Menu

Lava Jato seleciona que partidos quer destruir

Lava Jato pede dados do STF contra PT e PP, e ignora PSDB no Jornal GGN A equipe de procuradores da Lava Jato na primeira instância, sob o comando de Sérgio Moro, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o compartilhamento de provas contra dez parlamentares, buscando abrir ações de improbidade administrativa. Apesar de o STF […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Lava Jato pede dados do STF contra PT e PP, e ignora PSDB

no Jornal GGN

A equipe de procuradores da Lava Jato na primeira instância, sob o comando de Sérgio Moro, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o compartilhamento de provas contra dez parlamentares, buscando abrir ações de improbidade administrativa. Apesar de o STF ter provas contra membros de diversos partidos, como o PMDB e o PSDB, os procuradores miraram, sobretudo, em políticos do PT e PP.

O pedido da força-tarefa de Curitiba, sob a coordenação de Deltan Dallagnol, recebeu o aval do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que foi quem protocolou a solicitação formal ao ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato na Suprema Corte.

Isso porque ações cíveis de improbidade administrativa incluindo políticos como alvos são competências da primeira instância, cabendo ao Supremo apenas as ações penais contra aqueles que possuem o chamado foro privilegiado.

Apelando a essa brecha legislativa, Teori acatou ao pedido de Janot e compartilhou os dados contra deputados e senadores à equipe de Sergio Moro. Mas os investigadores não pediram o acesso aos autos de todos os políticos.

A lista de dez inclui os senadores Gleisi Hoffmann (PT-PR), Benedito de Lira (PP-AL) e Fernando Collor (PTC-AL) e os deputados federais Vander Loubet (PT-MS), Luiz Fernando Faria (PP-MG), José Otávio Germano (PP-RS), Roberto Britto (PP-BA), Nelson Meurer (PP-PR), Athur Lira (PP-AL) e Aníbal Gomes (PMDB-CE).

Em tentativa de amenizar a restrição seletiva do acesso às provas, os procuradores da República que trabalham com Sergio Moro informaram que ainda deverão avaliar se cabe a abertura das ações. Mas valorizaram a necessidade de se investigar aqueles parlamentares, especificamente, que não inclui, por exemplo, José Serra (PSDB-SP), Aécio Neves (PSDB-MG) e Aloysio Nunes (PSDB-SP), também alvos de inquéritos da Lava Jato.

“O material probatório produzido é extremamente relevante, pertinente e necessário para possibilitar a instauração de apuração na esfera de responsabilização por ato de improbidade administrativa ao fim do enquadramento das condutas de agentes públicos e terceiros envolvidos, notadamente porque complementam e auxiliam na compreensão do complexo esquema de desvio de verbas públicas em detrimento da Petrobras”, diz o pedido.

Até o momento, a Lava Jato já abriu ações de improbidade relacionadas ao doleiro Alberto Yousseff, aos ex-dirigentes da Petrobras relacionados ao PT, Paulo Roberto Costa, Renato Duque e Pedro Barusco e à Eduardo Cunha, sua esposa Cláudia Cruz, ao operador do PMDB João Augusto Rezende Henriques e ao ex-diretor Jorge Zelada.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Vina

06/06/2017 - 22h06

Your article was exenllect and erudite.

Fechando o caixão do PT

28/09/2016 - 07h10

Na verdade o que é preciso mesmo é acabar com o PT. Simples assim. Acabem com essa praga. Prendam Lula, Wagner, Mercadante, Gleisi e o Marido dela logo logo o STF manda pra Papuda também.

    Jojo The Man

    28/09/2016 - 18h33

    Aecio , Temer, FHC , Serra, Cunha podem ficar soltos e contnuar roubando , né ?

    Esse é o Brasil que nos restou

Jojo The Man

28/09/2016 - 00h01

Esses caras da Lava Jato deveriam parar de dar entrevistas ou aparecer na TV . Pra quê ir a entrevistas dar explicações mais fajutas e cafajestes que se pode dar em relação a assuntos desta relevância ?
Todo mundo vê que é tudo carta marcada , que a inclinação deles em caçar o PT é sua única motivação . Eles devem se achar os caras mais quentes da hora , pois são arrogantes e acham que todo mundo é idiota . Nunca vi tanta canalhice no meio jurídico como a que esses sujeitos estão perpetrando.

    Clammer Teles Teles

    28/09/2016 - 17h26

    DUVIDAM DE NOSSA INTELIGENCIA.

Luiz Baptista

27/09/2016 - 17h41

Novidade.

17Abril2016

27/09/2016 - 14h54

MP tendencioso, cancer da justica br.


Leia mais

Recentes

Recentes