado da Lei é chamado de corrupto?
Qual a lógica desse desvario, senão que os fascistas, formados pela mídia golpista, são na verdade “analfabetos políticos”? Repetem o que leem ou ouvem na Globo, Veja etc.

Luiz Mattos

07/07/2015 - 14h07

Fala ai Miguel.
https://drive.google.com/open?id=0BykvB0lbtAlrVzlrbzB3R3VNRjg

Carlos Ociran

07/07/2015 - 14h06

Sendo capaz de responder a essas perguntas criticamente e com equilíbrio, você é um dos poucos que têm independência de pensamento e não é alienado por uma mídia manipuladora, antinacionalista e golpista.

João Batista Kreuch

07/07/2015 - 13h36

Como eu vi em algum lugar, creio que dito pelo próprio Roberto Marinho, falando da Globo: “O poder da Globo está não no que ela mostra, mas no que ela não mostra”…imagine o que seria se ela mostrasse o trensalão, a lista de furnas, as corrupções todas do PSDB e sobretudo, se mostrasse as obras do PAC, as entregas de casas da Dilma, os prêmios do Lula lá fora, as ações todas da Dilma em vista de preservar ao máximo os programas sociais e os direitos dos trabalhadores…. ahh se mostrassem… ninguém segurava! O monopólio incomoda mais, não por fazer o mesmo discurso, mas por fazer o mesmo boicote e o mesmo silêncio… e não termos alternativa se não ouvir o mesmo estrondoso silêncio sobre o que há de bom!

Messias Franca de Macedo

07/07/2015 - 13h27

EDITORIAL DO SITE ‘BRASIL 247? DESMORALIZA O CINISMO DO GOLPISTA ‘Aécio Furnas Forever’, o mesmo “Ô candidato” fragorosamente derrotado Aécio ‘Never’, o mesmo do indecoroso ‘AeroPÓrto da Fazenda do Titio’…
‘É a impunidade dos DEMoTucanos, estúpido!’
###################
GOLPISTA, AÉCIO DIZ QUE SEU GOLPE NÃO É GOLPE
Senador Aécio Neves (PSDB-MG) divulgou nota nesta terça-feira para rebater a entrevista concedida pela presidente Dilma Rousseff, em que ela denunciou a movimentação de “certa oposição golpista”; para o político mineiro, que foi derrotado nas urnas, mas tentou de tudo, incluindo até uma patética recontagem das urnas, seus insistentes movimentos para apear um governo legítimo são democráticos; na nota, ele listou os seus caminhos golpistas: a ação das ‘pedaladas fiscais’ no TCU, o processo no TSE sobre doações eleitorais e as investigações na Lava Jato; agora, reapitulando: (1) o que o PSDB chama de ‘pedaladas’ é um prática comum no setor público; (2) Aécio recebeu mais doações das empreiteiras do que Dilma e (3) o parlamentar foi citado por Alberto Youssef como dono de uma diretoria em Furnas, durante o governo FHC, que pagava mesada de US$ 100 mil /mês a parlamentares; seu caso ainda pode ser reaberto, mas ele não desiste: ao contrário de outros tucanos, como Marconi Perillo e Geraldo Alckmin, quer o golpe, porque é a única solução que atende a seus caprichos
7 DE JULHO DE 2015 ÀS 12:51
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/minas247/187921/Golpista-A%C3%A9cio-diz-que-seu-golpe-n%C3%A3o-%C3%A9-golpe.htm

Gustavo Ramos Ramos Mello

07/07/2015 - 16h15

Parece que está todo mundo querendo derrubar a sra.
O que você quer que eu faça? Eu não vou cair. Eu não vou, eu não vou. Isso é moleza, isso é luta política. As pessoas caem quando estão dispostas a cair. Não estou. Não tem base para eu cair. E venha tentar, venha tentar. Se tem uma coisa que eu não tenho medo é disso. Não conte que eu vou ficar nervosa, com medo. Não me aterrorizam.

    Gustavo Ramos Ramos Mello

    10/07/2015 - 16h11

    Oposição Grega declara apoio as posições de Tsipras, por aqui, como agradar a Gregos e Tramoianos !!

José Carlos Vieira Filho

07/07/2015 - 12h53

Porque nós deixamos!

Messias Franca de Macedo

07/07/2015 - 12h48

‘Sem apoio da mídia Moro já teria sido afastado por cometer arbitrariedades’ Por *Paulo Vanuchi

https://soundcloud.com/redebrasilatual/sem-apoio-da-midia-moro-ja-teria-sido-afastado-por-cometer-arbitrariedades

*Paulo Vanuchi – *Graduado em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, de 1977 a 1980, com mestrado em ciência política também na USP.
Ocupou o cargo de Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República de dezembro de 2005 a 01 de janeiro de 2011. Teve participação efetiva nos movimentos de esquerda durante o regime de exceção. Trabalhou na elaboração do livro “Brasil Nunca Mais”, coordenado por dom Paulo Evaristo Arns.
Em junho de 2013, foi eleito para uma das vagas da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos.

Messias Franca de Macedo

07/07/2015 - 12h45

O ILEGÍTIMO E O ILEGAL

Por *Rebato de Mello Jorge Silveira

A Operação Lava a Jato, na busca de uma punição antecipada, parece utilizar-se de recursos que, sozinhos, são carecedores de legitimidade
(…)

*Rebato de Mello Jorge Silveira, 46, é professor titular de Direito Penal da Faculdade de Direito da USP e vice-diretor da faculdade

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/224265-o-ilegitimo-e-o-ilegal.shtml

Marcelo Escobar

07/07/2015 - 15h39

Já temos a data em que o Cunha assumirá a presidência da república?

    Margareth Zanella

    07/07/2015 - 17h06

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

    Sandro Pina

    07/07/2015 - 17h45

    Coitadinho vai acreditando no que a veja e a globo vomitam! Falam isso desde 2003!

    Mauricio Cambraia Sanches

    07/07/2015 - 17h53

    Primeiro vai ter a proposta da volta às capitanias hereditárias.

    Eduardo Guedes

    07/07/2015 - 20h15

    Pq Quando o Lula foi uns dos articuladores do impeachent do collor não era golpe e agora é golpe?Pq? Alguém pode me explicar?

    Vavá Santos

    08/07/2015 - 14h40

    No dia de São Nunca, às 17h da manhã!

    Mauricio Cambraia Sanches

    09/07/2015 - 04h31

    Quem derrubou o collor foi a midia, o hômi tava com umas ideia maluca de cortar as verbas publicitárias aê deu poblema….

Thomas Jeffersom

07/07/2015 - 15h36

Quando a população de revela contra o governo “Manipulação da mídia golpista” quando é a favor “viva la lutcha vontade popular” …bosta de matéria em.

Eder Honorato

07/07/2015 - 15h28

Agnaldo Mendes


Leia mais

Recentes

Recentes