Menu

A indiferença nazista da Globo em relação ao futuro dos programas sociais

(Foto: Jornalistas Livres) Análise Diária de Conjuntura – 05/05/2016 A entrevista com o professor Wanderley Guilherme, publicada hoje no Cafezinho, traz um alerta importante a todos os brasileiros, em especial à comunidade política: estamos entrando num período de profundas instabilidades, porque o golpe, até o momento, foi apenas político. Para se consumar integralmente, ele precisará […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: Jornalistas Livres)

Análise Diária de Conjuntura – 05/05/2016

A entrevista com o professor Wanderley Guilherme, publicada hoje no Cafezinho, traz um alerta importante a todos os brasileiros, em especial à comunidade política: estamos entrando num período de profundas instabilidades, porque o golpe, até o momento, foi apenas político. Para se consumar integralmente, ele precisará ser também um golpe social, ou seja, terá que usar de violência para coagir, intimidar e aniquilar todas as instâncias sociais que não o aceitam como um processo democrático e legítimo.

O professor observa ainda que a oposição, ao embarcar numa aventura golpista mal ajambrada, costurada às pressas com o monopólio midiático, começará a perder no primeiro dia de governo ilegal, porque sobre ela recairão todas as cobranças que, até o momento, vinham sendo feitas ao PT — e não há respostas milagrosas no horizonte.

O Cafezinho esteve em Brasília nesta quarta-feira, onde entrevistou, junto com outros blogueiros, a ministra Tereza Campello, titular da pasta do Desenvolvimento Social.

Antes do início da entrevista, Campello contou uma história que me aterrorizou.

Ela lembrou que a imprensa começou a divulgar, com grande estardalhaço, um documento de um eventual novo governo Temer referente aos programas sociais, chamado “Travessia Social”. O nome “travessia” é o mesmo usado pela campanha de Aécio Neves, mas isso nem vem ao caso. A ministra observou que a imprensa publicou o conteúdo do documento sem consultar o ministério responsável pelos programas sociais, sem fazer um mísero contraponto.

O documento do “novo governo” foi publicado sem que se fosse exposto a nenhuma crítica. Os programas sociais do governo, explicou Campello, são elogiados no mundo inteiro. São usados como modelo internacional. Mesmo assim, o ministério, nem nenhuma organização séria, foram consultados.

Campello observou que os programas sociais em curso não expressam mais apenas a materialização de ideias em debate. Eles hoje são o fruto maduro de uma série imensa de pesquisas concretas, conduzidas inclusive por organizações não ligadas ao governo.

A ministra falou que procurou a imprensa. Não quiseram ouvi-la. O bloqueio é total, lamentou ela, que então mandou o ministério fazer um estudo sobre o impacto das medidas “anunciadas” pelo novo governo governo e alardeadas pela imprensa.

A TV Globo, ao invés de publicar o estudo do ministério, enviou três perguntas profundamente agressivas e hostis, indagando se o ministério tinha o “direito” de fazer críticas a um programa partidário.

É assustador.

Os programas sociais do governo impactam a vida de dezenas de milhões de brasileiros, e através delas em toda a economia nacional.

A imprensa brasileira é tão profundamente fascista, que divulga notícias sobre programas sociais e não consulta o ministério responsável pela execução de todos os programas atuais. Não vai atrás sequer dos estudos e pesquisas que existem sobre esses programas!

Hoje o Supremo Tribunal federal (STF) decidiu afastar Eduardo Cunha, tanto da presidência da Câmara como do mandato parlamentar.

Antes tarde do que nunca, mas é lamentável que o fato se dê após a votação do impeachment. A omissão do STF é algo explicável somente por sua adesão ao clima de golpe insuflado pelos meios de comunicação e pelo poder econômico.

O STF apenas repete o modus operandi de 1964, quando lavou as mãos e, em seguida, chancelou o golpe.

O governo entrou, também hoje, com um pedido para anular a votação do impeachment, visto que ela foi liderada por Eduardo Cunha, mas o estrago está feito.

O consórcio golpista não parece mais preocupado com nada a não ser o poder. A cegueira em relação à sujeira do processo, em relação aos riscos de levar adiante uma aventura golpista que empossará um governo ilegítimo, explica-se pela blindagem absoluta proporcionada pelo monopólio midiático, que está integralmente comprometido com o golpe.

Há tempos, aliás, que vínhamos alertando para o compromisso da mídia com o golpe. O caderno Poder da Folha, por exemplo, há mais de um ano que vinha inteiramente ocupado com publicidade em favor do impeachment. Mesmo assim, Dilma Rousseff abriu o ano de 2016, depois de tudo, com um artigo “exclusivo” na Folha…

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo Cezar de Mello

06/05/2016 - 17h58

A Globo e toda a mídia latifundiária foram generosamente alimentadas de verbas publicitárias oficiais durante os governos Lula e Dilma. Isso com todo mundo sabendo que hoje a informação é a fonte número um de poder. É muito triste constatar, mas o projeto de nação que veio sendo promovido nos últimos 13 anos vai se apagar em boa parte graças aos meios de comunicação sustentados pelos próprios construtores desse projeto.


Leia mais

Recentes

Recentes