Fundador do Instituto Ideia vê chance de Lula vencer no 1° turno

Desindustrialização reversa

Por Miguel do Rosário

05 de janeiro de 2012 : 13h07

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]

Eu queria ter dados sobre outros estados brasileiros, mas esta informação sobre os investimentos industriais no Rio de Janeiro, publicada na coluna da jornalista Flavia Oliveira, do jornal O Globo, traz mais dados que me obrigam a questionar seriamente a tese de que há um processo de desindustrialização no país. Ou como diria o colega blogueiro Passarinho Pentelhão, é a “desindustrialização reversa”!

[/s2If]
[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho.[/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]

 

Já temos dados mais consistentes para avaliar a performance da indústria brasileira em 2011. Sabemos que foi um ano difícil, porque a forte crise no primeiro mundo obrigou as empresas a despejar em países como o Brasil, que apresentaram bom desempenho econômico, uma enorme quantidade de produtos a preços quase abaixo do custo de produção, tentando compensar a queda nas vendas para Europa e EUA. Além, é claro, da famigerada concorrência chinesa.

O IBGE divulgou, há pouco, que a produção industrial cresceu em novembro, com destaque para a produção de bens de capital, que subiu 1,6%. No acumulado de 12 meses, o segmento de bens de capital (que produz máquinas pesadas, para uso industrial; é, portanto, um bom termômetro para avaliar o desempenho da indústria por fora dos humores circunstanciais da economia) cresceu 3,8%.

No acumulado 12 meses até novembro, a alta é de 0,6%. Ótima notícia, ainda mais considerando que tivemos um ano difícil, e 2010 foi um ano eleitoral, de vigoroso crescimento econômico. Crescer sobre uma base forte como 2010 é um excelente sinal.

[/s2If]

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

1 comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Mahmoud

12 de fevereiro de 2012 às 23h43

Lucas Luiz aaocbu de chegar no Tvf…. Deveria estar como Tc, blog no qual foi lançado e ficou até a presente semana….

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina