Carta ao não eleito Michel Temer | O Cafezinho

O Cafezinho

quinta-feira

9

março 2017

41

COMENTÁRIOS

Carta ao não eleito Michel Temer

Escrito por , Postado em Mariana T Noviello, Movimentos Sociais, Política



Michel Temer.

As manifestações vindas de todos os cantos, das redes sociais, dos jornais e até da Rede Globo, já demonstraram o desconforto criado pela a sua fala no Dia Internacional das Mulheres. Portanto, espero não repetir aqui o que já foi dito.

Primeiro, não vou chamar a sua fala de ‘gafe’ porque uma gafe implica em erro. E o seu discurso não foi um ‘erro’. Com certeza você (não vou chamá-lo de Sr. porque você não merece o meu respeito, e na verdade até esse ‘você’ soa muito informal para me direcionar a alguém com quem não quero ter nenhuma intimidade) trabalha com assessores e talvez até tenha sido aconselhado a dizer o que disse, pensando que boa parte da população se identificaria com os seus sentimentos.

Não é possível também aceitar que você ‘vem de outra geração’, como quis a Globo justificar, dizendo que a identificação de ‘mulher’ e ‘do lar’ seria um reflexo de sua idade.

Não, infelizmente isso não é aceitável. O feminismo vem de longe e as mulheres participam de todas as esferas públicas (sócio-política-econômica) há muito tempo. A luta pela igualdade de gênero começou no final do século XIX, junto com as outras lutas por emancipação e direitos.

Na verdade, não há luta em que as mulheres não tenham tomado parte. E o problema é justamente esse: infelizmente ainda há no mundo, e no Brasil, muitas pessoas que pensam como você.

Indivíduos que acreditam que a mulher está aí para tomar conta da casa e ‘formar família’, que os problemas da sociedade recaem sobre os ombros das mulheres desvirtuadas, que não souberam ser boas mães e esposas.

Pessoas que acreditam que os problemas sociais são a culpa do indivíduo e não problemas estruturais.

Que acham que os homens devem cuidar da economia das nações e as mulheres, da economia familiar e que as duas coisas se unem justamente na conta do supermercado. Porque, afinal, o homem provê e a mulher gasta.

A mulher, no final do dia, depois do beijo no marido, da comida na mesa e do filho na cama, conversa em tom convivial com o marido e conta que o feijão está caro demais.

E neste mundo ideal, o marido, dependendo de sua posição hierárquica, fará de tudo para aplacar a tola mente de sua esposa. Se for ‘trabalhador, trabalhará mais para continuar pondo a mesma quantidade de feijão na mesa. Se for político conceituado, poderá trazer as preocupações de sua esposa para a tribuna da câmara ou do senado.

Pois bem Michel, este mundo nunca existiu. Nem mesmo nos anos 50. Poucas foram as famílias na história onde a mulher podia ficar em casa, sendo cuidada pelo marido.

Muitas mulheres sempre tiveram uma dupla jornada. Casa e trabalho, crianças e marido, se marido tinham. As mães escravas da nossa vergonhosa história colonial sequer tinham o direito de ter um amor, um parceiro, ou ficar com seus filhos.

A mulher brasileira sempre foi trabalhadora, batalhadora.

E se a dupla jornada é motivo de orgulho, não é porque a mulher goste de trabalhar em casa, de ser ‘do lar’ e ainda trabalhar fora. Mas porque muitas vezes ela não tem opção. E o orgulho vem da garra, da capacidade de sobreviver que a mulher tem.

Portanto, não, Michel. Eu não estou aqui para analisar preços no supermercado, coisa que nunca gostei de fazer.

Quero falar de economia. Quero falar de política e do social. Quero falar de como a PEC 55, além de ser maldosa, é absurda do ponto de vista puramente econômico.

Quero falar que política não é técnica, e que se existe governo, sua maior prioridade é o povo e não empresários, a mídia, fundos de pensão, mercados ou outras instituições financeiras.

Quero dizer que não preciso de flores, nem beijos, ou parabéns.

Quero falar que o seu discurso reflete o que você aceitou fazer com a nossa democracia: destituir uma mulher inteligente, capaz e batalhadora para tomar o seu lugar. Porque você e os seus comparsas, um bando de homens retrógadas (não quero ofender as pessoas mais idosas) não gostaram do caminho que uma mulher tomava.

Quero dizer que vocês agiram na esfera pública da mesma maneira que milhões de homens agem na espera privada, todos os dias.

Isto é, ignorando, desclassificando e desmerecendo a perspectiva das mulheres e daqueles com quem vocês não concordam.

Vocês falaram por cima, pisaram em cima, e inventaram qualquer desculpa para fazer valer a velha ideia de que “os meios justificam o fim”.

Seja esse fim um projeto econômico que vocês consideram certo, ou ainda para pôr um fim ‘a toda essa sangria’.

Mas fique sabendo, Michel, que os meios não justificam o fim e que mais cedo ou mais tarde haverá consequências para as suas ações. Pode ser que você continue no poder por agora. Pode ser. Eu sei que não vai durar para sempre.

Portanto, continue a falar o que você pensa, a escancarar a sua mentalidade atrasada, como você fez no dia das mulheres.

Continue a soltar fotografias de homem velho beijando moça nova que poderia ser sua filha e tentar dar a impressão que isso é o ideal de ‘família do bem’.
Continue.

Assim só fica mais claro – até mesmo para os seus aliados do momento – que a nossa democracia está sendo vergonhosamente usurpada por muitos homens e as poucas muheres que ousaram participar de seu desgoverno.

quinta-feira

9

março 2017

41

COMENTÁRIOS

Se você fizer login como assinante do Cafezinho ou usando sua rede social, o comentário será aprovado automaticamente.

41 Comentários em "Carta ao não eleito Michel Temer"

Avise-me quando
avatar
Dionísio Sfredo
Visitante

Mariana, você foi simplesmente fantástica. Acabou de escrever uma obra de arte e falar em nome de muitas pessoas, de mim também. Que tire o sono do Michel….talvez não, por ser homem humana e intelectualmente pobre. Que iluminou caminhos e corações….disso tenho certeza. Continue carregando e partilhando essa Profecia e brilho que você trás dentro do seu silêncio. A vida e a humanidade lhe agradecem. Você merece viver feliz com aqueles que você ama.
É o que lhe desejo.

Demi Denut
Visitante

2018 voces olhem bem o vice do barbudo. Provavelmente o Ciro Gomes porque ele e quem vai ficar ,ou quem sabe o Marcelo Odebrecht…. kkkkk

Visitante
Opa , não eleito ??? Nem voto , mas ele era vice da Dilma …. votando num automaticamente se vota noutro !!! Alguém já parou pra pensar …. os 2 partidos sempre foram rivais ( se é que posso me expressar assim ) ai num conto de fadas ficaram ” amiguinho$ ” !!! Duvido que 20% dos eleitores sabiam quem era o vice , se há PeTistas indignados com as coisas que o Temer faz , lembrem que foi o próprio partido PT que aceitou o pra vice …. E VCS ELEGERAM O HOMEM …. mas num pais sério ele… Read more »
JOSÉ RIBAMAR CARDOSO JUNIOR
Visitante

Caro Ricardo Ferreira ,

Votar em uma pessoa pra ser presidente e votar em.outra pra ser vice presidente…isto é votar em uma chapa pela ordem em presidente e vice já se declara quem a gente quer como governante…a composição de uma chapa se faz por apio político..já que algumas desgraçadas lideranças ainda tem o.voto de alguns…eu votei na chapa Dilma _Temmer eu não votei na chapa Temmer _Dilma…

Visitante

Foi a revolução de 64 que criou o voto vinculado de governador, presidente e prefeito.

Sandra Machado
Visitante

Fora Temer……….

Visitante

Lularapio perdeu novamente, não ganhou nenhuma ação, essas

http://www.imprensaviva.com/2017/03/lula-queria-prisao-de-moro-indenizacao.html?m=1

Suely Maria
Visitante
Minha tristeza é pensar que agora em 2018 muitos desavisados ocupados com novelas irão reeleger vários dos deputados e senadores golpistas, que no alto de suas dissimulaçoes passarão despercebidos. Precisamos nos atentar a este fato pois o TEMER é cado perdido e não irá a reeleiçã, mas os deputados e senadores que fizeram e continuam fazendo parte do circo dos horrores devem serem divulgados seus nomes e suas siglas partidárias amplamente para nas urnas sentirem o sabor da derrota, já venho no meu dia dia na minha cidade pedindo não votem em quem não ama o BRASIL E OS BRASILEIROS… Read more »
Visitante

Gustavo Pacheco seu idiota ele nunca recebeu votos para presidente Pois nunca teve nem terá chance para tal. Vocês coxinhas é que através De um golpe o colocaram lá R agora arrependidos e envergonhados querem tirar o corpo fora?

L'Amie
Visitante

Pena que não alcançou a meta integralmente, visto que o MT não tá nem aí pra turma de baixo, o Velho Povão. O velho sabe bem o que faz, ele é apenas o empacotador das Fatias do Brasil, o vendedores são outros. Cada embrulho leva o Carimbo: SETEFE.

L'Amie
Visitante
Expliquem o porque da urna eletrônica ter o numero do chefe do executivo nas eleições das três esferas e não ter qualquer menção ao VICE . Isto por si só já justifica o que foi dito pela Mariana Novielo . É, se é pelo voto que chega lá, quantos ele. Ah, foi no arrastão porque é vice. Então, devia estar fora pelo mesmo motivo, afinal não me diga que os motivos lhe servem pra subir e não para descer. Improbidade e Incompetência, isso ele tem de sobra, mais agora do que quando decorativo. Os leitores gLobistas já deveriam saber para… Read more »
L'Amie
Visitante

Pena que não alcançou a meta integralmente, visto que o MT não tá nem aí pra turma de baixo, o Velho Povão. O velho sabe bem o que faz, ele é apenas o empacotador das Fatias do Brasil, o vendedores são outros. Cada embrulho leva o Carimbo: SETEFE.

Rodrigo
Visitante

Parabéns !!! So tenho agradecer pelo texto. Infelizmente, ainda temos que conviver com mentalidades como a deste Sr.

Visitante

Esse ridículo, palhaço e canalha deveria se calar, só fala m… é uma vergonha ter um imbecil deste a frente de qq empreendimento, imagina de um país. Caso pedisse emprego, eu negaria, tamanha estupides que comete ao abrir sua boca. Não tem visão estratégica, é minúsculo e vergonhoso. Não só as mulheres não o suportam, qq pessoa que pense, jamais deixaria esse idiota tomar conta de algo.

Visitante

Volto no mesmo …. votaram pra ele estar lá …. urna eletrônica hackeada ou não ? O resultado foi que a Exma presidente Dilma foi reeleita tendo ele , Michel Temer como vice !!

Luís Ribeiro
Visitante

Pô, Miguel, meu comentário sumiu.

Visitante

Temer safado golpista e machista fora temer

Visitante

Como não foi o Temer eleito? Recebeu votos junto com a Dilma na mesma chapa. Ele não caiu de paraquedas na presidência. Os petistas o elegeram.

Visitante

vc não consegue compreender em que na medida que ele desfaz…todo o trabalho e deixa de pertencer a mesma chapa…deica de ser governo e passa ser uusurpador..????

Visitante

Dilma PRESIDENTE; Temer VICE. Será que conseguem entender que vice não é presidente? Com essas inteligências, o Brasil tá mesmo perdido.

Visitante

RENATO ANKAR Vocês seus idiotas e que tiraram uma presidente honesta para colocarem um decorativo. Você queria que votassemos num cheirador de pó com o vocês fizeram? Admite a besteira…..

Visitante

Gente, quando votamos, votamos numa chapa que tem um programa de governo, programa esse que era o que sr.temer deveria estar seguindo e não está, muito pelo contrário. Por isso sim é um golpe, e não, não votamos no temer, votamos na chapa da Dilma. Agora parem de falar essa bobagem.

Visitante
Existe uma lógica em entender que quase ninguém vota no vice. Sabemos que os partidos fazem alianças entre si, e isso é normal em todo partido, são as coligações, já ouviram falar? Pois bem, poucas pessoas deixam de votar em um candidato só porque não aprovam o vice. Quem vota em vice são alguns amigos dele e a família (nem todos certamente). E apesar de acharem que tem muitos neurônios ativos e que entendem mais de matemática do que as pessoas que não participam da mesma ideologia política que vocês (rsrsrs foi hilária a sua comparação) mas enfim, deve dar… Read more »
Visitante

Tente explicar matemática para uma tartaruga. É como explicar para os petistas como eles elegeram o Temer. E a parte engraçada é: se eles negarem que o elegeram, eles negam a democracia que eles fingem defender, já que vice não é só enfeite. Vice serve para tomar o lugar quando o político eleito por algum motivo é impedido de continuar.

Rosali
Visitante
Quando o vice aceita disputar o cargo ele tem um compromisso moral de acompanhar a agenda proposta pelo candidato a presidente. Não se elege vice para ele comandar golpe, derrubar o presidente e tomar o seu lugar. Espera-se que, se por algum motivo o presidente sair do poder , ele continue com o programa proposto pelo titular. Vocês, coxinhas que apoiaram o golpe, estão envergonhados pelo suporte que deram à quadrilha que tomou o poder e ficam tentando culpar os petistas. Claro que temos que eleger o vice da chapa, não temos escolha. Vocês precisam parar com esse sofisma ridículo… Read more »
Luís Ribeiro
Visitante
Pois é, Renato, aí é que está o problema: o “algum motivo”. Qual foi o motivo? Pedalada fiscal é crime de responsabilidade? Você sabe que não é. A Janaína Pascoal sabe que não é. O Hélio Bicudo sabe que não é. Votei na chapa Dilma-Temer, para a primeira governar, para o segundo substituir a titular nos casos previstos por lei, sendo-lhe fiel e não conspirando contra ela. Querer agora botar no colo do PT a culpa por mais essa é de uma má-fé impressionante. Lembra da fala do Jucá? Um grande acordo, com o Michel, com STF e tudo, mas… Read more »
ANTONIO PAULO COSTA CARVALHO
Visitante

Michel, ou lixel?

JOÃO AFONSO PETENATTI
Visitante

Você está certa Mariana, mais que certa, só uma mulher para falar com tamanha compreensão o que fez e continua fazendo este governo, que na essência, não é de Michel temer, mas sim do PSDB, do PMDB, do DEM, do PIG, do judiciário, do MPF, pois Michel Temer apesar de ser um deles, continua sendo um marionete nas mãos dos demais, e pior ainda, consciente de tal posição.

Visitante

Essa também, deve ir para os anais.

Visitante

Como que não eleito? Ele não era vice de Dilma?

Visitante

FORA TEMER GOLPISTA!

Visitante

Tbm faço essa pergunta

Visitante

Ingenuidade ou cretinice? Fora temer e toda corja.

Visitante

Ta certo😏

Visitante

Mas os adoradores do pato chancelaram sua ida para o pleno poder com heróis imaculados do congresso..já esqueceram?

Israel Just da Rocha Pita
Visitante

Se Temer ler este testo e tiver um pingo de vergonha renunciaria, mas bandido não tem vergonha nem alma.

Israel Just da Rocha Pita
Visitante

Se Temer ler este testo e tiver um pingo de vergonha renunciaria, mas bandido não tem vergonha nem alma.

Israel Just da Rocha Pita
Visitante

Se Temer ler este testo e tiver um pingo de vergonha renunciaria, mas bandido não tem vergonha nem alma.

Atreio
Visitante

ótimo artigo.
mas não o permito seguir, ‘continuar a falar’ desta forma. ele errou. ele deve pagar.
ele tramou com jucá e com seus asseclas.
eles planejaram com cunha o ardil.
eles bancaram atrocidades. agrediram e ofenderam.
muitos morreram nos ultimos meses, como neruda há anos – empurrados pelo ódio q não permitia o horizonte brilhar.
outros tantos assassinados como herzog.

o brasil é maior.
o povo sempre foi a chave, o portão e o caminho.
a presidente segue eleita. sem crime, sem impeachment.

corrijamos os erros.

Danilo
Visitante

temer é um desqualificado total.

wpDiscuz