Menu

Post didático para os nossos amigos coxinhas entenderem as críticas à lava jato

Por Pedro Breier, correspondente policial do Cafezinho O ex-Casseta & Planeta Helio de la Peña sintetiza o pensamento do coxinha médio brasileiro após as prisões de Sergio Cabral, Garotinho e, antes deles, Eduardo Cunha. Toda a crítica à lava jato cairia por terra com a prisão de alguns políticos de outros partidos que não o […]

38 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Pedro Breier, correspondente policial do Cafezinho

O ex-Casseta & Planeta Helio de la Peña sintetiza o pensamento do coxinha médio brasileiro após as prisões de Sergio Cabral, Garotinho e, antes deles, Eduardo Cunha.

Toda a crítica à lava jato cairia por terra com a prisão de alguns políticos de outros partidos que não o PT.

Em tempos de ódio político exacerbado e nervos à flor da pele, vamos tentar mostrar para os nossos amigos coxinhas, com calma e argumentos, que a coisa é bem mais complexa do que isso.

A prisão de figuras do PMDB – depois do golpe consumado e do derretimento do PT nas eleições – não muda um milímetro do que a lava jato fez de 2014 até as últimas eleições municipais: serviu de munição política para a direita derrubar o governo, trucidar o PT e destruir a reputação de Lula, líder nas pesquisas para as eleições de 2018.
Vazamentos seletivos (todos contra o PT) para a imprensa conservadora, que só podem ter partido da PF ou do MPF, utilizados para tentar influenciar as eleições de 2014 e depois para criar um clima de ódio ao governo e ao PT, clima este necessário para o sucesso do golpe; perseguição doentia a Lula, acusações surreais com bases pífias, espetáculos midiáticos autoritários e ilegais, como nos casos da condução coercitiva e da divulgação dos áudios; prisão de petistas sem base legal às vésperas das eleições municipais com a clara intenção de influenciar no pleito.

Nada disso some com a prisão de políticos de outros partidos. O governo eleito caiu, os derrotados na eleição estão no poder e o PT derreteu em boa parte graças à lava jato.

Quem quer uma justiça realmente justa, democrática, republicana, não pode achar normal que uma operação seja usada como munição pesada para atacar apenas um partido por tanto tempo.

Mas dizer que as críticas à lava jato se resumem a “é uma operação para perseguir o PT” é desonestidade intelectual. Há ao menos mais três críticas pesadas e consistentes à operação.

A primeira se refere à destruição de grandes empresas brasileiras, especialmente as empreiteiras.

E aqui não se trata de ‘defender’ as empreiteiras, que certamente incorreram em diversas ilegalidades para terem mais lucros, exatamente como faz praticamente qualquer grande empresa do mundo.

A diferença é que nos escândalos descobertos em grandes empresas de países como Alemanha ou EUA se teve todo o cuidado para preservar as empresas (responsáveis, afinal, por porcentagens consideráveis dos PIBs dos países) e consequentemente os empregos, punindo os executivos.

Destruir a economia nacional em nome do combate à corrupção é de uma estupidez inacreditável.

Nem mesmo se as empreiteiras estrangeiras que tomarão conta do espaço deixado por Odebrechdt, OAS e demais forem poços de ética, o que evidentemente não é o caso.

A segunda crítica irrefutável à lava jato trata dos seus métodos ‘medievalescos’, como definiu Teori Zavascki.

Prisões para investigar, para delatar e para execrar diante da opinião pública não são aceitáveis.

As prisões de Cunha, Garotinho e Cabral têm a mesma base frágil das prisões de petistas: são prisões antes do julgamento, ou seja, antes de que seja declarada a culpa do réu, sem que ficasse demonstrado que o preso estava atrapalhando as investigações (a prisão de Cabral foi sustentada até com trecho da Bíblia). Cunha claramente tentou atrapalhar as investigações, mas foi preso muitos meses depois, o que torna a prisão apenas ridícula. Todas espalhafatosas, midiáticas, simplesmente o estado policial mostrando seus músculos.

Então chegamos à terceira crítica além da seletividade anti-PT, talvez a mais relevante: a aliança da lava jato com a mídia corporativa.

Muitos diziam, de fato, que a lava jato iria parar no PT, mas boa parte dos analistas de esquerda previu que não seria assim, pois quando se dá poder demais ao sistema de justiça – que tem todo o aparato repressivo nas mãos – fica muito difícil controlá-lo.

E é o que estamos vendo. A lava jato agora concentra sua artilharia no PMDB, sob os holofotes da mídia conservadora. A parceria continua firme e forte. A Globonews inclusive passou o dia de hoje falando da aliança de Sérgio Cabral com Dilma, que na verdade não existe: Cabral apoiou Aécio em 2014 e orientou voto pelo impeachment, como lembrou Dilma em nota.

Por enquanto nada respingou no PSDB, apesar de Aécio ter sido citado por vários delatores como integrante dos mais variados esquema de corrupção, além de Serra e seus 23 milhões na Suíça. É o partido da direita orgânica, ligado umbilicalmente ao oligopólio midiático.

Mas as duas, mídia e lava jato, estão em sintonia no desejo de enquadrar a classe política, tutelá-la, submetê-la.

A mídia faz o trabalho diuturno de destruição da reputação dos políticos, para depois alçar o justiceiro Moro e seus templários do MPF à condição de salvadores da nação, que resolveriam todos os nossos problemas, causados pelos malditos políticos.

Ora, isso é péssimo.

Só a política pode corrigir a política: mais participação popular, mais informação livre, mais educação de qualidade, mais consciência para o povo.

Não é empoderando uma mídia reacionária e absurdamente concentrada na mão de meia dúzia de milionários, além de juízes e promotores que não respeitam direitos fundamentais e agem tresloucadamente, ajudando a afundar a economia do país, que vamos resolver qualquer coisa.

Isso é apenas o poder migrando dos representantes que bem ou mal foram eleitos através do voto direto da população para um punhado de pessoas poderosas não eleitas por ninguém.

Espero ter demonstrado que as críticas à lava jato vão muito além da simples perseguição ao PT (que claramente existe), amigo coxa.

Não precisa nem ser de esquerda para se juntar aos críticos da ascensão de um estado policial/midiático no Brasil.

Basta ter bom senso.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Juliano Canhola de Azeredo

18/11/2016 - 18h40

Um questionamento ou um breve exercício mental (como queiram):
Ao assumir o poder, quem em sã consciência convidaria seus adversários políticos para partilhar os dividendos provenientes das fraudes, propinas, chantagens, prevaricação, negociatas, etc., etc., etc..
Ficaram no poder por 13 anos, portanto a probabilidade de se ter uma porcentagem grande de envolvidos aliados ao governo é muito maior do que de adversários, que sim, há muitos envolvidos também.
Mas é tudo “perseguição”, assim como agora é perseguição ao PMDB, que só entrou como aliado do governo quando o Mensalão estourou e o PT precisou deles para poder abafar (apenas nove políticos foram presos).

Atreio

18/11/2016 - 15h08

‘Destruição a jato’ – vale a pena assistir no tuba…..

a luta pela jsutiça é uma luta da memória contra o esquecimento.

Comentador

18/11/2016 - 13h25

“Vazamentos seletivos (todos contra o PT)”
Desculpa, mas isso é mentira. Tem muito site progressista que informa e forma cidadãos, mas tb tem muito lixo que deforma igualzinho o PIG, só que pro outro lado…
Vamos ser coerentes, por favor?

RuydeLimaeSilva

18/11/2016 - 11h50

Brilhante, Pedro! Resumiu tudo muito bem. Este inferno de País só voltará à “normalidade” quando cada desvio apontado aqui tiver sido sanado e corrigido.

Carlos

18/11/2016 - 11h06

A esquerda completamente perdida. Que triste.

Antonio Pires

18/11/2016 - 09h19

CABRAL GUERREIRO
DO POVO BRASILEIRO!
Levante o braço esquerdo, cerre o punho e grite: -sou perseguido político!
Após, na surdina, enquanto tenta um exílio (pra-se-livrar-da-cana) político, faça barulho com os poucos, bem poucos,companheiros que lhe sobraram.

Luiz Carlos Gorniack

18/11/2016 - 07h25

Pedir bom senso a esses panacas iludidos da direita é chover no molhado. Além de ignorantes são teimosos e nunca aceitarão argumentações como as do texto. O analfabetismo político dessa gente ultrapassa qualquer limite de compreensão.

    RuydeLimaeSilva

    18/11/2016 - 12h01

    Pleno acordo. Murro em ponta de faca.Eles que tratem de se alfabetizar aos 50 anos de idade. Ainda dá tempo.

Torres

18/11/2016 - 00h51

Pois eu estou cansado da impunidade.
Os políticos perderam o senso e passaram a roubar descaradamente.
Eles que paguem por seus crimes, desde já.
Pois sabemos, são corruptos.

Abbah Kaxie

18/11/2016 - 00h42

Pedro Breier,

Mais um post que suaviza a corrupção.

    Jorge Leite

    18/11/2016 - 09h55

    Acaba de ganhar um diploma de burro (ou de analfabeto) pois o texto é simples, claro e fácil de comprovar, basta ler sem vizeira…

      Abbah Kaxie

      18/11/2016 - 21h53

      honoris causa ?

Maria Campos

17/11/2016 - 23h34

Zzzzzzzzzzz

    Jorge Leite

    18/11/2016 - 09h55

    Outra burra?

      RuydeLimaeSilva

      18/11/2016 - 12h02

      Acho que não.Apenas está dormindo. Pode ser até que esteja do nosso lado…

      Maria Campos

      18/11/2016 - 19h09

      Aos seus olhos com os seus critérios de avaliação?!

      Sim

Disqus LAM Mod

17/11/2016 - 21h59

Helio de la… QUEM???!!!

marco

17/11/2016 - 21h19

Pois eu acho que escrever qualquer coisa,com o intuito de convencer alguém da PEQUENA BURGUESIA,que esteja equivocado,acho que é perder tempo.Esse tipo de gente ,não tem cura!

    Des

    17/11/2016 - 21h56

    É um conselho antigo e que garante sua sobrevivência a uma futura ditadura.

    Guiga

    18/11/2016 - 08h04

    Esse é o maior equívoco da esquerda brasileira. Fazer igual à esquerda europeia e demonizar A pequena burguesia que se sentiu alijada do processo em curso e, em seguida, virou o sustentáculo dos movimentos de extrema direita. Há mais pequenos burgueses que proletários industriais. E a população tem aspirações que são burguesas (ao menos inicialmente): um pequeno negócio, uma casa, uma modesta prosperidade. Negar essa realidade ajudou muito a alimentar o ódio da classe média

      marco

      18/11/2016 - 11h00

      Pois Guiga,até o teu apelido é Pequeno Burgues.Continuo achando,ainda que não sou da ESQUERDA PEQUENO BURGUESA,mas continuo achando, o mesmo que escrevi.Aspirações burguesas nas populações,se devem à propaganda deles,ao respeito de tudo.Inclusive,ir para o céu,depois de morto.O que constitui a IDEOLOGIA PEQUENO BURGUESA,são crenças,do tipo,LAMENTAR PERDIDAS ILUSÕES.Ah! DEMÔNIOS ?Ah !Média,lembra MEDIOCRIDADE.Que é em suma,o conteúdo ideológico,PEQUENO BURGUES.O velho “MAÇANETA”,dos BURGUESES.Na minha terra,chama-se TRAMELA,ou TARAMELA,para os mais sofisticados.

        Guiga

        18/11/2016 - 11h15

        Então tá. Cometam de novo os mesmos erros, demonizem a classe média e a pequena burguesia e se aliem ao grande capital. Esses sim são dignos e confiáveis.

CIANOTON_PACE

17/11/2016 - 20h42

#AbaixoOGolpe! #QueHorasElaVolta? #Lula2018! Mais um zumbi global. Esse sujeito não pensa com a própria cabeça, mas com o contrato que tem com a rede golpista. É uma pena; afinal, tem instrução e é um “ator”. Esperava que ele pudesse se manter atento à farsa e à comédia de toda essa situação, mas no fim das contas é só mais um bufão, o bobo do rei.

Daniel

17/11/2016 - 20h32

A elite governou o Brasil por 502 anos, ai veio o PT tirou o Brasil da 14a economia do Mundo para a 6a economia do Planeta. Isso em apenas 12 anos. O PT e’ culpado de que mesmo? Ah ja sei, de ser o unico governo que mandou investigar as falcatruas de 502 anos de existencia.
Daily Quiz.
Quantos anos a elite e a direita governaram o Brasil?
R:502 anos.

Quantos anos a esquerda governou o Brasil?
R: 12 anos.

O que a direita/elite deixou de legado?
Brasil com 5% de ricos, 95% de pobres, e o segundo maior número de favelas do planeta. Brasil com 50 milhões de miseráveis. Escravidão, o Pais do ocidente mais desigual do mundo. Bilhões de dólares em roubo. Corrupção nunca investigada. Procuradores da República como membro dos partidos ou do governo no poder. O período sombrio da ditadura com milhares de irmãos brasileiros torturados e assassinados com a cumplicidade da Globo, Civita, Folha e Estadão. Escravidao e salario minimo a niveis africanos.

O que a esquerda deixou de legado?
Teria que escrever um livro, mas vou escrever os mais obvios: Tirou o Brasil do mapa da fome, 40 milhoes de miseráveis sairam da extrema pobreza, mais universidades construidas do que foram feitos nos 100 anos anteriores. Milhoes puderam mudar para uma moradia decente. O maior programa de inclusao social e aumento da Classe C da história do Brasil desde o descobrimento. O maior número de obras de infraestrutura, de escolas técnicas e do número de universitários. Maior ganho real de salários da história. Maio número de corruptos presos e investigados desde o descobrimento. Indústria naval de 1000 para mais de 100 mil trabalhadores. O maio programa de medicina preventiva da história. Para concluir ainda faltando dezenas de mais obras e ganhos trabalhistas, trouxeram a Copa e as Olimpíadas pela primeira vez na história para a América Latina, isto tudo deixou a zelite MORRENDO de inveja, pois tiveram 502 anos e nada fizeram a não ser deixar o Pais em eterno atraso. E agora eles voltaram e ja governam desde Outubro de 2014, depois que perderam a eleição e não deixaram o Brasil mais prosperar. Que coxinhas burros, atrasados e SUPER INCOMPETENTES, COMPROVADO PELA HISTORIA. Não há argumentos contra estes FATOS HISTÓRICOS E MUITOS DELES, MUITO OBVIO.

Uma surra de competencia, 503 anos e 11 meses VS 12 anos. Uma surra sem precendentes na história da humanidade. Uma surra de um metalurgico que fez em 12 anos mais que foi feito em 503 anos e 11 meses.

    antonio

    17/11/2016 - 22h41

    VAI LÁ, ESBRAVEJA LOGO:

    “CABRAL, GUERREIRO DO POVO BRASILEIRO !” OU ENTÃO: “VOLTA DUNGA!”
    RINDO MUITO COM O FIM DA NOVA REPÚBLICA, HOJE DENOMINADA NOS LIVROS DE HISTÓRIA – PARA DESESPERO DE FHC, LULA TEMER E (VOCÊS) – DE REPÚBLICA CLEPTOCRÁTICA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Atreio

      18/11/2016 - 15h09

      tá pertubado mesmo, fio.
      tome um copo dágua. Sua mae tá lhe levando seu celular aí, pode voltar pra catar pokemom, cabou o castigo.

      sem crime, sem impeachemnt.

      grite menos ajudará na sua compreensão do seu entorno.
      desejo melhoras!

    RuydeLimaeSilva

    18/11/2016 - 11h54

    Brilhante. Disse tudo. Que venha logo a Justiça que ninguém aguenta mais este Estado Policial à deriva, com a séria ameaça de nossas mais preciosas riquezas serem alienadas para outras nações e o nosso povo regredindo na tradicional miséria, que parecia ter sido sustada.

    Seletótsira Roinúj

    18/11/2016 - 16h40

    Ri muito aqui. 502 anos de direita no poder?

    Os termos direita e esquerda estão relacionados à posição dos nobres(direita) e burgueses(esquerda) em relação ao rei. De fato durante muito tempo o Brasil foi governado por nobres, porém em boa parte desse período, o próprio rei governava. E eu não sei quantas aulas de história você faltou, mas o Brasil foi, desde o descobrimento, uma colônia de exploração. A coroa não tinha interesse no Brasil, apenas nas riquezas que poderiam tirar daqui.

    -“trouxeram a Copa e as Olimpíadas pela primeira vez na história para a América Latina”. Desculpe me mas te falta muita informação. O Brasil sediou a copa do mundo por duas vezes: 1950 e 2014. Além disso, o Uruguai sediou em 1930, o Chile em 1962, o México em 1970 e em 1986 e a Argentina em 1978.
    Quanto as olimpíadas, você quase acertou, mas as olimpíadas de 1968 foram no México.

    Como o próprio artigo disse:
    “Só a política pode corrigir a política: mais participação popular, mais informação livre, mais educação de qualidade, mais consciência para o povo.”

    Porém, o que esperar quando a educação do país, especialmente aquela fornecida pelo Estado, é deplorável. Uma educação em que um aluno deve ser aprovado mesmo sem o conhecimento básico necessário para compreender o que vem pela frente.
    Mas temos universidades para todos. Universidades para alunos sem base que mais uma vez são empurrados para a graduação pois as instituições se preocupam mais com o pagamento da mensalidade do que com a qualidade do profissional que está sendo formado (digo isso por experiência própria, pois lecionei em faculdade).

    Você mencionou o aumento da classe C, mas quais foram os critérios que tornaram este aumento possível?
    De acordo com a Pew Research Center, é considerada de classe média uma família cuja renda per capita é entre 10 e 20 dólares, ou seja, aproximadamente entre 1050 e 2100 reais por pessoa. Já pro governo brasileiro, é considerada classe média qualquer família que tenha renda per capita entre 291 e 1019 reais. Bastante divergente, não acha?

    Concordo que é mais fácil defendermos o que acreditamos, mas sinto em informar que nenhum dos dois presta. Por mais que pensem que melhor com um ou com outro, todos tem o mesmo ideal: fazer o mínimo pelos que os elegeram e pegar o máximo pra si.

    Mas não se engane, por mais incrível que possa parecer, acho o comunismo um ideal maravilhoso e o mais próximo do que se prega nas religiões cristãs de amar ao outro como a si mesmo, porém, como eu disse, é um ideal pois tem uma grande falha: o ser humano.

Renato Kern

17/11/2016 - 20h32

A coisa está preta para os traidores da democracia

Quem achava que o impeachment da Dilma era o fim da crise está agora roendo as unhas. O povão se revolta no Rio, a extrema-direita invade o Congresso e o consórcio golpista da mídia, tucana e judiciário começam agora a se livrar dos aliados do PMDB. o Sérgio Cabral é seu primeiro alvo, mas a mira mesmo é Temer e sua turma. A idéia dos inimigos da democracia é dar um golpe dentro do golpe, como mandam os manuais fascistas e nazistas de tomada de poder. Os peemedebistas achavam que dando aumento ao judiciário e liberando milhões em verba para a mídia estariam seguros. Pois agora descobrem que vai sobrar para eles também. E o pior para os coxinhas é que não dá para se mandarem para Miami, o Trump odeia os latinos acima de tudo.

    Luís CPPrudente

    17/11/2016 - 20h45

    Ou seja, os coxinhas estão duplamente f__idos, por aqui perdem a estabilidade econômica e o padrão que tinha nos governos Lula e Dilma, por lá esses coxinhas dementes serão tratados como leprosos e serão deportados de Miami.

      RuydeLimaeSilva

      18/11/2016 - 11h56

      Sem dúvida. É isso o que os aguarda, merecidamente.

    Gr K

    18/11/2016 - 00h11

    Verdade. Agora os EUA virou televisão de cachorro chutado da padaria. Virou máquinas de assar frangos!! Coxinha é feita de frango!! Rsrs

Daniel

17/11/2016 - 20h32

O Brasil está muito doente, o Brasil tem um cancer maligno e enorme, este cancer se chama Globo. Só tem um jeito de curar o Brasil que está muito doente, quase morrendo, destruindo este cancer maligno.

    Luís CPPrudente

    17/11/2016 - 20h47

    Hoje quem é o principal inimigo do povo, dos direitos trabalhistas e dos avanços sociais se chama Rede Golpe de Televisão, uma organização criminosa a que devemos combater.

Jorge Pereira

17/11/2016 - 20h17

Todo casseta & planeta são alienados? Caralho! Não salva 01? Nem o negro?

    Luís CPPrudente

    17/11/2016 - 20h40

    Essa porcaria está na Rede Golpe de Televisão há muito tempo, foi controlada pela famiglia Marinho e perdeu o humor inteligente que tinha. Hoje esses coxinhas vivem da imagem do que eles foram no passado, hoje são péssimos comentaristas e totalmente reacionários.

      Jorge Leite

      18/11/2016 - 09h50

      O único coerente (e humorista mesmo, pois o resto é só palhaço) era o Bussunda…

    Geuvar S. Oliveira

    18/11/2016 - 10h30

    Esse negro do casseta, não é negro é apenas uma cria da globo. Parecido com um morto vivo mordido por um vampiro. Sem vida própria, apenas a vontade do Drácula.


Leia mais

Recentes

Recentes