Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Melhor explicação para Bóson de Higgs

Por Miguel do Rosário

05 de julho de 2012 : 15h10

Melhor explicação para boson de Higgs (tradução de matéria publicada na BBC):

Image shows room full of people

A melhor teoria científica para explicar porque as coisas possuem massa é o “Campo de Higgs” – onde massa pode ser vista como uma medida de resistência ao movimento. O “Campo de Higgs” é mostrado aqui como uma sala de físicos conversando entre si.

Room full of people, new scientist enters the room

Um físico famoso entra na sala e causa um certo alvoroço, atraindo admiradores que aos poucos irão lhe rodear, procurando conversar com ele.

Crowd gathers round well-known scientist

Quando ele se vê cercado de seus fãs, acha mais difícil se mover pela sala. Nesta analogia, o físico famoso adquire massa devido ao “Campo” de fãs, onde cada um deles age como um único bóson de Higgs.

Two crowds around different scientists, one big, one small

Se um cientista menos popular entra na sala, apenas um pequeno grupo se reúne em torno dele. Ele acha mais fácil se mover pela sala. Por analogia, sua interação com os bósons é baixa, então ele tem menos massa.

 

 

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

3 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Paulo Silva

08 de julho de 2012 às 13h32

Segundo Bill Bryson o Modelo Padrão não é apenas tosco, ele é incompleto. Em primeiro lugar não diz nada sobre a gravidade. Você não encontrará nada que explique por que, quando põe um chapéu sobre uma mesa, ele não flutua até o teto.Tampouco consegue explicar a massa.Para dotar as partículas de alguma massa, temos que introduzir o imaginário bóson de Higgs.
Numa tentativa de pôr ordem na casa, os físicos propuseram algo denominado teoria das supercordas. Ela postula que todas aquelas coisitas como quars e léptons, antes consideradas partículas, na verdade são “cordas”.
Aí a coisa ficou mais fácil. Eis uma explicação do físico Michio Kaku da estrutura do universo das supercordas:
“A corda heterótica consiste em uma corda fechada que possui dois tipos de vibração, nos sentidos horário e anti-horário, que são tratadas diferentemente. As vibrações no sentido horário vivem em um espaço decadimensional. Aquelas no sentido anti-horário vivem em um espaço de 26 dimensões, das quais 16 foram compactadas…” E assim por diante, por uma 350 páginas.

Responder

    admin

    08 de julho de 2012 às 13h37

    Interessante, Paulo. Na verdade, a gravidade ainda permanece um tanto inexplicável.

    Miguel

    Responder

FranciscoD.A.

06 de julho de 2012 às 13h14

Lula credita descoberta da partícula de Deus a sucesso de seu governo

INSTITUTO LULA – Aturdido com a descoberta de uma partícula de Deus que não faz parte de seu organismo, Lula enviou um comunicado à imprensa através de sua página no Facebook: “Nunca antes na história do Cosmos a comunidade científica esteve tão bem preparada para descobertas como a do companheiro Bóson. Nada disso seria possível sem o ProUni, o Bolsa Família e o sistema de cotas”, explicou o ex-presidente em exercício.

Animado, Lula colocou seu dorso à disposição da ciência “caso os companheiros cientistas queiram procurar mais partículas de Deus”.

Em seguida, rumou para o gabinete de Gilmar Mendes: “Não há condições de começar o julgamento do mensalão após uma descoberta desta monta”, ponderou.

No final do dia, um cientista maranhense anunciou que vários bósons foram descobertos nas páginas mais espirituais do romance Saraminda. “Deus iluminou esta obra”, declarou comovido, acrescentando que “a primeira partícula de Deus foi descoberta em 1966, acondicionada no bigode de um eminente autor e político”.

A polícia maranhense agiu com celeridade e invadiu a sede política do ex-governador Jackson Lago, local onde foi descoberto um poderoso acelerador de propinas. “O curral eleitoral de Jackson Lago é reconhecido internacionalmente como centro de referência em pesquisas nos campos do nepotismo e do fisiologismo”, declarou o delegado e poeta Ribamar Miranda.
.
http://jvolotao.blogspot.com.br/2012/07/lula-credita-descoberta-da-particula-de.html

Responder

Deixe um comentário

Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes Os Principais Eleitores de Bolsonaro Janela Partidária 2022: Quem ganhou, quem perdeu? Caro? Gasolina, Gás e Diesel: A atual política de preços da Petrobrás As Maiores Enchentes do Brasil