Menu

O analfabetismo “republicano” de Dilma Rousseff

Por Miguel do Rosário, editor do Cafezinho. (Entrei logado com outro nome, desculpem). É chato criticar um governo que já está com um pé na cova, ainda mais considerando o método escuso, o golpe, com que foi levado até essa posição. Mas é duro também defender um governo que insiste em se dirigir à própria […]

112 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Miguel do Rosário, editor do Cafezinho. (Entrei logado com outro nome, desculpem).

É chato criticar um governo que já está com um pé na cova, ainda mais considerando o método escuso, o golpe, com que foi levado até essa posição.

Mas é duro também defender um governo que insiste em se dirigir à própria cova, como que atraído pela morte.

Os últimos anos tem sido extremamente duros para o campo progressista, porque precisa defender os avanços democráticos não apenas dos assaltos da direita golpista, como também do analfabetismo “republicano” do próprio governo.

Temos que conter os terroristas midiáticos que insistem em empurrar o governo para o abismo e conter o próprio governo, que parece sofrer de incontrolável tendência suicida para se jogar no abismo.

O não-discurso de Dilma Rousseff na ONU, na última sexta-feira, coroa a trajetória de um governo que, até o fim, desprezou solenemente a política.

Existem vários tipos de analfabetismo político: o analfabetismo que corroeu o governo Dilma é diferente daquele que assola a classe média paneleira, mas é tão nocivo quanto.

O analfabetismo “republicano” (insisto nas aspas por não aceitar dar conotação negativa a uma palavra e um conceito tão bonitos) do Palácio do Planalto tem origem numa mistura de covardia e incultura.

Dilma já havia perdido uma grande oportunidade de fazer um belo discurso na ONU no ano passado. Foi uma grande decepção para mim.

E agora, novamente, desperdiçou uma oportunidade, provavelmente a última oportunidade do campo popular de defender, perante chefes de Estado de outros países, perante o mundo, não apenas o seu governo, mas o próprio princípio da democracia e do respeito ao sufrágio universal.

Ao não fazê-lo, Dilma prestou um desserviço não apenas à luta pela democracia em nosso país, mas também à luta pela democracia em todo mundo.

Eu li inúmeros argumentos em defesa da escolha de Dilma: que ela mencionou a “grave situação brasileira” ao final, que deu um recado discreto, que deixaria para fazer a denúncia na entrevista coletiva.

Nada me convenceu. Para mim, Dilma cometeu um erro histórico.

A presidenta se escondeu, mais uma vez, atrás de um discurso soporífero, técnico, burocrático, convencional. Foi um não-discurso.

O único argumento que pode explicar a covardia de Dilma é sua incultura: sua profunda falta de conhecimento sobre literatura política.

Lula compensava sua incultura com uma incrível intuição política – e intuição, como sabem os leitores de Kant, é superior à qualquer outro tipo de conhecimento.

Dilma não tem intuição nem cultura.

Essa é uma espécie particularmente nociva de analfabetismo.

E tenho que denunciar este erro aqui para que nenhum outro político do campo popular, aqui ou em outro país, faça a mesma coisa.

Se Dilma não queria, por algum cálculo político (com o qual não concordo, mas tudo bem) usar a palavra golpe, isso não justifica nada: ela podia usar metáforas, podia fazer uma interface entre meio ambiente e democracia, podia citar Thomas Jefferson, que tem textos belíssimos sobre a importância do respeito à vitória eleitoral.

Podia mencionar John Milton, Shakespeare, qualquer coisa que fizesse o discurso ser repetido em todo planeta.

Há belíssimos, antológicos, modelos de discurso político, como o de Péricles, na guerra do Peloponeso, imortalizado no livro de Tucídides.

Existe toda uma literatura política pronta para ser usada em ocasiões como essa!

Repito: entendo (embora não concorde) que Dilma tenha escolhido não usar a palavra golpe, mas não a perdoo por não ter feito um discurso sobre democracia. Um discurso bonito, emocionante, pungente, que expressasse a dor que milhões de brasileiros que votaram nela estão sentindo neste momento, em que um punhado de bandidos golpistas estão prestes a assaltar o poder.

Verve, ironia, erudição, não são crimes!

Se Dilma estava com medo do STF, da Globo e dos golpistas no Senado, então que usassem figuras elegantes de linguagem justamente para os denunciar!

A decisão de Dilma reflete a sucessão de erros que ela cometeu desde o primeiro dia de seus governos: esse desprezo pela política, essa falta de respeito pela luta política travada, nas redes e nas ruas, por seu próprio eleitorado.

Esse desprezo pela política, pelo discurso, pela literatura, pela comunicação, destruiu seu governo!

O governo Dilma parece dar importância apenas a grande imprensa.

O discurso na ONU serviria de combustível para as mobilizações populares no Brasil e em todo mundo!

Aquela entrevista coletiva em Nova York, feita na calçada, sem cobertura televisiva decente de nenhuma tv pública, não compensou o recuo na tribuna da ONU.

Dilma decidiu dar entrevista aos blogueiros apenas na última terça-feira, ou seja, após o golpe.

Mais uma prova de seu desprezo pela comunicação e pela política.

O seu staff de comunicação deve ser o pior do mundo. Possivelmente, até o presidente do Botafogo tem uma assessoria melhor. A entrevista com os blogueiros não foi filmada – por razões incompreensíveis. Na hora, improvisamos filmes por celular, de péssima qualidade. Eu fiz alguns filmes do meu celular, com Dilma ao fundo, a mão de um outro blogueiro à frente e uma garrafa de água mineral tampando boa parte da presidenta.

O último ministro da Secom, Thomas Traumann, hoje é o assessor de imprensa de Michel Temer, para vocês verem o nível de pessoas escolhidas por Dilma para lhe dar suporte da área de comunicação.

Aliás, esse é o modus operandi do PT em toda parte, inclusive na prefeitura de São Paulo. O resultado prático parece não importar ao PT: há uma convicção de que a assessoria de imprensa deve ser ocupada por alguém do chamado “PIG”.

Nem perder o mandato num golpe os ajudam a mudar. O governador de Minas Gerais também está à beira de ser deposto, mas a sua comunicação é igualmente baseada em fórmulas tradicionais: a velha e inútil relação com a grande imprensa, sem olhar para internet, blogs ou redes sociais.

Parte da cúpula do PT foi para a cadeia, os outros são xingados em restaurantes, o seu governo foi praticamente deposto, tudo isso através de articulações costuradas na grande mídia, e não existe, até hoje, uma discussão séria sobre como montar uma nova estratégia de comunicação, baseada no esclarecimento, na cultura, em novas tecnologias.

Até hoje, em plena luta contra o golpe, o staff de comunicação de Dilma não dissemina pequenos vídeos da presidenta, para serem usados nas redes sociais.

É triste assistir um golpe de Estado. Não iremos aceitá-lo. Iremos lutar com todas as nossas forças para mostrar ao mundo o que aconteceu no país.

Mas se o governo ajudasse um pouco, não se dirigindo deliberadamente ao próprio abismo, as coisas seriam menos desgastantes.

Apoie o Cafezinho

Rogerio Dultra

Professor do Departamento de Direito Público da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Justiça Administrativa (PPGJA-UFF), pesquisador Vinculado ao INCT/INEAC da UFF e Avaliador ad hoc da CAPES na Área do Direito.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

José Ponte

30/04/2016 - 13h11

Que tanto malhar o cafezinho por expor as deficiências REAIS do governo Dilma? Espaços progressistas como este é o que nos tem salvado das avalanches fascistas originadas principalmente naquelas empresas de comunicação pelas quais Dilma é hipnotizada. Dilma e Lula nunca entenderam que o salvo-conduto para uma partido de esquerda fazer a travessia desse país, da idade média para a modernidade é obrigatoriamente a democratização da informação. Dói, mas é o que é!

Macau

29/04/2016 - 09h35

Não são “chefes de Estado” da ONU, Dultra. São chefes de Governo mesmo, que têm o poder de fazer alguma coisa. O nome tem precedência sobre a denominação de chefe de Estado, porque quem é só isso é que nem a Família Real britânica, que não passa de enfeite de tablóide de fofoca.

Sérgio Silveira

28/04/2016 - 01h05

As “outras esquerdas”(pdt, psol, pco e afins) sempre são/foram pródigas em meter pau no PT e elencar TODOS os erros e mais um pouco… Não bastasse a direita.
O PT é que tornou viável e real os ideais da esquerda, na medida do possível, sem rupturas, porém de maneira sempre contundente e democrática!
Com seu sucesso dentro e fora do Brasil, provocou ciumeira generalizada e inveja. Aumentaram tanto as críticas que as aproximaram da direita…
Isolaram o PT e o deixaram só para enfrentar eua, pig, congresso corrupto (Lula falou dos 300 picaretas), judiciário corrompido (Lula falou de abrir a caixa preta do judiciário), não percebendo que assim agindo também estavam cavando a própria cova…
Só agora perceberam o tamanho da cratera aberta
O PT, com todos os “erros” como “pseudo-esquerda” provocou a ira de todo o stabilishment no Brasil e no mundo!
É digno de APLAUSOS ter ganhado 4 ELEIÇÕES, se mantido no poder e ter implementado diversos programas de sucesso e melhoria do brasileiro, contra tudo e contra todos!!
O resto é mi-mi-mi de “engenheiros de obras prontas” Fica fácil falar…

    Atineli

    30/04/2016 - 11h10

    Concordo, muito tedioso ficar perseguindo o PT e a Dilma assim. O buraco é muito mais embaixo e todos tem que ir à luta em vez de ficar com mimimi…. Um saco isso !

LL Vanderlei

27/04/2016 - 19h02

Texto perfeito. Irretocável. É triste e profundamente irritante defender um governo covarde, cego, surdo e mudo como esse. “O não-discurso de Dilma Rousseff na ONU, na última sexta-feira, coroa a trajetória de um governo que, até o fim, desprezou solenemente a política.” Enfim, foi a pá de cal no governo e na democracia. Que venha Lula de novo. Ou que venha uma nova esquerda, feita de lideranças corajosas e comprometidas até o osso, que fazem política e que sejam impiedosamente duras nas palavras dirigidas a golpistas e fascistas. Esse líderes sim teremos orgulho de seguir.

    Atineli

    30/04/2016 - 11h12

    Dilma corajosa coloca muitos machos aqui nesse espaço no bolso hehehehe !

Elizabete Rodrigues Oliveira

27/04/2016 - 12h45

Escreveu tudo o que a Globo quer. Seria um bom texto para ser lido no Jornal “Nazional”. Claro que ela poderia ter reiterado a democracia, mas ela protestou de maneira clara.

    Atineli

    30/04/2016 - 11h15

    Isso mesmo Elizabeth, esquerda muito mimimi, desunida e invejosa. Nem sequer entende a força e a importância da Dilma. Um tédio esse mimimi….

katiusca

26/04/2016 - 18h16

Acho que o Celso de melo repetiu duas vezes que ela não fizesse aquilo , um poder da republica ameaçando a presidente de decidir a sua própria fala. um poder em que ela sabe ser a ultima estancia que poderá salvar seu mandato, defendendo o voto soberano do povo, e porisso não quis fechar esta ultima fenda de democracia. Acho que ela fez bem ! não deu motivos para que lhe trucidassem

Fernando Ventura Jr.

26/04/2016 - 12h57

Acho que ele desistiu do discurso golpista porque certamente os americanos lembrariam do ex-presidente Richard Nixon que foi eleito democraticamente e derrubado dentro das leis como ela está prestes a ser.

    Carlos Antonio

    02/05/2016 - 00h21

    Já ouviu falar em Watergate? Não né? Bota aí no Google e leia. Vai ver a diferença oceânica entre Nixon e Dilma. Ah, e Nixon renunciou para escapar de ser impeachado, coisa que a Dilma não vai fazer, porque não há do que acusá-la.

      Fernando Ventura Jr.

      05/05/2016 - 13h36

      Leia a Constituição Federal de 1988 e a Lei 1079/1950 e veja lá se não estão configurados os crimes da Dilma. Seria melhor ela cair nesse momento do que no pedido de impedimento protocolado pela OAB(Obstrução da Justiça e denúncias decorrentes da Lava Jato) porque nesse caso além do impedimento ela responderia penalmente.

PAULO EDUARDO PADULA

25/04/2016 - 22h45

Gosto dos artigos do Cafezinho . e apesar de telo compartilhado em minha pagina do face , não concordo com a forma com que foi descrito . Afinal ,era tudo que a Mídia golpista e a oposição fascista queriam. Dilma denegrindo a imagem do próprio Pais . Acredito que ela foi na verdade muito sábia e astuta . Dando depois uma coletiva a imprensa internacional .Ai sim falando das perseguições politicas que vem sofrendo desde o seu primeiro dia após sua reeleição !!!!

    Luiz Antonio Dino

    27/04/2016 - 12h51

    denegrir o pais e o que fhc faz em seus discursos…. Dilma poderia falar do golpe sem ofender o pais, filho, os golpistas nao sao pais, o congresso nao e o pais, e decididamente esse congresso tambem nao o eh.

    Atineli

    30/04/2016 - 11h29

    Mas o Sr. Rosário aí só gosta de macho escrachado e nem percebe o qto Dilma faz politica e peita esses golpistas. Ela nao precisa citar frases de outras personalidades (babaca isso?!), pois para bom entendedor o golpe é descarado. A opinião do blogueiro é a mesma de sempre: machista e hipócrita. Espero que ela no futuro não o convide para entrevista nenhuma pois não merece. No passado recente esse blogueiro aqui ficou jogando flores na Blablarina, a bruxinha da floresta. O cara não tem tino para entender o mundo mais complexo da Dilma. Ela até explicou na entrevista com os blogueiros mas alguns parecem ter as ideias ossificadas mesmo. Tédio !

Solange Guedes

25/04/2016 - 21h58

Não concordo! Lindo, discreto ou reto e direto, a taxação de seu discurso e a oportunidade para usá-lo contra ela que estaria pedindo um “boicote” ao amado país dos golpistas, seria feito com a mesma intensidade.

Eduardo Mergulhao

25/04/2016 - 20h57

Quanta baboseira…

Hil Lira

25/04/2016 - 15h50

Concordo quase que plenamente. A ressalva aqui, da minha parte, não é em defesa da Dilma, mas em relação à capacidade de escolha do Lula, um grande estadista, sem dúvida alguma, mas que o stf e a Dilma estão provando, de todas as formas possíveis, que ele precisa rever suas escolhas: joaquim barbosa, toffoli, fux, ayres e Dilma estão aí para não me deixarem fazer avaliação errada.

Andre Lux

25/04/2016 - 16h07

O golpe está dado

Olha, eu acho maravilhoso ver esse pessoal todo protestando contra o golpe nas ruas, no facebook, nos blogs e até no resto do mundo. Mas a verdade é só uma: o golpe está dado. O impximent será aprovado no Senado e depois tornado legal no STF. THE END.

A única maneira de reverter isso tudo seria politicamente, mas nem o governo Dilma, nem o PT, nem seus aliados tem lastro suficiente para tanto….

http://tudo-em-cima.blogspot.com.br/2016/04/o-golpe-esta-dado.html

nelodecarvalho

25/04/2016 - 12h54

Miguel do Rosário, você escreveu um texto que diz tudo sobre sobre o que pensamos desta esquerda no poder, o PT e a Dilma. Há pobreza cultural nessa gente, e um analfabetismo de enjoar; nisso se adiciona a covardia, astúcia e a falta de ousadia.

    Solange Guedes

    25/04/2016 - 21h59

    Lindo ver a sua riqueza cultural traduzida nesse comentário astucioso demais!

    Atineli

    30/04/2016 - 11h38

    Rosário está trabalhando para o PIG e deveria então assumir sua hipocrisia. Os coxinhas vão te eleger para a “propaganda do JN”. Devem ter adorado ler você prontinho para dar mais uma punhalada. Dilma, veja que os hipócritas estão em todos os lugares, e os mais imundos são aqueles que se escondem através de palavrinhas e “cuidados” de donzelas do seculo passado. As primeiras frases do texto já da vontade de vomitar. O mantra da republicanismo colocado entre aspas então é de chorar !

José Luis Ferrer

25/04/2016 - 11h31

Esse republicanismo obtuso sem foi o problema da alta direção do PT e dos nossos companheiros! Preferem os iletrados da direita fascista a compor com a companheirada de base que os elegeram.

    Atineli

    30/04/2016 - 11h39

    Quanta mimimi….

Soukita Vivacqua

25/04/2016 - 09h26

Miguel do Rosário,
sobre cultura, intuição, sensibilidade política, Samuel Weiner em “Minha razão de viver” afirma que Getúlio Vargas não era de muita leitura mas SABIA ESCUTAR.

Eisenheim

25/04/2016 - 06h18

Ela pode não ter falado abertamente. Mas isso não implica dizer que os Chefes de Estado/Governo não tenham tomado conhecimento do que está acontecendo no Brasil.

Lembrem-se daquele velho comercial: ‘existem mil maneiras de preparar Neston’.

Sevio Rod

25/04/2016 - 05h16

A esquerda, principalmente a turma do PSOL, nao deu tregua para a Presidenta nos primeiros 3 meses de governo. Bateram muito na politica dela. Ou seja, contribuiram para piorar o Governo. A esquerda nao tem plano, ficam brigando entre si, e resolveram juntar os cacos na ultima hora. Uma bando de esquerdistas de teclado. Dilma foi prematuramente criticada pela esquerda. E o PIG agradece. Agora vamos todos juntos voltar 13 anos em 2.

    Regina Chaves

    26/04/2016 - 09h57

    Concordo plenamente com a sua opinião, penso assim também. A esquerda da esquerda contribuiu muito pra chegarmos a esse momento político do país. Não deram tréguas, alimentaram esse monstro que agora nos devora. Na primeira divergência, já pulavam fora do barco. Não pensaram na causa maior, que precisaria ser cultivada e bem fincada. E assim foi…o PSOL, dissidência do PT… a Rede, dissidência do PT. Agora surge o Raiz, que já é uma dissidência da Rede, que ainda nem existiu. Já li algo sobre o Tarso Genro fundar outro partido, não sei se procede. Enfim, é muito ego! Haja partidos pra tanto ego!

    Grace Filipak Torres

    27/04/2016 - 10h26

    Vocês estão certos quanto à divisão e brigas da esquerda o tempo todo, o que atrapalhou,sim. Mas não esqueçamos que há muitos outros responsáveis pelo fracasso e paralisia do governo, a começar pelo bandido-mor, o Eduardo Cunha, que simplesmente paralisou o congresso com suas manobras maquiavélicas e egoístas. Alem disso, lembro como se fosse hoje que, no dia em que se confirmou o resultado da reeleição da DIlma, o Alvaro Dias (então do PSDB) avisou que isso não ficaria assim, e que eles a fariam sanfrar até o último instante…!!! A culpa não é só da esquerda, meus caros, vamos elmbrar desses canalhas também, né?

    Atineli

    30/04/2016 - 11h44

    É sso ai Sevio. Agora temos que limpar os blogs sujos trairas, oportunistas e hipocritas; ficam ai se auto promovendo com “bandeiras da hora”… Depois reclamam que Dilma não da entrevistas; tudo mimimi de babacas, é isso que são alguns deles.

Emília

25/04/2016 - 01h48

#EstamosContigoDilma na alegria e na tristeza pois nosso coração é valente. Fala logo que vc já esta apoiando novas eleições é mais justo. E ela não deveria falar na ONU ela não pode se igualar a eles. Falou com quem tinha que falar na hora certa.

Lily

25/04/2016 - 00h34

Prefiro lavar roupa suja num outro momento, a luta agora é pela democracia. Medo desse post virar um muro de lamentações (post+comentários), elencando o que deveria ter sido feito, ou não. O golpe se uniu (até com o Cunha), não dá tempo agora, dos setores progressistas fazerem autocrítica, pelo menos não em público.

    Atineli

    30/04/2016 - 11h49

    Concordo com isso. Alguns blogs sujos estão ficando imundos de hipocrisia, de mesmice e de falta de visão. Devem estar preocupados com seus umbigos, egos e outras coisinhas mais. Muitos são associados ao PIG, só pode ser. Nojo !!

Jó Ge

25/04/2016 - 00h16

Concordo basicamente com um ponto aqui abordado, a questão dos ‘pequenos vídeos’. Há muito percebi que esta é uma grande estratégia para alcançar um público mais simples, menos politizado, que adora passar horas diante de uma TV assistindo a programas populares ou a um filme a cabo, streaming ou dvd. Fez-me notá-la o zelador do prédio em que moro, consumidor contumaz de pequenos vídeos produzidos pela direita golpista e disseminados, provavelmente, por pastores
evangélicos, dentre outros, já que o zelador frequenta seus templos. Ao saber de sua atenção para esses vídeos panfletários, na falta de material semelhante de esquerda, sugeri-lhe alguns sites e blogs a fim de acessar opiniões divergentes e, alguns dias depois, obtive dele o comentário de que “não gosta de ficar lendo”. Bingo! Aí esta a razão do sucesso dos pequenos vídeos da direita destinado a um público já habituado a ser passivo diante da informação, que lhe chega pronta, como uma balinha doce, bastando abrir a boca e engolir, sem nenhuma reflexão, como a exigida pela leitura. Acho que até eu, que não entendo nada, conseguiria prestar uma assessoria de comunicação mais eficaz à Presidenta!

Marco

24/04/2016 - 23h51

Clap, Clap, Clap.

Vanja Ferreira

24/04/2016 - 23h32

Miguel, gosto muito do Cafezinho, embora não me lembre de já haver feito algum comentário em qualquer artigo. Entretanto, desta vez discordo de sua opinião. Acho q Dilma falou exatamente o que é a realidade: “O povo brasileiro saberá reagir a quaisquer retrocessos”. Ela jogou para nós a responsabilidade de barrar de verdade esse golpe bem articulado com cia-sion-capital. E acho também que ela acertou em cheio ao não falar em golpe nem impeachment, pois deixou o PIG sem matéria pra destilar seus venenos. Estavam todos esperando para detoná-la e ficaram com as palavras engasgadas. Resultado: estão requentando as matérias falaciosas de LULA pq ficaram sem assunto. Enquanto isso a galera se animou e as manifestações espontâneas contra o golpe estão eclodindo. A batalha só poderá ser vencida por nós, o POVO BRASILEIRO. Dilma errou? Por favor… vc está se esquecendo que Dilma já começou sendo sabotada por ter sido a escolha de LULA em 2010 e ser MULHER. Na reeleição piorou a situação ao ponto de que desde que ela começou o 2º mandato não conseguiu governar nenhum dia. E quando vc lembra episódios como o do pré-sal vc está se esquecendo que ela pode ter sido terrivelmente pressionada e coagida… No episódio do direito de resposta, mesmo as pessoas achando que seria bom colocar seu rosto pra dar a resposta, vejo que a cláusula que ela vetou protege as pessoas. Em tempos de ódio, a perseguição poderia chegar à fatalidade… Não estou desculpando Dilma por eventuais erros, mas lembrando um determinado senhor: “atire a primeira pedra quem não errou…”

    AZ Botelho Paiva

    25/04/2016 - 16h08

    Este mesmo senhor que a senhora relembrou, passou por uma situação constrangedora que, alguns estudiosos da Bíblia dizem ter sido modificada, para poder ser inserida na Bíblia. Conta-se que Jesus estava pregando nos arrebaldes de uma cidade, juntamente com a Mãe Santíssima, e também com os seus discípulos. Quando ao longe avistaram dois soldados arrastando uma mulher. Quando os soldados se aproximaram de Jesus, prestaram todas as exéquias de praxe, e depois disseram à Jesus que a referida mulher estava sendo levada para pagar a sua pena, pois ela foi flagrada em adultério. E a pena para este ato era morte por apedrejamento. Jesus então dirigindo-se aos seus acompanhantes, disse-lhes: “Que atire a primeira pedra aquele que nunca pecou”. Neste instante a mulher prisioneira é atingida por uma grande pedra no rosto. Jesus então vira-se para verificar quem havia jogado a referida pedra, e depara-se com o inesperado. Pois foi a própria Virgem Maria, sua mãe, quem havia atirado a primeira pedra. Jesus então, num ato impensado, bradou: “Pô mãe, tem hora que a senhora me enche hem”

Tercio

24/04/2016 - 22h52

Bem , se fosse só isso , até que estaria bom . Ela manteve o Cardozo vaselina no Ministério da Justiça , ela vetou a lei de resposta do Requião ( um artigo importante ) , ela detonou os senadores na luta pelo Pré-Sal , ela vetou a Auditoria da Dívida pública , ela fez muitas outras merdas e assim mesmo eu fui pra rua defendê-la . Se ela é ruim pior ainda sem ela . Não acredito que ela se mantenha e a grande culpada disso é ela mesma , por nunca ter se defendido como muitos pediam e por acreditar no controle remoto . Não foi capaz de ver que do outro lado havia bandidos e contra bandidos há que se ter dureza nas ações , é a linguagem que eles entendem . Republicanismo infantil contra criminosos dá no que deu . Não foi por falta de avisos . Se afastou de seu eleitorado , adotou políticas dos inimigos . A esquerda é mesmo muito generosa ou ela teria levado um pé na bunda de nós também . A história vai mostrar um período muito triste de nosso país : uma presidenta honesta mas completamente despreparada para a política e sem visão da realidade que a cerca . Apoiada pela esquerda sem ser de esquerda – um dia ela foi – e odiada pela direita mas que fez tudo para estar bem com ela . E vamos nós .

Luiz Carlos

24/04/2016 - 22h49

Agora é um pouco tarde mas comentei em vários sites sobre ter um americano nas comunicações era pedir para cair. Ela nã soube se cercar de pessoas gabaritadas para lhe dar ajuda teórica e técnica em vários assuntos, como fez Lula, com seu parceiros do PT, até porque ela aceita pouca ajuda. Só bradar aos céus não a ajudou muito.

Marcia

24/04/2016 - 22h39

Não sou petista, porém não posso deixar de reconhecer que o Brasil foi projetado internacionalmente no governo do petista. Será que todos esqueceram que algum tempo atrás o Brasil era moda. Quem teve a oportunidade de viajar para fora, era paparicado só em dizer que era brasileiro. Foi enviado astronauta brasileiro para lua, Brasil no G20, nosso Presidente era o CARA, Brasil até reivindicando poder de veto na ONU, ajudou a formar o BRICS, ganhou direito de sediar uma copa e olimpíada. Para muitos isso pode até sem importância, porém marketing é tudo e gringo gosta dessas coisas. O Brasil se colocou em condição de igual com muitos países de ponta e começou a incomodar também. Porém o que gerou muito interesse lá fora é qual seria o comportamento do Brasil quando a crise que chegasse com força aqui. Será que o Brasil é isso tudo mesmo? Bem, vamos aos fatos:
– Sociedade plutocrata sai às ruas , dizendo fora PT! queremos dólar mais baixo para fazer compras em Miami. Interferência militar já!
– Empresariado brasileiro acostumado a depender do governo, não ajuda, estamos em dificuldade, Dilma é culpada! Incompetente! não sabe governar o país! Mesmo alegando dificuldade e fazendo várias demissões financia a derrubada da Presidente através da FIESP.
– Eduardo Cunha, tem a câmara a qual preside na mão e trava todas as medidas do governo que tenta sair da crise, coloca em votação várias pautas bombas para desestabilizar o governo. Isso tudo porque a Presidência se recusa a contribuir com atos de corrupção do mesmo.
– Juiz picado pela mosca azul, em vez de punir pessoas corruptas, devasta as corporações brasileiras prejudicando a imagem das mesmas internacionalmente. Persegue o garoto propaganda do Brasil. Vira herói nacional.
– Mídia brasileira acostumada a depender do dinheiro do governo, ao ter essas verbas diminuídas, ataca sem piedade o governo e estimula o golpe.
– Partidos de oposição corruptos tiram proveito da situação coloca em prática o golpe parlamentar. Votação de impeachment na câmara expõe o Brasil ao ridículo internacionalmente.
– EUA , nunca imaginou que o fosse tão fácil tirar o Brasil de cena. Como poderia imaginar que teria novamente o brasil subjugado aos seus pés novamente.
– Parte da população assiste inerte seu país sendo jogado na cova dos leões
– Alguns setores de resistência começam a jogar a toalha. Em vez de motivar batalha contra o golpe, começam a filosofar sobre a responsabilidade da Dilma em tudo isso.

É MUITO FÁCIL FALAR DA DILMA, O DIFÍCIL É SER ELA!

Será que você não percebem que não é a Dilma que estamos defendendo e sim o Brasil. Vamos deixar de mimimi, afinal ainda nos resta algum tempo para tentar desmontar este golpe.

    Maat

    25/04/2016 - 00h07

    Bravo Marcia, disse tudo. O Miguel do Rosário às vzs têm esses surtos de perfeição, e solta seus bichos na Dilma. eu só queria ver se fosse um homem na presidência, se ele agiria exigindo tanta perfeição. Ele dar margem para os machistas virem aqui e ficar descarregando suas frustrações na Dilma. Os esquerdistas falam dos machistas, mas às vzs têm atitudes parecidas c os mesmos. O problema da Dilma é ser mulher e ainda ser presidenta de um país machista.

      migueldorosario

      25/04/2016 - 01h00

      Acho exatamente o contrário: seria machismo de minha parte não falar o que eu penso só porque ela é mulher. Sou feminista também: defendo as mulheres e suas conquistas em tudo. Não é por aí.

      André Martins

      25/04/2016 - 11h47

      Surtos de perfeição? Alguém consegue achar a comunicação petista pelo menos razoável? E machismos todos carregamos alguma coisa, mas no texto tem crítica ao Lula, Haddad, Pimentel e toda a comunicação petista (basicamente formada por homens).

    Heloneida

    27/04/2016 - 06h06

    Bravo, Bravo

maria silva

24/04/2016 - 22h31

Concordo com você, Miguel do Rosário. Respeito muito a Dilma pelo seu passado, mas nesses tempos difíceis, ela tem deixado em situação vexatória os que a defendem. Achei o discurso tão fraquinho que não tive ânimo de revê-lo. Vou comentar um pequeno trecho que me marcou, pois me parece ter sido o o trecho preferido da Rede Golpe. ” O Brasil é uma Democracia vibrante” disse a Presidente. Ou “pungente”, sei lá. Dilma, numa democracia “vibrante”, que eu entendo como forte, alguém, de quem já se exibiu “mil” provas, que comprovam ser esse o pior bandido do país, não ficaria no comando da Câmara dos Deputados. E, pior, não ficaria no comando de um processo de impeachment, quando no Brasil, até as pedras sabem, que seu ofício de origem é financiar deputados corruptos. Numa Democracia forte, vices conspiradores não obtêm sucesso, quando se unem ao que existe de mais execrável na política para usurpar o lugar do(a) Presidente. Sequer tentam. Numa Democracia forte o(a) Presidente tem autoridade para nomear seus ministros. Numa Democracia forte, um meganha qualquer, não grampeia impunemente o (a) Presidente. Numa Democracia forte a Justiça não tem lado. Numa Democracia forte mídias golpista não tem toda liberdade do mundo para tramar golpes. Numa Democracia forte, que não é o caso do Brasil, NÃO existe golpe.

marlene

24/04/2016 - 22h21

Por partes, ao modo Jack Est., defende-se a Democracia, depois acerta-se as contas com Dilma. Mais um na interminável fila buscando a perfeição…?
A denúncia do golpe foi feita. Até os extraterrestres já sabem que há um golpe detonando a democracia brasileira e, em que isso agora mitiga a nossa desgraça?
Após o golpe, um, dois anos depois, alguma suspensão que o pais vai ter termina, e o Brasil vai continuar um pais de bananas!
A hora é de resistência e não de lavar roupa suja.

Rogerio

24/04/2016 - 22h15

Sou super petista e apoia a Dilma até o fim, mas que ela foi frouxa e perdeu uma excelente oportunidade para se defender é verdade. Depois do golpe dado vai ficar aquele sentimento de poderíamos ter feito isso, ter feito aquilo … A hora é de luta. Não adianta sonhar que vamos vencer por pontos. Todos os árbitros da luta são da direita. Somente um nocaute é capas de conduzir a uma vitória. O governo não sabe se comunicar, fato.

Victor Freire

24/04/2016 - 22h00

E quem faz parte desta equipe de comunicação abismal?

SIDINEY BRASILEIRO

24/04/2016 - 21h59

Infelizmente tenho que concordar com o Cafezinho a presidente Dilma parecia no discurso na ONU, uma colegial adolescente que com receio de apanhar, fora do colégio desiste de denunciar seus agressores. Parecia já ter entregue os pontos. Inclusive o discurso foi elogiado pelo PIG e isso já diz tudo.

Marcelo Almeida

24/04/2016 - 21h41

Esse texto é tudo o que eu gostaria de dizer do PT desde 1989, na primeira eleição presidencial. É uma pena que um partido com tantas propostas interessantes para o povo seja tão tão mediocre na parte de comunicação, logo essa que é a parte mais importante de qualquer projeto. Desde sempre o partido teve a arrogância de que “o que vem de baixo Não me atinge” e que “o povo vai separar a verdade da mentira”. Coisa nenhuma. A globo et caterva envenenaram o país e o que fez o governo? Mandou Dilma fazer omelete em Ana Maria Brega. Não sei se esse falso republicanismo é covardia, arrogância ou desejo de ser aceito pelo PIG, mas que colocou o país na boca das hienas, colocou.

Sergio Rodrigues

24/04/2016 - 21h40

Creio que tem algo muito serio errado na actuação do Governo e nomeadamente da Dilma.
Penso que todos ou quase todos concordamos que este golpe no Brasil nao pode nem deve ser analizado em separado do que se passa no resto do mundo. Assim sabemos ou julgamos saber que a maozinha do Imperio esta presente em toda a orquestração do golpe.
O resto sao actores secundarios a desempenharem o seu papel, mas o verdadeiro cerebro esta mais ao norte.
Nao consigo compreender a falta de uma referencia por parte da Presidente, a ingerencia do Imperio nos assuntos internos do Brasil e alias de toda a America Latina. Perdeu a ocasiao e o forum priveligiado para afrontar e denunciar o imperio. Poderia e deveria faze-lo.
Mas nao o fez.
Se juntarmos estes falhanços com a assinatura da lei chamada anti terrorista, o veto a auditoria da divida, a assinatura de outras leis sobre assuntos sociais lesivos claro para os mesmos de sempre etc ( e tem mais ) entao o que resta e zero.
Partilho da opiniao do Miguel ( infelizmente)e alias sou de opinião que a Social Democracia Lula Petista esta esgotada.
Oxala isto sirva para que as esquerdas brasileiras se encontrem numa plataforma de entendimento minima e comecem desde ja a preparar a oposição ao que ai vem e tambem asproximas eleições.

cousinelizabeth

24/04/2016 - 21h12

Miguel, como leitor assídua do Cafezinho, devo dizer que esse texto me decepciona. Concordo com todas as suas críticas sobre a falta de uma estratégia mínima de comunicação eficiente no governo Dilma e sua insistência absurda em continuar prestigiando o PIG. Entretanto, acho que este é o momento menos oportuno possível para chutar a canela da Presidente, me desculpe. A propósito do discurso na ONU, eu também gostaria de ter visto uma Dilma mais agressiva mas admito que houve uma certa dignidade em sua fala discreta, talvez melhor e mais eficaz do que um discurso de vítima do golpismo latino-americano. Sinceramente, não sei o que teria sido melhor mas sei que quando nós, que estamos na luta diária contra esse golpe asqueroso, abrimos a página de um blog como o seu, a última coisa que precisamos ler é um insulto à Presidente.

    migueldorosario

    24/04/2016 - 21h19

    Insulto ? É uma crítica, justificada pra que nenhum outro líder popular cometa o mesmo erro.

      cousinelizabeth

      24/04/2016 - 21h56

      Desculpe, Miguel. Como disse, entendo perfeitamente e concordo com as críticas. Só não concordo com o momento. Já há críticas suficientes contra Dilma neste exato momento proliferando no PIG, ainda que nem de longe tão civilizadas e bem fundamentadas quanto as tuas. Mas chamar a presidente de analfabeta republicana, hoje, me parece um pouco além da conta. E haverá tempo, creio eu, para os outros líderes populares aprenderem as devidas lições depois que tivermos atravessado o olho do furacão. Continuo admiradora do blog e de suas análises.

    Under_Siege@SAGGIO_2

    24/04/2016 - 21h31

    PrimaLiz, acho que Miguel acertou o TOM. Quem, infelizmente, tem desafinado, é nossa querida Dilma. Alguém que mantém o ZeduardoCardozo com Min da Justiça por 5 anos, um cabra que deixa a PF se insubordinar e agir como máfia, que entochou muitos Milhoes no PIG… realmente!
    Miguel tá certissimo. E, ao deixar de denunciar o GOLPE na ONU, aceitou o cabresto e irá de cabeiça baixa para o cadafalso, mesmo que diga que irá lutar, etc etc . Retórica. Conjunto vazio.
    Artigo nota 1000 Miguel! Se o governo tivesse lido seus posts, talvez o fim fosse outro…

      cousinelizabeth

      25/04/2016 - 00h17

      Concordo, como já disse e repeti, com o teor das críticas. Mas, caramba, tinha que ser justo agora, com todo mundo à beira de um ataque de nervos? A gente tem nos blogs progressistas uma das poucas trincheiras de resistência e neste momento de terror total contra todo e qualquer projeto de esquerda é preciso manter o moral, meu caro, e não jogá-lo pra baixo.

Gerson

24/04/2016 - 20h38

O grande problema é que o governo está cheio de “moderados” (para não escrever coisa pior), que se borram de medo da Globo. Dilma amarelou na frente de todos os países, para não ofender a Globo, perdendo a oportunidade de cravar na testa da Globo a palavra GOLPISTA. Não falar a palavra golpe e ainda por cima dizer que o país vive “pujante democracia” depois do que vimos no domingo passado é de doer, e me convence mais ainda que o discurso foi escrito por Zés da Justiça.

Gilmar Antunes Miranda

24/04/2016 - 20h11

Bem, creio qe não deveríamos mesmo culpar a vítima pelo crime cometido contra ela. Todavia, parece não ter como negar qe a vítima no expor-se na linha tiro sem nenhuma reação. O qe parece é qe a Dilma, a todo instante se expôs, ao fazer discursos ora técnicos ora jocosos, abusando da boa vontade da platéia – saudação da mandioca, não ter meta é dobrar a meta, entre outros. Mas o pior não é a total falta ou desprezo pela crítica política, infelizmente sem alguém para assessora-la adequadamente, consequência tlvz de se próprio estilo autoritário.

    arnesaknussmm

    25/04/2016 - 10h28

    Este é o ponto: apesar de corretas muitas críticas, corre-se o risco de fazer exatamente um discurso que a direita tem utilizado: culpar a VÍTIMA pelo CRIME.

Bruno Giordano

24/04/2016 - 19h56

Discordo que o erro do governo foi falta de propaganda.
Na verdade foi falta de vergonha na cara mesmo.
A queda foi muito mais por arrogancia, falta de humildade e auto-critica do que faltar em mentir!
O PT fez o diabo pra vencer e teve seu desejo realizado! So faltou ter o poder para governar depois!

    migueldorosario

    24/04/2016 - 21h19

    Nunca falei de propaganda. Acho que o governo fez propaganda demais e política de menos

Alvaro Braz Maciel

24/04/2016 - 19h51

“É chato criticar um governo que já está com um pé na cova.”
Ta me parecendo que você já esta com um pé do outro lado.

    migueldorosario

    24/04/2016 - 20h04

    Afe!

Mônica Santos

24/04/2016 - 19h47

Pelo que me lembro, você apoiou as “manifestações” de 2013! Se Dilma errou e erra, você também errou muito! O momento é de defesa da democracia, das poucas conquistas sociais e da sobrevivência da esquerda! Você faz um post desses e ainda abre para a coxinhada alucinada fazer “comentários”! F*d*, viu? Lamentável!

    migueldorosario

    24/04/2016 - 20h03

    Não apoiei nada. A caixa de comentários do blog sempre foi aberta .

      Mônica Santos

      24/04/2016 - 20h10

      Deixar as merdas dos coxinhas vomitarem insultos aqui é ser tão “republicano” quanto Dilma, o PT e não sei mais quem!

    Tony Cucamonga

    24/04/2016 - 20h44

    Concordo, esperava que o Miguel esquivasse desta simplificação infantil sobre o discurso da Onu.
    Sobre 2013, este sempre será o divisor de águas entre os ingênuos e os mal intencionados.

      André Pereira

      28/04/2016 - 05h44

      Nada a acrescentar. Apenas realçar o dito sobre 2013 como “o divisor de águas”. O fim começou ali. E as ilusões românticas abriram a porta para o inferno. Quem se deixou seduzir por aquele momento que reflita ainda que tardiamente e aprenda algo sobre analfabetismo político.

        Tony Cucamonga

        28/04/2016 - 12h59

        Perfeito, André. Reconhecer nunca é tarde, mas temos autores progressistas remendando teorias até hoje pra explicar o 2013 e até dando pito em comentaristas ( aconteceu comigo no DCM)

Bruno Giordano

24/04/2016 - 19h47

Foi o melhor dos tempos, foi o
pior dos tempos. Foi a idade da sabedoria, foi a idade da tolice. Foi a
época da fé, foi a época da incredulidade. Foi a estação da luz, foi a
estação das trevas. Foi a primavera da esperança, foi o inverno do
desespero. Tínhamos tudo diante de nós, não havia nada antes de nós.
Todos íamos direto para o céu, todos íamos direto para o outro lado.

Charles Dickens

Marcia

24/04/2016 - 19h41

Estou achando que esses blogs estão fugindo da raia. Cadê meu ultimo comentário Cafezinho?

    migueldorosario

    24/04/2016 - 19h43

    Não apaguei nada.

      migueldorosario

      24/04/2016 - 19h44

      Esta aí embaixo

        Marcia

        24/04/2016 - 21h41

        Não é este fiz outro.

Soukita Vivacqua

24/04/2016 - 19h20

PRECISAMOS LEVAR ISSO AO PIMENTEL COM URGENCIA. ACHO QUE DEVE TER SIDO ATE PARA VOCE, MIGUEL DO ROSARIO, DIFICIL COLOCAR COM TANTA CLAREZA E OBJETIVIDADE TODA A DIMENSAO DE NOSSA DOR.

    Mônica Santos

    24/04/2016 - 19h54

    Desista amiga, pimentel é tucano e, se Deus existe, são verídicas as informações de que ele está indo para o pmdb ou rede! Que o diabo o leve, já vai infinitamente tarde!

Victor Speed

24/04/2016 - 19h12

Caro Miguel do Rosário, vou lhe fazer algumas críticas, a saber: 1) não lhe conheço pessoalmente e só acompanho a sua página há uns 6 meses. Mas sinto que o Cafezinho é 95% um blog “espalhatório”, que divulga textos e opiniões dos outros e que só rende uns 5% em textos próprios. Nada contra, afinal estamos em uma guerra. Mas sou mais o DCM, o Tijolaço e o Fernando Morais, entre outros; 2) Ultimamente você anda espalhando textos em inglês e até em alemão no FB. Qual é o seu público? Eu seu falar inglês, mas acho que o seu público deve ser o povo, este que muitas vezes mal sabe falar português. Precisamos que a maioria entenda que isso é um golpe e que entenda o que nos espera com Temer no comando. Se não falarmos a mesma língua, vamos perder. 3) Confesso que fiquei MUITO decepcionado com a Brigada Herzog. Meu email foi divulgado aos 4 ventos, mandei mensagens a vocês que nunca foram respondidas e recebi até poemas… Mas não é essa decepção que me faz lhe criticar. 4) No dia 22/04 você publicou no FB o seguinte texto:

Concordo com a opinião de um advogado amigo de São Paulo:
“Dilma carimbou o golpe na testa do Michel Temer em todos os pronunciamentos públicos que fez no Brasil nos últimos dias. Na minha opinião ela foi precisa em seu discurso na ONU. Chamou a atenção para o grave momento que vive o Brasil, constrangeu com classe os chefes de estado que ainda não se pronunciaram ao agradecer os que já o fizeram, deixou os golpistas do PIG sem discurso aqui no Brasil e jogou a isca para toda imprensa estrangeira cobrir sua coletiva, onde poderá falar livremente sobre a situação brasileira.”

Achei bacana porque foi contra o que a maioria dos blogs reclamava, da falta de postura de Dilma na ONU. Mas esse texto de hoje é totalmente diferente. O que mudou? Eu, como você, estou em frequente evolução e posso – devo – mudar de opinião. Mas, repito, o que mudou? Você não acha que deveria pelo menos ter citado esse texto acima aos seus leitores em sinal de respeito? Enfim, não lhe conheço e espero que minhas críticas sejam construtivas. Desejo-lhe sucesso. Mas confesso que está cada dia mais difícil de acompanhar o seu blog e de curtir a sua página no FB. Abraço!

    migueldorosario

    24/04/2016 - 19h36

    Aquele texto não era meu. Eu divulguei um texto recebido pelo zap. Ainda estava ruminando.

    Se acompanhar o blog mais tempo, verá que produzimos muito conteúdo próprio.

    James Stewart

    24/04/2016 - 20h17

    In english?

    Why not?

      Victor Speed

      24/04/2016 - 20h34

      Because the majority of our population STILL doesn’t understand that Dilma’s government is for the human being, not for banks or the rich. I admit that foreign opinion is extremely important, but who should really make a diference is our people.

    Gerson

    24/04/2016 - 20h52

    Desculpa, mas primeiramente vc está totalmente enganado sobre o Cafezinho, e ao contrário do que você diz o Miguel produz muitos textos dele próprio. É uma grande injustiça o que está escrevendo. Ficar sentadinho esperando um texto e depois de ler só reclamar é muito fácil. Segundo, se você acha que é fácil traduzir rapidamente um texto em inglês então ajude a página e não fique reclamando. Terceiro, não vi o comentário que você diz que o Miguel postou no FB (Fernando Brito suponho), mas eu tenho a opinião que Dilma amarelou sim no discurso da ONU, perdendo a oportunidade de cravar na testa da Globo a palavra GOLPE. Provavelmente Dilma seguiu os conselhos dos moderados do PT, do tipo Zé da Justiça. O resultado está aí, a Globo e todos os golpistas achando um ótimo discurso.

Spin Espelho

24/04/2016 - 20h11

Esse golpe é uma hydra de várias cabeças, há várias ramificações internas e internas, no plano interno as nossas Instituições que deveriam defender a CF e o estado democrático de direito atuam como parte do esquema golpistas sem o menor pudor, há o empresariado da Fiesp, a Globo no abre-alas, compra de votos para aprovar o impixam o que levou a 29 deputados que eram dados como voto para Dilma, se renderam sic venderam, só a Fiesp e suas federações estaduais arrecadaram 500 milhões de reais, algo em torno de 2.5 milhões para cada voto “pela familia e por deus”..,,,,amigos e amigas, não é fácil não…eu pessoalmente estou muito triste ao ver esse pais se dissolver, e dizer isso nesse momento não muda muita coisa além de aumentar a deprè mas é a realidade e temos que encará-la,,..a zelite zelote tupinquim de boba não tem nada, nós é que somos bobos ao acreditar na utilidade do voto,..prá que mesmo votar: prá isso?…prá destituirem uma presidente eleita na hora em que bem entenderem,,,como disse, é uma besta de várias cabeças e uma dessas cabeças é a doutrina americana da desqualificação do processo eleitoral segundo a qual se o gestor não reza na cartilha neoliberal tem que ser destituido por má gestão(http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/A-doutrina-Hillary-a-gestacao-do-argumento-golpista/6/15269),,,,,temos em 2008 um EUA preocupado com a ousadia do Brasil nos vários campos do desenvolvimento, como por exemplo na área da defesa, como pode um pais que era quintal dos EUA passar a competir no campo da geopolitica e do comércio exterior como essa empreendida pelo “Cara” ah sim, agora dá prá entender que Obama já sabia que Lula iria longe, dai o elogio, só que por trás trazia uma faca a ser enfiada nas costas do Lula para conte-lo dai o momento pelo qual estamos passando, em que a caçada a Lula lembra a caçada a Bin Laden.,…temos uma midia que ao invés de informar provoca sensações e salivações e o que há no ar é um bando de inocentes úteis salivando só de pensar em verem Lula preso, se possível sendo linchado em praça pública tal como aconteceu com Kadaffi, ou será que pensam que o Tio Sam brinca em serviço..,., a qualquer hora os 200 marines que foram enviados para a sua condução e sequestro estarão a postos novamente, ué, mas para detonar Bin Laden foram apenas 20 marines porque 200 contra Lula, ué, aqui o butim é maior, há 1.5 trilhão de reais em reservas cambiais,,,o pré-sal vale dezenas de trilhões de reais, há muitos cargos e poder aqui e mundo afora para presentear os gopistas…nesta noite sonhei olhei fui a frase NOSSO HONDURAS.,..,..ah eu havia me esquecido do video sobre a preocuapação dos EUA com o atrevimento de Lula….aqui o link https://www.youtube.com/watch?v=qRz-hWqSCCU e seria ingenuidade da minha parte dizer que tudo isso pelo que estamos foi passando deve-se apenas a agressiva e inisivel mão sic geopolítica americana, não, nao é,..há vários fatores que convergiram, como por exemplo a Lava Jato conduzida por um mouro sic moro treinado em Harvard e sendo informado por serviços e até por advogados americanos interessados, ora no fechamento da Odebretch que, como sabemos, concorria com empresas dos EUA, chegando a construir o aeroporto de Miami após derrotar empresas do Tio Sam em processo de licitação,,como pode isso…..,.como pode um comandante othon se atrever a construir o submarino movido a propulsão nuclear,,pau nele,,dai que os americanos informam a Janot (quando esteve nos EUA para levar para os americanos informações sigilosas sobre a Petrobras) tudo o que eles americanos coletaram sobre a nossa área eletronuclear,..sabem de tudo através de satélites do Google em órbita…deve ser por isso que dias atrás sonhei que na parede da Fiesp na Paulista havia uma frase projetada pelo Google: Lula, estamos de olho em você…,,..ah esses meus sonham me contam muitas coisas…,. como me contaram há mais um ano que um cavalo branco passava e estava escrito no lombo: GOLPE,,,,como nesta noite me contaram que este momento é o NOSSO HONDURAS..,..na verdade temos uma zelite zelote rapineira que se vende por qualquer 30 dinheiros, o que livra o Tio Sam de ter que gastar com mísseis como fez no iraque….,….quanto ao que poderia ter sido feito para evitar se chegar ao ponto em que chegamos, não sei…vou pensar…ou vou sonhar fechar os olhos para ver…mas cá prá nós: como governar sob esse cerco feroz…o que um governo cercado sitiado pode fazer…cercado pelas Instituições que deveriam defender a CF… o nome do cavalo: GOLPE ou: NOSSO HONDURAS

Itaguary Poranga

24/04/2016 - 19h06

Miguel, o texto e está perfeito para o momento que passamos, aliás só estamos nessa por que a Dilma deixou o ministério da justiça na mão de um incompetente para não chamá-lo de outra coisa… Polícia federal, ministério público e as indicações para o STF resultaram nessa tristeza que estamos vivendo. Pena, mas quem vai pagar a fatura pela incompetência da NÃO comunicação do PT, serão justamente os que mais humildes e os que tem consciência social.

Lucio Valter Dias

24/04/2016 - 19h02

Disse tudo.

Marcvs Antonivs

24/04/2016 - 18h56

Bons tempos os da Revolução Francesa quando O POVO, cansado das artimanhas políticas foi lá e botou pra quebrar, literalmente.

Olavo

24/04/2016 - 18h56

Eros Graw, Cezar Peluzzo, Joaquim Barbosa, Ayres Brito, Menezes Direito, Dias Tófolli, Carmem Lúcia, Rosa Weber, Fux. Lula e Dilma nem me consultaram para ver se eu aprovava esses nomes. Aliás, eles não ouviam nem ouvem os que os elegeram. Lula ouvia muito o Delfim Neto, o Abílio Diniz, e outros cidadãos de bem. Assim até uma criança dá golpe nesse governo. Chamar o Golpe de paraguaiu é uma injustiça com aquele País de pouco mais de 10 Milhões de habitantes. O golpe é brasileiro mesmo.

otavio

24/04/2016 - 18h54

Concordo plenamente. E nós, em todo o Brasil, sofremos com essa incompetência do PT. São extremamente incapazes.

Marcia

24/04/2016 - 18h47

Me desculpe o autor mas achei o texto impróprio para o momento que estamos. O momento agora é de gastarmos todo nosso tempo motivando ações de combate ao golpe, não podemos utilizar discurso de perdedor. Sabemos que é difícil defender o governo Dilma pois a própria contribuiu para esta situação, foi muito ingênua ao lidar com as cobras de Brasília. Quanto ao discurso na ONU, achei ela sensata, não fique pensando que as pessoas ali estão preocupados com o Brasil, muitos ali querem que o Brasil se lasque pois o Brasil vinha despontando como concorrente em potencial. O que eles não imaginavam que seria tão fácil e que aqui haveria loucos suficientes para jogar sua própria nação na cova dos leões. Muitos devem estar dizendo:” Está vendo que nunca deveríamos levar o Brasil a sério” Obama está percorrendo o mundo para pedir para aceitarem o golpe em troca de acordos comerciais. O bom seria é que houvesse uma reviravolta e déssemos uma banana bem grande para eles e mostrássemos que aqui não é o Paraguai, somos forte e GOLPE PARA FAVORECER GRIGO NÂO PASSARÁ!

maria nadiê Rodrigues

24/04/2016 - 18h40

A ida de Dilma ao Foro da ONU preocupou tanto os golpistas, incluindo a imprensa, que todos, invariavelmente passaram a pautar o assunto visivelmente apreensíveis, temerosos. Ao ponto de tucanos também irem para os Estados Unidos como se tivessem o dom de impor a Dilma o que ela podia ou não dizer ao mundo.
Somente por esse medo dos golpistas, flagrante, já Dilma deveria estar movida a agir contra eles e, de uma forma ou de outra, mostrar sua indignação ao mundo.
Numa fala pequena, sem nenhum destaque, foi falar com a imprensa brasileira, a mesma que quer vê-la sangrando, ainda assim cheia de gestos e titubeios de quem se dá por vencida.
Eu também fiquei péssima com esse discurso de Dilma. Penso que teria feito melhor se permanecido lá no Palácio da alvorada.

Fábio Brito

24/04/2016 - 19h37

Miguel, o que acontece é que a cúpula petista é feita de COVARDES, você quer ver só uma coisa?

A Dilma vai ser deposta e o povo irá sair para as ruas, pense, se ela for deposta, em minha concepção, podemos aferir que a Constituição foi rasgada, dado isto, o governo de Michel ou do Cunha serão ilegítimos, mesmo que consideremos novas eleições, tudo estará sendo feito ao arrepio das leis expressas em nossa Carta Magna.

E se o povo sair aos milhões para fazer com que a Dilma reassuma o Governo? O que você acha que aconteceria?

Aposto que eles não topariam o confronto e dariam como perdido o caso, com a desculpa de que poderia morrer muita gente.

Por isto desenvolvo uma tese de que deveremos lutar não pela DILMA ficar à frente do Governo Federal, mas devemos lutar pela legalidade, mas, caso ela seja deposta e empossarem Michel Temer ou mesmo o Cunha, seremos um país sem lei, aí era a hora da povo se considerar em Assembléia Nacional Constituinte e debater pelos rincões do Brasil uma nova constituição gestada nas entranhas do povo.

Se tivesse alguém de fibra no PT seria exatamente esta a saída que deveria estar sendo divulgada, não reconheceremos qualquer governo que não o da Dilma e, após a nova Constituição Popular estar pronta, o povo vai ao palácio e depõe o Temer.

Loucura pouca? SITUAÇÕES EXTREMAS EXIGEM MEDIDAS EXTREMAS.

Leiam meu mais novo post:

O ASSUSTADOR DIA SEGUINTE!!!

Quando 367 é maior que 54 milhões!!!

Exclusivo no REBELDE SILENTE!!!

https://rebeldesilente.wordpress.com/2016/04/24/pcc-na-direcao-e-o-comando-vermelho-no-coracao-triste-brasil/

Cícero Soares

24/04/2016 - 18h35

Ah, então agora é assim, Miguel, “lavar roupa suja” não tem hora, é pra qualquer hora, de preferência na véspera do pé na cova suicida? Ah, e a inversão criminosa “a culpa é da vítima” virou sinônimo de suicídio, é?

Me desculpa, Miguel, mas esse chororô revisionista fora de hora de esquerda (de dentro e de fora do PT) está me cheirando a analfabetismo de “luta”.

E a luta (assim como o republicanismo, a democracia, etc. populares, tudo sem aspas) não se limita a apenas esses últimos treze anos: o legado dela já existe há um século e tralalá, e vai ter que continuar pelo menos por mais um século.

Então, por favor, dê publicidade às suas aspas na hora certa, ok?

maria nadiê Rodrigues

24/04/2016 - 18h29

Cavaram uma cova muito profunda com a vítima ainda viva, e os que pretendiam evitar que a enterrasse com alguns suspiros, ficaram pequenos demais e com medo de caírem com ela naquele buraco fundo.

Elaine

24/04/2016 - 18h15

Era um governo dito de “esquerda”, mas com ações da direita. Uma hora iria cair, a turminha da direita estava à espreita disto.

Antonio Passos

24/04/2016 - 18h11

Em primeiro lugar, a piada sobre o Botafogo é também uma estupidez política, porque além de já ter sido usada outras vezes, em todas que o foi apenas revelou a idiotice de quem a fez e que, via de regra, teve de se desculpar depois.
Em segundo lugar, qualquer criança deve saber que um discurso na ONU é preparado com a assessoria do Itamaraty. Em terceiro lugar, fazer uma choradeira na tribuna da ONU seria patético e inútil. Em quarto lugar “informar” ao mundo sobre um golpe que todos já sabem seria mimimi. Em quinto lugar, fazer “poesia ou filosofia” na tribuna da ONU teria um efeito zero.
Para concluir, todos sabemos das fraquezas absurdas do governo Dilma e de sua incompetência política, mas é preciso lembrar também a valiosa ajuda que a direita recebeu, com o apoio imbecil que largos setores da esquerda deram às jornadas de junho/2013, onde foram plantadas as sementes de tudo que estamos vivendo. Então se a questão é criticar, precisamos abrir o leque, chegando até o apoio à democracia dado por intelectuais e artistas, que se mobilizaram aos 51 do segundo tempo, depois de anos de silêncio absoluto diante das violências ocorridas desde o mensalão. A resistência da esquerda esteve mais para um oba oba do que qualquer outra coisa. Na realidade não tivemos resistência de verdade, enquanto eles nos esbofeteavam, nós tentávamos pisar os seus pés.

    Mario Oliveira

    24/04/2016 - 18h19

    A crítica da esquerda à esquerda do PT precisa ser feita. A CIA os levou pelo bico em 2013 e como vc disse, daí foram plantadas as sementes do que estamos vendo hoje.

      Carlos Massaro

      24/04/2016 - 19h32

      Como assim cara?

    Victor Speed

    24/04/2016 - 19h31

    Caro Antonio Passos, concordo contigo. Leia a minha crítica um pouco mais acima. PS.- sou botafoguense, mas nem entrei no mérito da questão.

    migueldorosario

    24/04/2016 - 19h38

    Porque precisava ser choradeira? Precisava ser um discurso bem escrito, apenas isso !

    André Pereira

    28/04/2016 - 05h59

    Excelente! E todas as vezes que alguém menciona a estupidez das “jornadas de junho” me sinto na obrigação de reforçá-lo, para que ninguém se esqueça da besteira que fizeram ao aderir ao efeito manada.

Alexandre Moreira

24/04/2016 - 18h09

Calma gente, vamos dar tempo para as coisas repercutirem. Está claro que agora o diálogo do governo é com a imprensa internacional. Pelo que entendi a Dilma pediu apoio aos demais chefes de estado, vamos ver como respondem.

Carlos Massaro

24/04/2016 - 18h08

Qual a forma correta de comunicar pra classe média que ela não é rica?

Elaine

24/04/2016 - 18h06

O pior erro foi escolher uma política econômica restritiva em 2015, com sinais claros de recessão à vista, achando que acenando para o “deus” mercado as coisas iriam melhorar…só que ela não imaginava que teria uma vaza-jato pela frente e uma oposição golpista e irresponsável torcendo pelo quanto pior, melhor.
Esse erro foi fatal e letal, oposição nenhuma e nem a base aliada iria segurar o PT em uma crise recessiva. Tem mais um fator nisso tudo: Lula, ele é o leão (mesmo que ferido) da floresta chamada Brasil, o resto são hienas barulhentas, que ficam a espreita de qualquer carniça para se banquetear.
Infelizmente, o Golpe de Estado já foi dado, só resta um milagre, mas milagres acontecem. A ver.

    André Pereira

    28/04/2016 - 06h10

    Sinceramente, não sei se seria bom o Lula voltar à presidência. O legado dele poderia ir por água abaixo diante do caos em que estamos mergulhando. Sei que você não disse isto, mas esperar que ele seja o salvador da pátria pode empurrá-lo para um fim melancólico. Devemos esperar que novas lideranças surjam no país e deixá-lo desfrutar do alto índice de aprovação que seu governo detém. E não subestime as hienas: elas podem destroçar um leão, basta que a lei da selva esteja em vigência, o que parece ser o que nos aguarda por sabe-se lá quanto tempo.

MANU #?SosCoupInBrazil

24/04/2016 - 17h37

O grande erro do PT é não ter pensado com visão de futuro, uma visão de fortalecer sua própria base parlamentar…

MANU #?SosCoupInBrazil

24/04/2016 - 17h34

Politicamente o erro da Dilma foi no primeiro dia do segundo mandato, demorou montar o ministério e virou as costas para as pautas que foi eleita, começando pelo Ministro da fazenda……se ela tivesse caminhado junto com o eleitorado que elegeu ela não tinha chegado a situação que esta, simples assim, quer mais o que, deu metade do governo para o PSDB. Ela achou que poderia errar o quanto queria que não iram tirar do seu cargo, nem nos piores pesadelos ela pensou nisso, pagou para ver, insistiu nos cardoso da vida, podia ter caminhado para a esquerda aliado ao PDT e outros partidos, sempre buscando uma base fiel, de pelo menos um terço.

Sílvio AB

24/04/2016 - 17h32

Rogério, permita-me um ínfima correção: não é disperdiçou é desperdiçou. Abraço fraterno

    Mario Oliveira

    24/04/2016 - 18h25

    O diabo está nos detalhes. ;-)

    migueldorosario

    24/04/2016 - 19h38

    Já corrigi. O texto não é do Rogerio.

Roberto Rocha

24/04/2016 - 17h14

Confirma a informação sobre o Diogo Nogueira. O twitter do Cultura com Dilma diz que ele a apoiou em 2014.

Reginaldo O. DE Jesus

24/04/2016 - 16h41

Poxa, Miguel, Vc leu minha mente veio!

    Gustavo Ramos Mello

    24/04/2016 - 17h26

    O autor é Rogério Dultra.

      migueldorosario

      24/04/2016 - 19h40

      Não. O autor sou eu. Eu apenas loguei como Rogério porque ele estava aqui em casa ontem. (Ele será novo colunista do Cafezinho e eu estava ensinando a mexer no blog)


Leia mais

Recentes

Recentes